Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A regra é a mudança: caso da capital paulista

Fabio Pina de Fabio Pina
1 de março de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Turismo na capital paulista cresce em setembro, na 5ª alta consecutiva

São Paulo nasceu em 25 de janeiro 1.554 no Pátio do Colégio, com propensão ao comércio e serviços, e se expandiu a partir dali. Essa região continua sendo um importante centro de compras e serviços da cidade e do País. Desde a Praça da Sé ou Praça da República ao Viaduto do Chá, passando por Santa Efigênia, região da Luz, Zona Cerealista (Mercadão) e Bom Retiro, Rua das Noivas ou Florêncio de Abreu, as transformações vistas a cada década foram centenas e, mesmo assim, a região não perde o vigor de negócios, a despeito de alguns focos de grande degradação.

O centro de São Paulo, ainda chamado de centro comercial da cidade por muitas pessoas, foi e é o cenário de muitos ícones do varejo, alguns que não existem mais e outros que ainda perduram na paisagem, mas tudo mudou muito ao longo dos anos. O centro da capital paulista é a prova de que a mudança é regra, e pode quase ser usado como máquina do tempo para quem quer antecipar alguns fenômenos que também podem ocorrer em outras regiões da cidade, do Estado e do País. Se São Paulo resistiu ao fim de ícones como Mesbla, Mappin, Sears, Sandiz, mas mantém intactos ou adaptados os marreteiros e lojistas da 25, o Teatro Municipal, muitos restaurantes antigos e tradicionais (Gato que Ri, Piero, Ponto Chic), farmácias famosas como a Botica Ao Veado d’Ouro, que se adaptou ao longo dos anos e em 2008 passou a ter suas linhas de produtos vendidas em uma nova farmácia de manipulação, é possível atravessar mais uma crise, mais uma mudança tecnológica, se adaptando diariamente a tudo isso.

O varejo se reinventou e a cidade se adensou em outras regiões e bairros, que sempre foram testemunhas da força e diversidade da fauna do comércio e de serviços. Muitas empresas abriram e fecharam ao longo das décadas e, em geral, as que fecharam acabaram sendo apenas vítimas das mudanças culturais, sociais e econômicas que não puderam acompanhar. Dessa vez, é diferente,. A pandemia acelerou um processo de mudanças que vai atingir até algumas empresas que normalmente se adaptariam em outras crises. A cidade que já teve parques industriais em seus limites geográficos mudou de vocação e evoluiu diante da necessidade, e assim será de novo. Apesar desse momento, ainda que a crise machuque muitos e derrube alguns pelo caminho, os grandes centros urbanos vão reagir, e se adaptar após a Covid-19.

Andando pelo Brasil

O País enfrentou quedas relevantes de consumo, em especial em serviços e varejo não essencial, e, não fosse o auxílio emergencial, esse cenário seria ainda pior. Muitas cidades pequenas tiveram desempenho ainda pior do que alguns centros maiores e muitas ainda estão com comércio fechado ou sob constante risco de fechamento pelo Brasil. Apesar de alguns setores essenciais terem tido bom desempenho, o fato é que o PIB deve ter caído algo próximo a 4,5% em 2020 e é claro que uma crise aguda e prolongada acaba afetando até os setores essenciais por conta do emprego e renda.

De forma geral, Supermercados, Lojas de Materiais de Construção e Farmácias tiveram bom desempenho, e outros segmentos sofreram e ainda sofrem em todo o País com a perda de emprego e renda e com as restrições sanitárias que ainda persistem em vários municípios.

A inspiração com a história de São Paulo serve como alento também para outras regiões do Brasil, mas o setor terciário de forma geral vai presenciar muitas mudanças que passam por novos conceitos, novas empresas, novos canais de distribuição e, certamente, sinergia entre o comércio e serviço presencial e o e-commerce, com o consumidor atrás do balcão ou com aquele que está do outro lado de um aplicativo ou computador – um novo balcão virtual.

Futuro: mudanças transitórias e mudanças definitivas

Transitórias:

Afastamento dos grandes centros (quem pode), escola não presencial, menos lazer ao ar livre, quase ausência de festas, reuniões sociais, cinema, viagens e comportamento mais recluso – para os jovens sob certa coerção.

Provavelmente definitiva, mas não integrais:

Maior uso do trabalho remoto deve esvaziar algumas regiões, principalmente de escritórios, com efeito sobre o comércio e serviços locais (região das avenidas Paulista e Berrini, por exemplo). Fortalecimento do comércio de bairro. Mas não dá para saber o exato efeito nesse momento.

Fora da curva:

Em tese, esses efeitos (transitórios ou definitivos) são menores quando se trata de ruas especializadas em abastecer outros negócios (como restaurantes ou lojas de roupas e os famosos sacoleiros) ou clientes especialistas. Ainda que cada vez mais a comodidade e os canais virtuais estejam presentes do dia a dia dos consumidores, muitas pessoas ainda vão se dirigir a essas regiões buscando preços competitivos, variedades e artigos especiais e informações. Esses são grandes diferenciais que comprovam que o produto físico tem de ser acompanhado de um serviço, que cada cliente define qual seja. Para muitos, a informação técnica e/ou orientação na hora da compra, em especial para compras de artigos de elevado valor, e de consumo não recorrente, são decisivas.

Fabio Pina é membro da Gouvêa Analytics.
Imagem: Bigstock

Postagem anterior

Petrobras anuncia reajuste de gasolina, diesel e gás de cozinha nas refinarias

Próxima Postagem

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

Fabio Pina

Fabio Pina

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

China avança com moeda digital controlada. E segue o Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

Banco do Brasil começa a oferecer Pix Automático a todos os clientes PF e PJ no dia 29

23 de maio de 2025
Há 'fortes indícios' de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

Há ‘fortes indícios’ de que foco de gripe aviária está contido, diz ministro da Agricultura

23 de maio de 2025
Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

Urban Gardeners inova com tecnologia e personalização para os amantes da jardinagem

23 de maio de 2025
Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

Azul transporta mais de 10 mi passageiros entre janeiro e abril, alta anual de 9,1%

23 de maio de 2025
Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

Ministério da Agricultura alerta para risco de consumo de lotes de 3 marcas de café

23 de maio de 2025
JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.