Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Vendem-se coleções de relógios finos

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
1 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos

Não é um, nem dois. Vários amigos, daqueles que sabem valorizar o intangível, trocaram o uso habitual de seus relógios Rolex, Vacheron, Jaeger Le Coultre, Panerai, Breitling, Hublot, TAG Heuer, Omega e outros, por prosaicos Apple Watch. E não pretendem voltar atrás. Algumas das esposas também.

Vários deles eram colecionadores de relógios de marcas e como tal compravam e ganhavam essas peças raras em momentos especiais, como aniversários, homenagens profissional ou de amigos, bodas de casamento, etc.

Quase todos mantém suas coleções muito bem guardadas e se perguntam o que fazer com esse ativo, pois é assim que raciocinam, já que para consulta de horas, cronômetro, temperatura, previsão do tempo, intercomunicação, nível de stress, batimento cardíaco e muito mais informação, estão usando seus Apple Watches e se sentem plenamente satisfeitos com essa troca.

Do passado em que relógios de estimação eram passados de geração para geração, pouco ou absolutamente nada restou.

Tremendo desafio para a indústria relojoeira mais tradicional que busca alternativas para lançar relógios integrados digitais, como a Montblanc, para criar opções. Mas é a cronica de uma lenta morte anunciada.

É verdade que em grandes cidades a questão de segurança já era um estímulo forte o suficiente para restringir o uso dessas peças apenas para ocasiões muito especiais e bastante protegidas.

Da mesma forma muitas câmeras fotográficas, Nikon, Canon, Sony, Zeiss ou outras, foram substituídas por celulares que insistem em se tornarem cada vez melhores, mais práticos e interativos, permitindo compartilhamento imediato e ampliando a satisfação e repercussão do que é menorizado. Não se fotografa mais. Se memoriza.

Lembro que num passado distante, por curtição fotográfica, costumava viajar com até 22 quilos de equipamento fotográfico, incluindo duas câmeras (uma com filme P&B, para fotos mais dramáticas, outra com filme colorido), bolsas, diversas lentes, com diferentes tamanhos e definições, filtros, cabos e até tripé, praticamente hoje tudo substituído por um celular multifunção que permite ajustes, correções e compartilhamento imediatos.

São apenas dois dos inúmeros exemplos do processo de transformação do sociedade, do mercado e do comportamento das pessoas associados à evolução e incorporação do digital na nossa vida.

Com isso mudaram negócios, produtos, serviços, canais de distribuição, referências das marcas e, acima de tudo hábitos e comportamentos, que se tornam, de forma geral, mais despojados, mais imediatistas, demandando mais conveniência, acesso, amigabilidade e facilidade, traços mais comuns dos nativos digitais mas que se espalham para todos os outros segmentos e faixas etárias.

Nessa reconfiguração generalizada muitos outros comportamentos e hábitos estarão em profunda transformação nos próximos anos, reflexos das mesmas causas, o que deveria ser um estímulo permanente para a busca de novas alternativas antes que a realidade nos trague.

O exercício da inovação, a partir da projeção da realidade emergente, deveria ser permanente.

* Imagem reprodução

Postagem anterior

Dufry aumenta foco em gestão de estoque e prevenção de perdas

Próxima Postagem

Moldura Minuto transforma seus pontos de vendas em Galerias de Arte

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Moldura Minuto transforma seus pontos de vendas em Galerias de Arte

Moldura Minuto transforma seus pontos de vendas em Galerias de Arte

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.