A digitalização tem se consolidado como um fator estratégico no varejo supermercadista, contribuindo para a experiência de compra e o crescimento do setor. Em 2024, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil superou R$ 204 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Neste cenário, o Grupo Heineken ampliou seus investimentos em soluções digitais para apoiar seus parceiros e fortalecer sua presença no e-commerce. O canal digital da companhia registrou crescimento superior a 30% em 2024, com projeções de avanço para 2025.
A estratégia digital da empresa inclui planejamento anual com os clientes e ações como retail media, cupons de desconto, cross category, sampling, gift packs e calendários promocionais. Além disso, a companhia mantém o ePICOS Awards, premiação criada em 2022 para incentivar e reconhecer a atuação digital dos varejistas, visando maior visibilidade dos produtos nas plataformas de e-commerce.
“Os consumidores estão cada vez mais exigentes, não apenas em relação aos produtos, mas também à forma como fazem suas compras. Eles buscam conveniência, personalização e um atendimento ágil, e isso coloca um grande foco no e-commerce e nos serviços de delivery”, afirma Priscila Brito, diretora de vendas digitais do Grupo Heineken.
A empresa também mantém o Heishop, aplicativo B2B que atende mais de 300 mil clientes no Brasil, disponível 24 horas por dia. A plataforma permite compras personalizadas e oferece um programa de fidelidade para incentivar a recorrência dos pedidos.
Outro foco da companhia é a Geração Z, público que valoriza experiências digitais e marcas alinhadas a princípios ESG. Para essa audiência, a empresa investe em campanhas segmentadas de retail media e personalização de conteúdos. A expansão do portfólio de bebidas não alcoólicas, como Heineken 0.0 e Sol Zero, também faz parte da estratégia para atender a demanda por consumo responsável.
“Com um olhar para o futuro, seguimos apostando na digitalização como um dos pilares estratégicos para fortalecer nossa presença no varejo, criando experiências inovadoras para os consumidores e impulsionando tanto nossos clientes quanto nossos resultados de forma sustentável”, conclui Brito.
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