Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Seja ESG – Empresa Satisfazendo Gente!

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
1 de julho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Seja ESG - Empresa Satisfazendo Gente!

O webinar Pós-NRF 2021 Recap – NRF Retail Converge, realizado pela Gouvêa Ecosystem na última segunda-feira, nos apresentou uma visão das transformações da sociedade e do consumo pós-pandemia. Pudemos ver como os novos hábitos vêm impactando em como, o quê e por quê consumimos. Ficou evidente que a cultura de consumo tem novos direcionadores e que as empresas terão de se ajustar.

É fato que esses direcionadores já vinham sendo sinalizados antes mesmo de a pandemia chegar. A última edição da tradicional versão presencial da NRF já sinalizava o avanço da transformação digital no varejo, mas a chegada do coronavírus acelerou as transformações e, principalmente, a cultura da sociedade. A maneira como sentimos, pensamos e agimos mudou radicalmente. Dentro dessa cesta de novos direcionadores de comportamento humano, a valorização do mundo em que vivemos e dos seres que estão nele é um dos pontos que mais me chamaram atenção no webinar.

Não é à toa que a sigla ESG (usada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio) vem ganhando frequência e relevância nos debates estratégicos sobre o futuro das empresas. No webinar foi demonstrado que os consumidores darão prioridade de consumo àqueles que fazem algo para a melhor qualidade de vida da sociedade e preservação do planeta. Paula Andrade, vice-presidente de Varejo da Natura &Co, compartilhou conosco no evento algumas ações ligadas à ESG que a empresa vem adotando. Destaco aqui a valorização que a empresa dá (e sempre deu) às milhares de consultoras da marca. Essa valorização das mulheres e o foco em proporcionar sucesso na carreira delas pela Natura &Co é, no meu ponto de vista, um dos mais relevantes exemplos de prática da letra S dessa sigla tão valiosa no mundo dos negócios.

O conteúdo do webinar também mostrou como o varejo físico terá novos significados na jornada de compras do novo consumidor. Definitivamente, as lojas deixarão de ser um ponto de venda (PDV) e assumirão um papel de centro de entretenimento, experiência e informação. Serão um PDX. Foi apresentada a loja-conceito da Natura na Rua Oscar Freire, na zona sul de São Paulo (ponto mais nobre do consumo no País). A loja é um verdadeiro ponto de experiência. A integração de experiências físicas e digitais no ambiente agrega valor e conecta a comunidade a cultura da marca. Mas a fala de Paula Andrade que mais me chamou atenção foi sobre o papel das consultoras no varejo físico. São verdadeiras empreendedoras que, atendendo de porta a porta ou em suas lojas físicas, sempre foram focadas na geração de experiências memoráveis e na proximidade com sua comunidade de fãs.

É fácil compreender como essas empreendedoras do varejo têm tamanho foco nos temas que hoje são colocados como principais direcionadores do consumo pós-pandemia. Qualificação profissional. Essas mulheres não fizeram apenas um cadastro para revender produtos de beleza às amigas. Elas foram estimuladas a se desenvolverem profissionalmente. Programas de aprimoramento contínuo, além de desenvolver e garantir uma cultura de evolução profissional nessa legião de mulheres, significam inclusão social. Valorizar a mulher, oferecendo conhecimento e desenvolvendo habilidades profissionais, só pode trazer como resultado o engajamento dela na valorização e o orgulho de pertencimento à história da marca. Qualificação profissional para a empresa é um tema tão relacionado à sigla ESG que uma nova ação de desenvolvimento de carreira foi colocada em prática: o papel das consultoras foi ampliado e agora elas são responsáveis por treinar seus pares.

Mas não é apenas na letra S que a empresa atua. No último mês de maio, ela promoveu a captação de mais de US$ 1 bilhão com emissão de títulos atrelados à sustentabilidade, comprometendo-se a reduzir emissões de gases de efeito estufa e maior uso de plásticos reciclados.

Está mais do que claro que os direcionadores da nova sociedade de consumo não serão conduzidos apenas pela transformação digital acelerada dos últimos meses. A valorização do ser humano será uma das maiores transformações na cultura da sociedade e as esferas empresariais terão altíssima relevância nesse processo. Seja na letra E (adotando “práticas mais verdes”), seja na letra S (valorizando a diversidade, gerando emprego e renda e fazendo inclusão social com qualificação profissional), as empresas terão de rever sua letra G.

Luiz Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman.
Imagem: Envato/Arte/Mercado&Consumo

Postagem anterior

Supermercado Mambo faz entregas em até 10 minutos em parceria com Rappi

Próxima Postagem

TikTok, Kwai e como as marcas têm usado vídeos curtos para vender

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Unilever e AB InBev triplicam vendas online com campanha de retail media no TikTok

TikTok, Kwai e como as marcas têm usado vídeos curtos para vender

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.