A pandemia de covid-19 ainda não terminou, mas alterou de forma definitiva a rotina do consumidor e transformou o setor de alimentação fora do lar. Além da tecnologia, que segue facilitando a vida de quem consome e dos operadores, o restaurante do futuro envolve desde equipamentos que aumentam a satisfação do cliente a produtos personalizados e que criam experiências.
Em um movimento de co-criação e colaboração envolvendo diversos especialistas e parceiros, a Gouvêa Foodservice vai apresentar e discutuir as direções do restaurante do futuro na 7ª edição do Latam Retail Show (LRS), principal evento de varejo e consumo B2B da América Latina, que acontece entre os dias 13 e 15 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Mercado&Consumo é parceria de mídia e fará cobertura especial do evento.
Para oferecer uma experiência perfeita, o restaurante do futuro deve levar em consideração o conforto do cliente e do colaborador, com equipamentos que simplificam ações complexas da equipe e maximizam a satisfação do cliente. O design do projeto é assinado pelo arquiteto Edgar Ribeiro, especialista em arquitetura para o foodservice e CEO da AR Group.
O conceito estimula os pedidos digitais e em tempo real e expõe os processos de gestão do negócio, dando vistas ao dashboard que controla o estoque e cada uma das transações, tecnologia da empresa e-deploy.
“A gestão de um negócio de foodservice de maneira estruturada é o que garante a longevidade e o crescimento das empresas do segmento. O Brasil viveu um salto no entendimento sobre a importância da profissionalização do setor”, afirma Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, que também é curadora no Latam Retail Show e no Food Biz Summit.
Um dos principais desafios do foodservice, a contratação e o treinamento dos colaboradores passam a ser feitos a partir de aplicativos, plataformas de ensino a distância e até pelo mesmo pelo metaverso.
No restaurante do futuro, a tecnologia também estará presente em cardápios interativos, câmera para leitura das expressões faciais, realidade aumentada, mesa de jogos especial para crianças, jogos interativos para ampliar a diversão e experiência para adultos, IOT para monitoramento de temperatura dos equipamentos e IOT para interação com a origem dos produtos.
“As possibilidades de implementação da tecnologia são imensas para o foodservice, algo que já experimentamos há alguns anos no varejo pode ser implementado no foodservice com velocidade e a custos muito interessantes. E o melhor é que vão apoiar os gestores desse segmento de mercado a atingirem melhores resultados junto aos seus clientes”, afirma Regiane Romano, diretora do Smart Campus Facens e diretora de Inovação da VIP-Systems.
Tendências no cardápio
A oferta de produtos artesanais, autorais, de marcas renomadas, tradicionais ou plant-based respondem a multiplicidade de desejos dos consumidores. Para ilustrar essas tendências, três marcas foram convidadas para participar do projeto: Help Bar, que cria experiências únicas através de drinks autoriais; a Venchi, centenária grife gourmet de chocolates e gelatos italianos; e a The Question Mark, startup que desenvolveu iogurtes veganos, funcionais e que podem ser personalizados segundo as necessidades biológicas dos clientes.
Os participantes do evento vão poder reservar horários com startups e com os próprios especialistas envolvidos no projeto e fazerem reuniões de negócios de até 15 minutos.
Espaço foodservice
Um dos destaques do evento será o Espaço Foodservice, na área gratuita, com foco em soluções para o varejo e o consumo, além das tendências em produtos e equipamentos para o setor de alimentício e para o restaurante do futuro.
No espaço, os visitantes terão acesso à três trilhas de conteúdo, incluindo os fóruns do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e do Instituto Foodservice Brasil (IFB).
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