Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Como você gera conexão e confiança?

Sandra Takata de Sandra Takata
1 de setembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Como você gera conexão e confiança?

Neste fim de semana, passei por duas situações interessantes. Fui à feira e me deparei com um menino que deveria ter por volta dos seus 7 anos. Ele me abordou tentando vender pirulitos e perguntei o preço. “R$ 1 cada um”, disse. Bom, eu resolvi comprar dois doces e devolver um para ele para que pudesse ganhar mais dinheiro. “Não é certo!”, devolveu a criança. “Você me deu R$ 2, tem de levar dois doces.” Eu ainda insisti explicando que tinha comprado e dado de presente para ele, que saiu correndo e gritou: “Dê para outra criança.”

Aquilo ficou na minha cabeça e imaginei como a família desse menino tinha o educado bem e o quanto eu tinha aprendido na minha passagem pela feira. No entanto, logo em seguida, fui para a minha empresa estacionar o carro. Estou fazendo uma reforma e um dos pintores comentou que um homem, com um carro de luxo, estava estacionando o seu carro num local com a guia rebaixada. O pintor, gentilmente, disse: “Moço, acho melhor você não estacionar. Pode levar uma multa, pois a guia é rebaixada.” De forma agressiva, o motorista desceu do carro, retrucando que iria deixar lá mesmo, pois o espaço era público.

Duas ações paradoxais, mas que têm relação com o nosso futuro. Diante das 152 milhões de pessoas no Brasil com acesso à internet (de acordo com o IBGE entre 2020 e 2021), muitas pessoas se despontaram como influenciadores nos últimos anos. Mas agora, com tanta gente, o próximo passo será com quem realmente eu quero me conectar!

Mais do que nunca, a reputação começa a fazer a diferença. Suas atitudes serão congruentes com as suas postagens. Isso já ocorre. Aprendi essa semana uma frase de Maquiavel importante para o momento: “Mais importante do que ser é parecer ser.” Não há dúvidas que as fake news continuarão existindo e influenciadores continuarão se escondendo atrás de filtros em suas fotos, mas as pessoas buscarão confiança.

Participei de um evento neste ano em que admirava um famoso palestrante. No entanto, suas atitudes nos bastidores foram totalmente incongruentes com a sua fala no palco, fazendo exigências sem sentido, com certo desprezo às pessoas que o assistiam. Depois disso, perdi totalmente o interesse e não o sigo mais.

E você ou sua empresa, o que estão fazendo para gerar confiança? Ouvi muito os profissionais de trade comentando sobre personalização e o quanto isso traz o consumidor para perto. “Se o cliente sente que você o conhece, ele estabelece laços de confiança com você”, ouvi de um deles. Correto, mas acredito que é só um passo. Olhem a conceito de confiança no dicionário Michaelis:

  1. Credibilidade ou conceito positivo que se tem a respeito de alguém ou de algo; crédito, segurança.
  2. Crença de que algo é de qualidade superior e não falhará.
  3. Sentimento de segurança em relação a si mesmo; firmeza.
  4. Crença ou fé de que determinadas expectativas se tornarão realidade; esperança.

Com certeza, temos muito o que discutir em cima dessa palavra, ao mesmo tempo simples e complexa. Por isso, será o tema de nosso próximo evento do Instituto Mulheres do Varejo ainda este ano. Diversidade, assunto de que tanto falamos, segue como fator importante neste quesito, mas aplicada de forma genuína.

Acredito muito que buscaremos conexões, mas sairá na frente quem estabelecer laços de confiança.

Sandra Takata é presidente do Instituto Mulheres do Varejo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Totvs e Vtex anunciam dissolução de joint venture focada em comércio eletrônico

Próxima Postagem

ANS aprova nova transferência parcial de carteira da Unimed-Rio

Sandra Takata

Sandra Takata

Sandra Takata é jornalista, presidente do Instituto Mulheres do Varejo, diretora da Core Group, LinkedIn Creator e Embaixadora pelo varejo do programa Sinal Vermelho.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
ANS aprova nova transferência parcial de carteira da Unimed-Rio

ANS aprova nova transferência parcial de carteira da Unimed-Rio

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.