Franquias de destaque: conheça a lista dos TOP 25 do franchising brasileiro

Um dos mais importantes retratos do segmento e espaço de reflexões sobre temas relevantes, o Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro revelou seus destaques nesta terça (1º), durante o Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios. A 6ª edição da premiação teve como tema “Cultura Organizacional e Liderança nas Redes de Franquias”.

Em 2019, o estudo foi inspirado em literaturas sobre o tema e em pesquisa publicada na Harvard Business Review. De 15 de julho a 14 de agosto, o questionário foi respondido por 300 franqueadoras de grande, médio e pequeno porte de todo o país, sendo que 95% dos respondentes estão majoritariamente, em posições no alto escalão de gestão, como sócio, fundador, presidente, C-Level, diretor, gerente ou coordenador.

“A cultura de uma empresa é uma norma seguida por todos, mas que não está escrita em nenhum lugar. Ela apenas existe. É o que determina o que é encorajado, desencorajado, aceito ou rejeitado pelo grupo. São os valores, padrões e as crenças que moldam o comportamento das pessoas da companhia. Ela é modelada pela experiência acumulada por seus elos ao longo dos anos, a forma de conduzir as decisões e até mesmo a forma com que as pessoas se relacionam”, explica Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo BITTENCOURT.

Segundo o estudo, a cultura tem características que a diferenciam do clima organizacional ou do valores da companhia, por exemplo. Ele é compartilhada por todos, difundida, duradoura e implícita. A pesquisa publicada pela Harvard Business Review em 2018 trouxe uma forma mais tangível de identificar os traços e estilos culturais vigentes – no plural, porque geralmente uma combinação deles é que determina a sua forma de ser.

O estudo contou com a participação de empresas franqueadoras dos  setores de: alimentação, moda, saúde, beleza e bem estar, serviços educacionais, casa e construção, serviços e outros negócios, limpeza e conservação, serviços automotivos, comunicação, informática e eletrônicos, entretenimento e lazer, hoteleira e turismo.

Constatou-se que 61% das empresas já implantaram mudanças em sua cultura organizacional – sendo que 50% do total já tiveram alterações em razão das mudanças do ambiente (cenário econômico, político) e 11% possuem uma organização completamente diferente. O estudo trabalhou a cultura sobre três aspectos: ambiente; relacionamento; e liderança. Além disso,  identificou o perfil da cultura e da liderança nas redes de franquias,  dos  setores predominantes no estudo: alimentação, moda, saúde, beleza e bem estar e serviços educacionais.

“Dentre as reflexões que o estudo proporcionou está o fato de que a cultura forte traz resultados muito positivos para os negócios quando alinhada à estratégia e liderança. Do mesmo modo, percebe-se que é possível melhorar o desempenho organizacional por meio da mudança de cultura, mas antes se faz necessário conhecer a cultura existente para então começar a moldar e cultivar uma cultura alvo. Por fim, o estudo aponta que nada vai substituir a habilidade do líder em utilizar os traços fortes da cultura em favor da estratégia ou de reconhecer em seus times aqueles que são capazes de apoiá-lo a promover a mudança cultural. Por isso, a mudança deve começar nas entranhas da companhia, e não em ações de recursos humanos”, destaca Lyana.

TOP 25 do Franchising Brasileiro
Sempre alinhada com o estudo anual, a premiação dos TOP 25 do Franchising Brasileiro seleciona, dentre as empresas participantes, aquelas que melhor representam o seu tema, ou seja, aquelas que possam servir de exemplo e inspiração para outras empresas do setor. Conheça as empresas selecionadas:

AREZZO – Fundada em 1972, a Arezzo é hoje a maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo. Hoje a rede de franquias Arezzo possui mais de 356 lojas distribuídas em 180 municípios e está presente em todos os estados brasileiros.

BIBI – Fundada em 1949, a Calçados Bibi produz mais de 2 milhões de pares ao ano. Presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3.500 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 100 lojas. A marca de calçados infantis é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos.

CASA BAUDUCCO – Criada em 2012, a Casa Bauducco resgata valores típicos de um negócio de família. Com mais de 50 unidades distribuídas em São Paulo capital e interior, Rio de Janeiro (capital e Niterói), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Vila Velha (ES), belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Balneário Camboriú (SC) o espaço traz na decoração a história da Família Bauducco. Ao todo, são mais de 70 itens deliciosos à disposição.

CASA DO CONSTRUTOR – A rede de franquias para construção civil é pioneira no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte direcionados à construção civil, com 25 anos no mercado. Atualmente com 250 unidades e 150 franqueados, a rede tem como meta atingir mil lojas até 2025.

CAVERNA DO DINO – Criada em 2006, a Caverna do Dino oferece soluções para o enxoval do bebê e moda infantil. A marca possui mais de 40 lojas espalhadas pelo país. Nas lojas, é possível encontrar roupas e acessórios de qualidade e confortáveis com design contemporâneo.

CHILLI BEANS – Maior rede especializada em óculos e acessórios da América Latina, com mais de 800 pontos de venda no Brasil, e também em Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, México, Bolívia e Tailândia. Pioneira no conceito de ótica self service e primeira marca do segmento a inaugurar uma máquina de customização.

CHINA IN BOX – Maior rede do segmento delivery de comida chinesa da América Latina, a marca atua há mais de 20 anos no mercado de franquias. O China in Box adaptou os mais famosos pratos dessa culinária milenar ao paladar brasileiro. O cardápio da marca é bem variado, tendo mais de 50 opções entre entradas, pratos e sobremesas.

CNA – É uma das maiores e mais tradicionais redes de escolas de idiomas do Brasil, com mais de 45 anos de atuação no ensino de inglês e espanhol. Atualmente, cerca de 400 mil alunos estudam nas unidades da rede em aproximadamente 600 escolas localizadas em todo o território nacional.

GRAU TÉCNICO – Única rede de franquia em ensino técnico particular no Brasil, a rede oferece preparação para o mercado de trabalho em áreas como enfermagem, radiologia, administração, segurança do trabalho, eletrotécnica, logística, edificações, recursos humanos, dentre outros. Possui unidades em 18 estados e no Distrito Federal.

GRILETTO – É hoje a maior rede de grelhados do Brasil e uma das marcas que mais crescem no país em um segmento igualmente prolífero e competitivo. Oferece opção de alimentação em shoppings e centros comerciais. Desde 2015 o Griletto faz parte da Halipar um dos maiores grupos de alimentação do país.

HERING – A Hering, considerada uma das marcas mais amadas do Brasil, está presente na vida dos brasileiros desde 1880 e é reconhecida por mais de 90% da população nacional. Direcionada para os públicos masculino e feminino, carrega em seu DNA os atributos básico, original, espírito jovem, democrático e contemporâneo, tornando-se referência nacional em estilo de vida e de moda. Atualmente, a Cia Hering detém 719 lojas no Brasil e 20 no exterior, com presença no Uruguai, Bolívia e Paraguai.

HOME ANGELS – É uma empresa de Cuidadores de Pessoas que atua desde 2009. Está presente em todo o Brasil com mais de 100 unidades franqueadas certificadas. Os cuidadores são profissionais formados e treinados para prestar atendimento a pessoas que por circunstâncias transitórias ou definitivas, precisam de cuidados específicos.

IGUI – As empresas iGUi iniciaram suas atividades na cidade de Gravataí (RS), a partir da Indústria da Piscina, fundada em Junho de 1995. A marca iGUi foi criada em 2002, tornando-se uma das mais importantes franquias do país. Atualmente possui mais de 800 franquias, sendo 600 delas no Brasil. Tem mais de 40 fábricas e está presente em mais de 50 países nos cinco continentes.

IMAGINARIUM – Criada em 1991, a Imaginarium, marca do Grupo Uni.co, consolidou-se como a marca líder em presentes criativos e inovadores no mercado brasileiro, com até 400 novos itens lançados por ano. A marca contabiliza 254 operações exclusivas por todo o país: 242 lojas em shoppings e 12 lojas de rua. Em 2019, a Imaginarium prevê a abertura de mais 15 operações franqueadas e tem previsão de crescer 10%.

INFLUX ENGLISH SCHOOL – A rede está presente em todas as regiões do Brasil com mais de 150 escolas e mais de 50 mil alunos. Aplica um método inovador de ensino, que une duas das mais eficazes abordagens de ensino de línguas: abordagem Comunicativa e Lexical. Assim, oferece o ensino de inglês em nível avançado em dois anos e meio.

JORGE BISCHOFF – A rede de franquias conta com mais de 80 lojas exclusivas nos principais endereços de moda do Brasil e seus produtos também estão presentes em boutiques selecionadas em mais de 50 países, somando cerca de 700 pontos de vendas multimarcas. Três lojas-conceito são as grandes vitrines da grife – elas estão localizadas em Gramado, na Serra Gaúcha, na rua Oscar Freire, em São Paulo, e em Miami, nos Estados Unidos.

MCDONALD’S – A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.200 restaurantes McDonald’s com mais de 90 mil funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina.

MORANA – Uma das maiores redes de acessórios femininos do Brasil, presente em mais de 270 pontos de venda no país e Estados Unidos e Portugal. Está no mercado há mais de 15 anos, destacando-se como uma das marcas mais desejadas pelas mulheres, com design e peças exclusivas.

O BOTICÁRIO – O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), a marca tem a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.

PORTOBELLO SHOP – A marca tem em mais de suas 150 lojas espalhadas pelo Brasil, oferecendo uma experiência única de compra e apresentação de projetos. Toda loja conta com especialistas no assunto para realizar atendimento completo e personalizado que vai desde o entendimento da obra.

REI DO MATE – Hoje, a rede Rei do Mate conta com 300 lojas instaladas em 17 Estados. Com 40 anos de fundação e completando 27 anos de franchising, atualmente, é a maior rede de Casa de Mate do País e é considerada também uma das maiores e mais renomadas cafeterias no formato franchising.

INTIMISSIMI – Líder absoluta na Europa no setor do vestuário interior, a marca, fundada em 1996, está presente em 40 países no mundo com 1.390 lojas. Suas coleções propõem uma nova naturalidade na forma de viver a intimidade, mais doce e mais sensível às exigências das pessoas.

MAPLE BEAR – A Maple Bear oferece educação bilíngue canadense. São mais de 300 escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, em 16 países ao redor do mundo. No Brasil são mais de 100 escolas que não somente seguem, mas em muitos casos superam, as determinações do MEC, e oferecem ensino de excelência a 20 mil estudantes em todas as regiões do País.

RESERVA – Criada em 2004, a Reserva soma 70 lojas próprias nas principais capitais do Brasil, 22 franquias e tem presença em 1.400 multimarcas pelo país. A empresa se desdobrou em uma plataforma tecnológica e cinco marcas, que empregam 1,5 mil funcionários.

RI HAPPY – Líder absoluta no segmento de lojas de brinquedos do Brasil, a Ri Happy completou 30 anos de atividades em 2018 e busca oferecer um atendimento cada vez mais diferenciado e experiência de compra inesquecível para todos os clientes. A marca faz parte do O grupo Ri Happy, líder no mercado de brinquedos, atualmente conta com mais de 270 unidades espalhadas pelo Brasil e tem como missão estimular o desenvolvimento infantil por meio do brincar.

O 10º Fórum Internacional de Gestão de Redes de Franquias e Negócios começou hoje e acontece até amanhã, 2 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo. Em nove edições, já recebeu mais de 9 mil executivos, dentre CEO’s, diretores e gerentes, de 2 mil empresas, incluindo as maiores redes de franquias e negócios do país.

Os debates contam com lideranças de destaque como Marcelo Bertini, presidente do Cinemark; Chieko Aoki, presidente da rede Blue Tree Hotels; Caito Maia, fundador e presidente da Chilli Beans; Augusto Lins, presidente da Stone; Greg Nathan, maior especialista mundial em relacionamento nas redes de franquias, entre outros.

 

Sair da versão mobile