A Smart Break, startup de micromercados autônomos, recebeu o aporte de R$ 36 milhões em sua mais recente rodada de investimento. Toda a movimentação foi liderada pela venture capital Headline FIP (Fundos de Investimentos em Participações), parceria entre Headline Global e Xp Asset. Ao todo, o Headline investiu R$ 30 milhões e os outros R$ 6 milhões foram do UVC Investimento, fundo do Grupo Ultra, e atuais investidores
Atualmente, a rede é uma das maiores no setor de mercados autônomos, com 400 lojas próprias na cidade de São Paulo e região metropolitana. De acordo com dados da própria Smart Break, são atendidas ao menos 250 mil pessoas por mês com todas as unidades somadas.
A companhia, que surgiu para substituir as vending machines, começou a operar com 70 lojas em prédios comerciais e passou por uma transformação em 2020. Com a pandemia, a Smart Break teve de pivotar o negócio e decidiu investir na instalação dos micromercados em condomínios residenciais.
O CEO da Smart Break, Rodrigo Colas, ressaltou que ao mudar o foco para o residencial isto impacta em muita coisa. “Desde o mix de produtos oferecidos em uma loja corporativa e uma residencial, até o preço e a abordagem com o síndico é completamente diferente”, explicou.
Hoje, 60% da operação da empresa está concentrada no setor residencial e outros 40% no comercial. “Nos últimos 25 anos vimos o varejo se transformar. O que era sobre preço, evoluiu para comodidade e estar mais perto do consumidor se tornou primordial”, destacou Colas. Com um ritmo atual de 30 inaugurações por mês, a Smart Break prevê dobrar o volume de inaugurações com a chegada do aporte. Ao todo, a companhia planeja que após um ano e meio sejam mais de 1.500 lojas.
O executivo ainda ressaltou que a startup está focada em investir em tecnologia para entender cada vez mais os desejos do consumidor. “Acreditamos que estamos mais preparados para crescer na mesma velocidade que o mercado demanda, e guiados pelo objetivo de oferecer a melhor experiência de compra e cada vez mais comodidade aos clientes”, destaca.
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Por trás da operação do grupo está um velho conhecido do varejo, Romero Rodrigues, um dos fundadores do Buscapé. Com mais de 12 mil cotistas, a joint venture é o maior FIP do Brasil em número de cotista.
Sob a gestão de Rodrigues, o grupo tem como principal foco investir em startups em estágio inicial e adquirir participações minoritárias, entre 15% e 20%. Entre os setores de interesse para investimento estão os softwares, e-commerce, varejo, educação, saúde e ESG. Este foi o primeiro investimento do portfólio de 20 a 25 empresas planejado pelo fundo.
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