Topper e Rainha estreiam modelo de franquia no Norte do Brasil

Marcas, controladas pela BR Sports, planejam chegar a 300 lojas, entre próprias e franqueadas, até 2026

As marcas de artigos esportivos Topper e Rainha acabam de inaugurar a primeira unidade franqueada da rede. A cidade escolhida para receber a primeira loja é Belém, no Pará, na Região Norte do País. A unidade fica no Shopping Pátio, um dos principais centros comerciais da capital, e vende os produtos mais procurados pelos esportistas, como chuteiras, tênis e vestuários de performance, além de acessórios, calçados, mochilas e roupas de sportstyle.

A primeira franquia das marcas teve investimento de R$ 200 mil e tem 50 m² de área. “Escolhi ser um franqueado da Topper e Rainha quando fui convidado para jogar um campeonato de futebol com amigos. Ao procurar uma chuteira da Topper, não encontrei a pronta entrega na loja mais próxima. Ao acessar o site, localizei a opção de abrir uma franquia e percebi que aqui em Belém não tinha nenhuma loja das marcas. Em menos de um mês, fechamos o contrato e iniciamos a construção da loja”, conta Francisco Salgado Júnior, franqueado responsável pela operação da unidade.

O franqueado antecipa que há possibilidade de expansão e abertura de uma segunda loja das marcas da Topper e Rainha em formato diferente. “Acredito que a população local vai interagir bem com a loja e com os produtos. Então é possível que, em breve, inauguremos a loja conceito da marca com formato de contêiner em um lugar de fácil acesso para os clientes encontrarem o que precisam”, afirma Francisco.

Futebol, fitness e lifestyle

A expectativa das marcas Topper e Rainha é ampliar a quantidade de franquias pelo Brasil. “Temos quatro lojas próprias e este representa um importante passo da companhia via expansão por franquias. Planejamos atingir 300 unidades até 2026”, afirma Sylvio Teixeira, CEO da BR Sports, que controla as duas marcas.

A BR Sports foi criada em 2015 a partir da aquisição das marcas Topper e Rainha e pertence à Sforza Holding. Nas décadas de 1980/90, as marcas se consolidaram no País e até hoje se destacam no mercado com o patrocínio de times e eventos esportivos.

Enquanto a Topper tem como público-alvo jovens esportistas amadores apaixonados por futebol, a Rainha é voltada para o fitness e lifestyle, com clientes que buscam praticar atividades ao ar livre, como corridas e caminhadas.

A BR Sports criou uma série de formatos de franquias, entre os quais o modelo dupla marca, no qual produtos Topper e Rainha são apresentados em unidades de rua ou de shopping centers, bem como pontos instalados em contêineres.

O valor a ser investido pelo franqueado para a instalação de uma franquia de rua ou shopping dupla marca, com metragem de 70 m² a 100 m², vai de R$ 140 mil a R$ 200 mil, fora capital de giro. Já uma loja contêiner prevê investimento de aproximadamente R$ 100 mil; para um quiosque, são necessários cerca R$ 80 mil.

Imagem: Reprodução

Sair da versão mobile