Pluxee cria programa com startups para implementar soluções contra o desperdício no foodservice

Em parceria com a Yunus Negócios Sociais, iniciativa transformou alimentos excedentes em 481 refeições doadas a ONGs

A Pluxee e a Yunus Negócios Sociais desenvolveram o Desafio de Inovação Aberta em Redução do Desperdício de Alimentos. No programa, três soluções desenvolvidas por startups foram implementadas em restaurantes e varejistas no período de 12 semanas.

O resultado foi a doação de 481 refeições para ONGs e promoções para cerca de 30 mil produtos próximos do vencimento. O objetivo foi evitar o descarte de alimentos e aumentar o faturamento dos estabelecimentos.

“O programa buscou identificar soluções de impacto socioambiental que pudessem compor o portfólio de vantagens para nossos parceiros ou que se configurassem como um potencial investimento para a empresa. Dessa forma, pudemos contribuir efetivamente com a redução da perda de alimentos”, conta Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor de Estabelecimentos da Pluxee.

Cada uma das soluções apresentadas pelas startups foram implementadas em diferentes estabelecimentos:

Comida invisível

A startup social Comida Invisível ofereceu uma plataforma com métricas e indicadores para empresas gerirem melhor suas perdas e desperdícios e dar o destino correto aos alimentos que perderam o valor comercial.

A solução foi implementada no restaurante Kilão, localizado na Zona Leste de São Paulo, e trouxe a sistematização dos processos, revisão do cardápio e engajamento da equipe. Entre outubro e dezembro de 2023, 97 Kg de comida foi convertida em 481 refeições e 283,7 Kg de CO2 foram recuperados.

Food finder

A Food finder tinha o objetivo de otimizar as compras e aumentar a lucratividade dos restaurantes com a economia circular. As consultorias foram prestadas para o restaurante e pizzaria Quintal Urbano, Pico do Pastel e Joca’s Burguer, todos em São Paulo.

Ao final, foram identificados desperdícios diários equivalentes a mais de R$ 1.500,00, na compra de ingredientes excedentes e organização da cozinha e buffet. Todos os pontos foram ajustados para economia de gastos.

“Às vezes, o desperdício não é percebido, mas, com essa assessoria, percebemos nos mínimos detalhes o quão importante é, até para economizar”, coloca João Pedro Caetano, sócio do Joca’s Burguer.

Why Waste

Com a Why Waste, a solução implementada pela Pluxee foi uma ferramenta de controle de validade e de vencimento de produtos, ajudando as empresas de alimentos a reduzirem as suas perdas. Sempre que um produto cadastrado e monitorado pelo estabelecimento se encontra a 7 dias da data de vencimento, o sistema dispara uma “Solicitação de Rebaixa”. Com o informe de que há produtos em risco de perda de validade, o estabelecimento pode fazer uma ação promocional para desova do estoque.

A solução foi implementada em sete unidades do Fênix Supermercados, localizadas na região litorânea da mata sul de Pernambuco. No total, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, foram realizadas promoções para 28.776 unidades produtos em todas as lojas.

Imagem: Shutterstock 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist