Mais de 90% do desperdício alimentar ocorre na cadeia produtiva

De acordo com estudo realizado pela MindMiners em parceria com a Nestlé, apenas 10% dos descartes ocorrem dentro de casa

O Brasil integra o top 10 dos países que mais desperdiçam alimentos em todo o mundo. São mais de R$ 1,3 bilhão em frutas, legumes e verduras que vão para o lixo todos os anos nos supermercados do País, e cada cidadão descarta, em média, por ano, cerca de 60 quilos de alimentos adequados para consumo, mesmo com cerca de 33 milhões de pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar no País.

“É uma conta que não fecha, e esse debate precisa ocupar cada vez mais espaço. É claro que a população também deve ser conscientizada, afinal uma parte do desperdício também ocorre nas casas”, destaca a coordenadora de Insights da MindMiners, Juliana Tranjan.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 30% da produção mundial é desperdiçada ou perdida ano após ano, o que equivale a uma quantidade de 1,3 bilhão de toneladas.

Aspectos preocupantes

A pesquisa identificou alguns pontos de grande preocupação, que incluem:

  • Para 63% dos entrevistados, a fome no mundo e no Brasil é um assunto preocupante, e o público feminino e a geração acima de 60 anos demonstraram maior sensibilidade em relação a esse tema.
  • Para 85% dos entrevistados, é importante combater o desperdício de alimentos no país.
  • Metade do desperdício de alimentos ocorre durante o manuseio e transporte.
  • Legumes e verduras correspondem a 21% dos alimentos descartados nas empresas.
  • 92% dos participantes acreditam que as ações das empresas em que são proprietários ou colaboradores podem fazer a diferença na redução do desperdício de alimentos.

“Ao diminuir o desperdício de alimentos conseguimos economizar recursos e energia, além de minimizar as emissões de gases de efeito estufa associadas à produção. Isso também tem o poder de impactar positivamente a nível social promovendo a segurança alimentar”, completa Barbara.

Imagem: Divulgação/Unsplash

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist