Líderes da Riachuelo, RD Raia Drogasil e Telhanorte Tumelero acreditam no digital para a retomada dos negócios

RIACHUELO

A Mercado & Consumo em parceria com a GS&MD, empresa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, vem promovendo uma série de lives para compartilhar as experiências e aprendizados de grandes líderes frente a atual crise que o Brasil e o mundo enfrentam.

Em 8 de abril, o Mercado & Consumo em Alerta reuniu Flávio Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Guararapes; Marcílio Pousada, CEO da RD Raia Drogasil; e Juliano Ohta, diretor-geral da Telhanorte Tumelero, trazendo visões que colaboram com diversos setores da economia.

Abaixo estão os principais aprendizados da conversa:

  1. Cultura empresarial e cuidado com o time adquiriram novos contornos, requerendo maior proximidade e valorização tornando/se pilares mais fortes da competitividade;
  2. O problema deve ser analisado de forma sistêmica. Não é possível separar saúde de economia;
  3. Da mesma forma que e-commerce e responsabilidade social mudaram de patamar, se sua empresa não deflagrou estas frentes, comece agora.
  4. Comportamentos de compra. Com a retomada será necessário zerar o que se sabe sobre hábitos de compras, valores de branding e marca para pesquisar em base zero;
  5. O pequeno sempre existirá, mas está em reinvenção e da mesma forma que o grandes que são pouco digitalizados, precisam encontrar caminhos para atender os hábitos para novas mentalidades digitalizadas pós-Covid;
  6. Novas relações com produtos e categorias serão potencializadas. Novas relações com a Casa, Saúde e com Moda. Provavelmente teremos depuração de mix e novas categorias promissoras;
  7. Implantação do Agile nacional do dia para a noite acarretando a mudança nos KPIs – mudança nos patamares de velocidade e performance;
  8. Relevância de ecossistemas. O que parecia tão distante de nós está sendo estimulado pela Covid – parcerias entre varejistas para fortalecimento mútuo com objetivo de ativação de métodos ágeis e aumento da velocidade;
  9. Queda da barreira da escala. Entra no tema do pequeno varejista, exposto no item 5;
  10. Inserção de novas perspectivas e parâmetros tributários e trabalhistas;
  11. Nova Cultura Organizacional Emergente. Maior foco nos times e na comunicação, cultura de agilidade, times transversais, sem silos, mais colaborativo e com maior senso de urgência.

* Imagem reprodução

Sair da versão mobile