Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Empreendedorismo: não fomos educados para isso

Redação de Redação
2 de julho de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Alexandre van Beeck*

Durante períodos de turbulência econômica, há o aumento da insegurança de perder o emprego e como consequência, amplia-se o desejo de trabalhar por conta própria e criar o seu emprego dos sonhos. Em 2009, durante a crise norte-americana, o estímulo do empreendedorismo aos cidadãos americanos ajudou a recuperação econômica. Por aqui no Brasil, este estímulo também acontece, porém com uma diferença: não fomos educados para isso.

Leia também:

– Quem se credencia para o LATAM Retail Show garante descontos em congressos

– Especialista norte-americano em planejamento estratégico estará no LATAM Retail Show

Recentemente, o Governo Brasileiro divulgou o expressivo número de cinco milhões de microempreededores individuais (MEI), um “programa de formalização e inclusão produtiva e previdenciária que atende a pequenos empreendedores de forma simplificada”, um ótimo estímulo à formalização. Hoje, o Sebrae e o Instituto Endeavor se destacam como grandes estimuladores ao desenvolvimento e capacitação de empreendedores brasileiros. Mas ainda temos muito a caminhar.

Momentos de dificuldade criam novas oportunidades, mas só consegue enxergá-las e desenvolvê-las aqueles com um olhar treinado e capacitado. A minha geração não cresceu com essa visão empreendedora. Nossa educação nos conduziu a procurarmos por lugares seguros. A geração responsável pela nossa educação acreditava claramente em conseguir “um emprego para toda vida”. Com essa verdade na cabeça, para que empreender?
Empreender exige um exercício mental e de auto controle para não deixar que o medo de arriscar paralize nossas iniciativas. Temos que acreditar em nossas ideias e desenvolver a habilidade de convencer várias pessoas que a nossa proposta vale apena. A visão empreendedora pode iniciar a partir de uma necessidade pessoal de resolver um problema individual. A solução é criada a partir da experiência e das capacidades de cada um.

Não existe uma só resposta para o mesmo problema e a partir de um ponto de vista único é que surge a inovação. “Como posso tirar fotos das minhas manobras de surf?” – nascia a Go Pro; “Como posso praticar futebol americano sem ficar com o uniforme ensopado de suor?” – nascia a Under Armour. Porém, empreendorismo não faz parte do currículo escolar brasileiro. Grande parte de nossos professores não estão preparados, treinados, nem tampouco têm uma metodologia de estímulo ao empreendedorismo. Crescemos desta forma e entramos no mercado de trabalho sem esta capacitação desenvolvida. A consequência: a falta de empreendorismo nas organizações.

Ser empreendedor não significa apenas ter um próprio negócio. Um funcionário com uma visão empreendedora é capaz de solucionar grandes dilemas operacionais, desenvolver novos processos e estimular um pensamento inovador entre os colaboradores na busca de soluções de superação de um momento de dificuldade da empresa. Para isso acontecer, tem que haver estímulo e método.

O medo de errar e a armadilha das metas de desempenho obtusas, empurram o funcionário para “não errar por não arriscar” ao invés de abrir espaço para “errar por ter tentado”. A nova geração dos millenials que hoje começa a ocupar posições de maior responsabilidade nas empresas, tem um viés mais contestador e naturalmente empreendedor. Mas seus chefes não acompanham esse perfil. As estruturas se movimentam lentamente e sem um processo para desenvolver iniciativas realmente inovadoras, a responsabilidade sobre a tomada de decisão é democraticamente “dividida com a equipe”, onde as ideias mornas são aprovadas pela maioria. Detalhe: o que faz a diferença são ideias quentes.

O segundo semestre de um ano difícil está iniciando e este é um bom motivo para olhar ao seu redor e desenvolver seu lado empreendedor. Chegou a hora de buscar por metodologias e suporte que estimulem a identificação das oportunidades de melhoria da nossa rotina de trabalho, de soluções para processos ineficientes, de novas oportunidades de negócios e de desenvolvimento de ideias quentes. Mexa-se!

*Alexandre van Beeck ([email protected]) é head da GS&AGR Consultores.

Postagem anterior

Festival de Cannes: muitas lições e 5 perguntas para os shopping centers

Próxima Postagem

LATAM Retail Show lançará “Loja do Futuro”

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo
Retail Media

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?
Artigos

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros
Supermercados

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp
Inovação

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Próxima Postagem

LATAM Retail Show lançará “Loja do Futuro”

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

St. Marche amplia plataforma de retail media na Grande São Paulo

12 de maio de 2025
Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

Você sabe o que vem por aí no varejo e no consumo?

12 de maio de 2025
Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

Grupo de supermercados regionais lança programa de fidelidade e de serviços financeiros

12 de maio de 2025
Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

Mondelēz Brasil e Yalo impulsionam digitalização do varejo de bairro via WhatsApp

12 de maio de 2025
Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

Grupo Petrópolis lança programa de capacitação em tecnologia para PCDs

12 de maio de 2025
Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.