Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Enxergar a floresta para aprender com os desafios e transformações do varejo norte-americano

Momentum 1.096

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
2 de dezembro de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 5 minutos
Enxergar a floresta para aprender com os desafios e transformações do varejo norte-americano

“O varejo norte-americano é uma fonte fundamental de transformação e inspiração para esse setor no mundo, em especial para o brasileiro. O que acontece por lá precisa ser analisado com especial atenção, em particular neste ciclo, em que se combinam as transformações precipitadas pela pandemia e pós-pandemia, com a evolução natural de conceitos e a mais recente “hype” gerada por tudo o que envolve a IA (Inteligência Artificial). Vale lembrar que esta foi a segunda Black Friday e será o segundo Natal após a massificação dos conceitos e usos desses recursos pelo varejo.

E ainda, com tudo que poderá se alterar a partir de 20 de janeiro, com a posse de Trump e a proposição de mudanças – algumas já sinalizadas, como as que envolvem ameaças ao México e ao Canadá em temas de fronteiras, e aos países do Brics em relação à adoção de outras moedas que não o dólar nas transações globais.

A combinação de fatores, potencializada pela aceleração tecnológica e pela proximidade de um novo ciclo presidencial, no qual líderes e investidores do setor de tecnologia já foram apontados como presença decisiva da equipe de governo, torna o conhecimento e a análise ainda mais importantes, pelos impactos que irão gerar nos diferentes canais, categorias, formatos e modelos de negócios do varejo nos Estados Unidos, do Brasil e no mundo.”

A aceleração recente da economia norte-americana, medida pelo comportamento do PIB per capita, como mostrado no gráfico, associada ao índice de desemprego, que assim como no Brasil, está em patamares historicamente mínimos, sinaliza um momento de forte expansão, com reflexos muito positivos no varejo de forma geral. Mais uma vez, isso tem similaridades interessantes com o que ocorre no Brasil.

 

Esse cenário positivo não foi suficiente para garantir a reeleição dos Democratas. As propostas de transformação mais radical e estrutural defendidas por Trump, organizadas com envolvimento direto de líderes em tecnologia, precisam ser mais bem conhecidas e avaliadas em toda sua dimensão.

A transformação mais ampla do varejo nos Estados Unidos, tanto antes quanto depois da pandemia, e nos momentos mais recentes, tem sido marcada por mudanças significativas em diversos aspectos.

  • 1.⁠ ⁠Exponencial avanço da digitalização, com a explosão ocorrida durante a pandemia e os desafios gerados pelo baixo desemprego e pela pressão de custos;
  • 2.⁠ ⁠Aceleração da orientação para o valor no comportamento do consumidor;
  • 3.⁠ ⁠Consolidação setorial e fechamento de lojas;
  • 4.⁠ ⁠Crescimento do DTC (Direct to Consumer), com mais marcas criando canais diretos de relacionamento e vendas com os consumidores;
  • 5. Aumento no nível de competição e pressão sobre a rentabilidade;
  • 6. Crescimento exponencial do foco em logística e tecnologia;
  • 7.⁠ ⁠Aumento da importância dos temas ligados à sustentabilidade;
  • 8. ⁠Crescimento dos novos formatos Omni PDX, combinando experiência, tecnologia e personalização, integrando elementos para diferenciar e atrair consumidores mais orientados para valor e conveniência.

Ao acompanhar o comportamento dos setores, segmentos e canais de varejo nos EUA, avaliando o período de 2000 a 2022, é possível ter uma visão clara da evolução de alguns segmentos e modelos em comparação com outros, refletindo mudanças comportamentais, hábitos, atitudes e o crescimento dos canais não-loja.

Ao mesmo tempo, é nítida a expansão dos conceitos ligados a valor, representado pelos clubes de compra, inspiração dos nossos atacarejos, e pelos supercenters, formato equivalente aos hipermercados, porém, mais focados na proposta de preços baixos.

Os próximos anos devem reforçar alguns dos elementos que destacamos no comportamento mais recente, mas também combinar com a evolução mais ampla mostrada no quadro acima. Será crítico observar que alguns pontos serão ainda mais potencializados. O próximo período será marcado por um nível sem precedentes de incorporação de tecnologia, digital e Inteligência Artificial, utilizadas como fatores de diferenciação perante o consumidor e para o aumento de competividade, por meio da racionalização de custos, eficiência e produtividade combinadas.

Para fechar

Se for considerado no critério PPP (Paridade de Poder de Compra), o varejo da China já é maior do que o norte-americano. No entanto, por conta de nossas conexões políticas, econômicas, comerciais e de negócios, as referências mais próximas e determinantes para os modelos de atuação do setor no Brasil foram e, por um bom tempo, ainda serão aquelas que vieram e chegam por aqui dos Estados Unidos, desde que a Sears começou a operar no País em 1948.

Por conta disso, nos últimos anos, o Brasil tem a maior delegação internacional participando do NRF Show, em Nova York, maior evento do setor nos Estados Unidos, que reuniu, em janeiro deste ano, perto de 2.500 brasileiros. O recorde aconteceu em 2019, último ano pré-pandemia, com 3400 participantes do Brasil.

Nota: De 8 a 15 de janeiro de 2025 estaremos em nossa 36ª missão da NRF’ Big Show. O atual Ecossistema Gouvêa foi a primeira delegação estruturada a participar do evento e também a primeira a organizar uma apresentação sobre o varejo brasileiro, contando com a participação de Frederico Trajano, do Magazine Luiza, e Artur Grynbaum, do Boticário.

Nesse período, mais de 3.800 executivos, dirigentes e profissionais dos setores de varejo, consumo e serviços participaram de nossas delegações. Para conhecer mais sobre a programação de 2025, acesse aqui. Os aprendizados sobre tudo o que será visto e discutido durante a viagem, traduzidos, aprofundados e comparados com a realidade brasileira, poderão ser acompanhados no Retail Trends – Pós NRF, no dia 28 de janeiro de 2025, em São Paulo, nas versões presencial e virtual, além da cobertura especial que será feita pela plataforma Mercado&Consumo. Conheça mais aqui.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Compra Agora amplia conexão com varejo de vizinhança e multiplica receita digital

Próxima Postagem

Mercado Livre, Shopee e Amazon lideram ranking de e-commerce no Brasil

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Mercado Livre, Shopee e Amazon lideram ranking de e-commerce no Brasil

Mercado Livre, Shopee e Amazon lideram ranking de e-commerce no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.