Robôs do Alibaba ultrapassam a marca de 10 milhões de entregas na China

Mais de 500 robôs elétricos sem motorista, apelidados de Xiaomanlv, fazem entregas em campi universitários

Os robôs autônomos desenvolvidos pelo Alibaba Group ultrapassaram a marca de 10 milhões de encomendas em 31 de março, de acordo com o último relatório de ganhos da empresa. Mais de 500 robôs elétricos sem motorista, apelidados de Xiaomanlv, fazem entregas desde setembro de 2020 em campi universitários em toda a China.

Os dispositivos, equipados com tecnologia do Autonomous Driving Lab do instituto de tecnologia e ciência do Alibaba DAMO Academy, podem transportar cerca de 50 pacotes por vez e percorrer 100 quilômetros com uma única carga.

Os robôs do Alibaba podem navegar 99,9% do tempo sem intervenção humana, auxiliados por um algoritmo que encontra as rotas de entrega mais eficientes.

“A maior vantagem que os robôs autônomos têm é sua confiabilidade. Sua vantagem de custo entrará em jogo quando atingirem economia de escala”, disse Hu Changqing, que liderou a equipe de operação da Xiaomanlv em Cainiao, a rede de logística do Alibaba.

A empresa supervisionou a implantação dos robôs em mais de 200 universidades chinesas, onde entregam encomendas enviadas pelo sistema de correio Cainiao Post.

Última milha

A entrega de última milha, como a feita pelos robôs do Alibaba, é atualmente um dos maiores desafios das empresas de logística no mundo todo.

Segundo pesquisa da Euromonitor International, elas representam até 28% do custo total do envio. Mais de 60% dos compradores mudariam de plataforma de comércio eletrônico para evitar o pagamento de taxas extras de entrega, informou a consultoria Atos.

Assim, a crescente demanda dos clientes por entregas rápidas e baratas está impulsionando a automação no setor de logística. Mas a implantação de robôs requer um investimento inicial e os operadores devem considerar os custos de fabricação e teste.

Antes de o modelo Xiaomanlv iniciar o serviço em uma nova área, a Cainiao precisa mapear o local para garantir que o robô possa navegar pela rota. Para obter economias de escala, o Alibaba pilotou os robôs em campi universitários com estações de correios Cainiao movimentadas que recebem mais de 4 mil pacotes todos os dias.

Quando a pandemia levou à interrupção da logística durante os recentes bloqueios em Xangai, mais de 20 Xiaomanlv foram usados ​​para entregar mais de 600 mil mercadorias para moradores que estavam em lockdown em abril e maio, mostram os dados mais recentes.

A expectativa do Alibaba é implantar 1.000 Xiaomanlv em cerca de 500 campi escolares até o final do ano. Em breve, as pessoas poderão até usar os robôs para entregar mercadorias que vão de comida a remédios, segundo Hu Changqing.

Imagem: Divulgação/Alizila

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist