Com o objetivo de apoiar a Fundação SOS Mata Atlântica, a Nestlé anunciou o lançamento de uma coleção de NFTs (Non-Fungible Tokens ou Tokens Não-Fungíveis em português), trazendo de volta a nostalgia dos cards da marca de chocolates Surpresa.
No valor de R$ 500, serão disponibilizados 10 tokens originais, enquanto as 40 réplicas estarão disponíveis por preços entre R$ 25 e R$ 250. Esses tokens serão lançados a partir de 20 de julho, e todos os lucros das vendas serão revertidos em doações em prol da preservação do bioma.
O gerente sênior de Inovação e Novos Modelos de Negócios da Nestlé Brasil, Denis Chamas, conta que o objetivo do projeto é ajudar na preservação do meio ambiente e, além disso, resgatar memórias afetivas e a nostalgia em torno da marca. “A Nestlé começa a navegar no universo da Web3 e da tokenização, antecipando novas possibilidades e oportunidades. Prova disso é o lançamento desse projeto inovador, que une arte e tecnologia a serviço de um compromisso da companhia com a sustentabilidade”, ressalta.
Ao todo, essa iniciativa conta com a participação de cinco artistas plásticos brasileiros: Helena Cintra, Larissa Constantino, Rômolo D’Hipólito, Carla Barth e Vilson Vicente. Cada um deles possui uma linguagem artística exclusiva e uma conexão com causas ambientais. Além disso, esses profissionais trazem personalidade e significado para as imagens criadas de forma exclusiva.
Parceria
Para desenvolver o projeto, a Nestlé ampliou sua parceria com a SOS Mata Atlântica, o que resultou em importantes avanços na preservação de espécies nativas e na conservação do bioma.
“A Mata Atlântica é o bioma com mais espécies ameaçadas no Brasil, como é o caso do mico-leão dourado, da onça-pintada, do boto-cinza, entre outros. Mas podemos mudar essa história com a restauração das florestas”, comenta Luís Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da SOS Mata Atlântica.
A iniciativa também contará com a compensação de carbono, realizada pela Atmmmos, uma empresa desenvolvedora de soluções integradas de compensação socioambiental para empresas. Dessa forma, cada NFT produzido na rede que consome energia e gera emissão de carbono será neutralizado. Assim, será possível assegurar que a emissão de carbono gerada pela produção da coleção seja compensada.
“Apoiar organizações não governamentais e iniciativas que ajudam a conservar o bioma se torna cada vez mais necessário. A SOS Mata Atlântica construiu sua história por meio da mobilização contínua, educação, tecnologia, políticas públicas e articulação em rede para consolidar iniciativas socioambientais no território brasileiro”, completa o executivo.
Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Divulgação