Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Bazar em Rede promove economia circular na periferia de São Paulo

Iniciativa da Vocação, bazar cria ecossistema rentável, que contribui para a captação de recursos para projetos sociais

Redação de Redação
3 de novembro de 2023
no Destaque do dia, ESG, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Bazar em Rede promove economia circular na periferia de São Paulo

“Mercado das Pulgas” na França, “Flea Market” nos EUA, “Bazar” e “Brechó” no Brasil, são nomes dados para um mercado de moda circular que cresce um pouco mais a cada ano. De acordo com a projeção do Boston Consulting Group (BCG), o segmento de moda circular deve aumentar entre 15% e 20% até 2030 no Brasil, e em 20% nos próximos três anos nos mercados estrangeiros — onde a prática já é mais bem consolidada. E dentro desta ótica de consumo e moda sustentável, nasce, na periferia de São Paulo, uma nova ferramenta social: um bazar em rede que reúne 13 brechós beneficentes de instituições sociais paulistanas.

O Bazar em Rede da Vocação, organização não governamental que promove inclusão produtiva de jovens, qualificando e inserindo-os em oportunidades de trabalho e renda, oferece uma solução para o problema de escoamento das peças de bazares solidários. Por possuir uma estrutura de governança sólida, com gestão profissionalizada e visão empreendedora, a Vocação enxergou a oportunidade de criar o empreendimento social com proposta de valor diferenciada. Com duas grandes lojas físicas, o empreendimento conta com mais de 65 mil produtos, entre roupas, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, além de acessórios em bom estado de conservação e com preços acessíveis para a população.

“O problema da falta de vazão de produtos nos bazares das ONGs pode transformar uma ação beneficente, que deveria ser uma fonte de receita para as ações sociais, em uma grande dor de cabeça. Produtos de qualidade e alta percepção de valor ficam acumulados e, além de não alcançarem o seu potencial de gerar receita, ocupam espaços nas sedes das organizações e exigem tempo de dedicação dos colaboradores, dois recursos que, na maioria das vezes, já são bem limitados”, explica Josmael Castanho, gerente de operações da Vocação, idealizadora da iniciativa. “A Vocação enxergou na dificuldade das ONGs uma oportunidade de negócio com grande potencial de impacto”, complementa Castanho.

Desde o surgimento da iniciativa, em 2022, já foram investidos R$ 20 mil em novas tecnologias de gestão e comunicação. A iniciativa gerou no ano passado uma receita de R$ 204 mil e a perspectiva para 2023 é de quadruplicar o faturamento. Até o mês de setembro já foi atingida a quantia de R$ 570 mil, e a meta é fechar o ano com R$ 850 mil que serão direcionados para transformação de vidas por meio da educação e geração de oportunidades de trabalho e renda.

Economia Circular e Sustentabilidade

Quando roupas, acessórios e outros objetos que já perderam o valor de uso para o dono original são doados ou vendidos para os brechós, eles iniciam um novo ciclo de vida, em vez de se tornarem mais volume de lixo para o planeta. Isso porque um novo comprador poderá utilizá-lo com outras finalidades, já que atribui a este objeto um valor agregado diferente daquele atribuído pela primeira pessoa que o utilizou. Este processo é chamado de “economia circular”, uma forma de economia inspirada em mecanismos da natureza, onde os processos de reabsorção são contínuos e obedecem ao movimento circular, diferentemente dos sistemas lineares, onde há princípio e fim.

Andressa Burgos, dona do brechó Desacervos, localizado em uma região nobre de São Paulo, é uma das clientes do Bazar em Rede da Vocação. Além de revender as peças do Bazar Vocação em seu e-commerce e sua loja física, a modista também “garimpa” por lá as peças que usa em suas criações. Segundo a empresária, “a geração Z é muito preocupada com a sustentabilidade, e preza muito pela qualidade dos produtos. Por isso, a procura por opções de consumo sustentável é cada vez maior e, hoje em dia, os brechós estão virando uma tendência”.

Já César Coelho, gerente de controladoria da Vocação e responsável pelo bazar, explica que além de reduzir o descarte de peças utilizáveis, e assim o volume de lixo depositado no meio ambiente, os brechós reduzem também a demanda pela produção de novas peças. “Isso contribuindo para a redução da emissão de gás carbônico, do uso de água, de recursos naturais e de produtos químicos pela indústria”, revela o executivo.

Além da proposta de reutilização, o Bazar em Rede da Vocação adentra o conceito de sustentabilidade ao se instalar nas regiões de atuação da instituição. “Na contramão da tradição de bazares solidários de São Paulo, que ocupam as regiões centrais de fácil acesso, onde se concentram pessoas com maior poder aquisitivo, o Bazar Solidário Vocação atua de forma descentralizada, com preços acessíveis, possibilitando que pessoas de baixa renda acessem bens de consumo de qualidade e durabilidade a preço justo”, finaliza Coelho.

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Governo de Minas Gerais terá planejamento de transportes realizado pela Infra S.A.

Próxima Postagem

La Sirène inaugura showroom em São Paulo

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas
Economia

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude
Economia

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025
SP: comércio deve faturar 5,4% no Dia das Mães em 2025, diz Fecomércio
Varejo

Dia das Mães: comércio de SP deve crescer 5,4% no período, diz Fecomércio

9 de maio de 2025
Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee
Economia

Consumidor de baixa tensão paga 3,8% na tarifa de energia com custos da MMDG, diz Abradee

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
La Sirène inaugura showroom em São Paulo

La Sirène inaugura showroom em São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.