Supermercados têm alta de 1,9% nas vendas e esperam bom fim de ano

Os mercados de autosserviço acumularam alta de 1,9% nas vendas reais, nos meses de janeiro a outubro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2017, segundo dados do Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Apenas em outubro, as vendas cresceram 0,45%, quando comparadas a setembro e 1,58% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O mês de dezembro deverá ser positivo para os supermercadistas, graças às festas de fim de ano. Os mercados já estão cheios de produtos desta época, como panetones e enfeites natalinos. A previsão é que as vendas cresçam 20%. “Nos próximos dias, mais de 84 milhões de brasileiros receberão o pagamento do 13º salário, que deverá injetar cerca de R$ 211 bilhões na economia, segundo estimativa do Dieese. Estamos otimistas e acreditamos que o rendimento adicional auxiliará em bons resultados para o nosso setor”, afirmou João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS.

A crise econômica e o cenário político incerto fizeram o consumidor ser mais cauteloso. “Após esse período, já percebemos que a confiança está voltando gradativamente, tanto para os empresários, quanto para os consumidores”, disse Sanzovo.

*Imagem reprodução

Sair da versão mobile