Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

O impacto das tecnologias de IA na indústria de alimentos no Brasil

Cristina Souza de Cristina Souza
4 de fevereiro de 2025
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
O impacto das tecnologias de IA na indústria de alimentos no Brasil

A Inteligência Artificial (IA) rapidamente redefine diversas indústrias ao redor do mundo. E a indústria de alimentos não é exceção. Com a crescente pressão por eficiência, inovação e personalização, tecnologias de IA tornam-se parte da resposta.

A aplicação da IA às prioridades organizacionais é o melhor caminho, pois o foco não é fazer parte de uma onda, mas entender o potencial de impacto e ROI (return on investment).

Na etapa de supply chain, a IA pode ser aplicada para otimizar a rastreabilidade, reduzir desperdícios e melhorar a eficiência energética. Sensores equipados com IA podem detectar imperfeições em frutas e vegetais, garantindo que apenas produtos adequados sejam processados, assegurando assim qualidade aos consumidores. Nesse exemplo é o uso de visão computacional na área de qualidade dos produtos que se destaca.

No mercado de combustíveis, a Shell, uma gigante do setor, acessa benefícios da IA ao integrar dados não estruturados para melhorar a eficiência operacional.

Nessa mesma direção, fabricantes de alimentos assumem a utilização de algoritmos de IA para prever a demanda do consumidor com maior precisão, permitindo ajustes na produção e redução de excessos de estoque.

Nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, a IA acelera a análise de tendências de consumo e dados de mercado para sugerir novas combinações de sabores ou ingredientes que atendam às preferências emergentes dos consumidores. Isso não só reduz o tempo dedicado ao processo de inovação, mas reduz os custos da área, além de aumentar a probabilidade de sucesso no mercado, seja pela assertividade, seja pela velocidade em corrigir.

A Adobe utiliza IA para otimizar processos internos e melhorar a experiência do cliente, uma abordagem que pode ser mimetizada para a indústria de alimentos. Por exemplo, chatbots alimentados por IA podem melhorar o atendimento ao cliente, fornecendo recomendações personalizadas e assistência em tempo real.

A implementação de frameworks para mensuração do impacto e retorno sobre o investimento (ROI) de novas tecnologias é crucial. Assim, a partir dos desafios identificados é possível estabelecermos métricas claras, como a redução de custos operacionais, eficiência da produção, redução de desperdícios e monitoramento de feedback do consumidor de forma dinâmica.

Embora as oportunidades sejam vastas, a adoção de IA na indústria de alimentos também apresenta desafios. Questões de conformidade regulatória, segurança de dados e a necessidade de requalificação da força de trabalho são fundamentais. Temos chamado isso de “alfabetização digital”. E é algo a estar na agenda de absolutamente todos os modais de negócios.

As empresas devem garantir que suas práticas de IA estejam alinhadas com as regulamentações locais e internacionais, especialmente em relação à segurança de alimentos, privacidade dos dados e práticas éticas.

A integração de tecnologias de IA na indústria de alimentos no Brasil direciona as empresas para um cenário de conquista de significativas vantagens competitivas. O setor responde por 10,8% do PIB do país. É fundamental que essa aceleração na adoção de novas tecnologias seja priorizada na agenda dos líderes. Mas que haja também um compromisso de compartilhamento e apoio às médias e pequenas indústrias do país.

Um sentimento de que somente juntos faremos essa transição.

Vamos nessa!

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Fini e Pipó transformam balas clássicas em pipoca gourmet em parceria inédita

Próxima Postagem

Centauro permite troca de produtos comprados online em lojas físicas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference
Artigos

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real
Artigos

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público
Foodservice

Collabs criativas se tornam caminho para a diversificação de portfólio e o alcance de público

3 de junho de 2025
Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas
Artigos

Datas sazonais no varejo: confira cinco estratégias de trade marketing para impulsionar as vendas

3 de junho de 2025
Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo
Varejo

Granado inaugura loja focada em seu catálogo de perfumaria no Iguatemi São Paulo

3 de junho de 2025
Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice
Artigos

Do Brasil para o mundo: o que aprendemos na NRA 2025 sobre tecnologia, experiência e o futuro do foodservice

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Centauro

Centauro permite troca de produtos comprados online em lojas físicas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.