Em 2024 houve um crescimento de mais de 10% na abertura de pequenos negócios, de acordo com um levantamento do Sebrae com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil. Somando os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o Brasil teve 4.158.122 pequenos negócios abertos durante todo o ano.
Apesar de me alegrar muito com esses dados, o novo empresário precisa saber que empreender vai muito além de criar um produto e colocá-lo à disposição do mercado. Trata-se de posicionar sua oferta de forma estratégica, garantindo que ela se conecte ao público certo, no momento certo e pelo preço correto. É um processo que requer mais do que entusiasmo: exige uma reflexão aprofundada sobre o mercado, os consumidores e a proposta de valor da marca.
Todo negócio nasce para suprir uma necessidade real e latente dos consumidores, por isso, é fundamental planejar estrategicamente, conectar-se ao público e oferecer valor ao mercado. Para garantir a sustentabilidade a longo prazo do negócio, o empreendedor deve manter o planejamento sempre a vista e engajar seus diretores na condução deste plano.
Empresas que tiveram sucesso em seus nichos, desfrutam hoje de um posicionamento de mercado que foi sendo construído com muita presença de marca, representatividade da sua comunidade e claro, uma boa solução para os problemas dos seus clientes. Afinal de contas, os clientes de uma empresa quando juntos, se tornam uma comunidade de pessoas com os mesmos problemas, dificuldades ou necessidades e sua empresa é quem resolve isso para todos. Por este e outros motivos, estar conectado com as pessoas é um passo crucial no sucesso de um negócio.
A pressa é inimiga da estratégia: 50,8% das empresas brasileiras decretaram falência em 2024
Na era digital é comum que marcas foquem exclusivamente na conversão final, o chamado “last click”, priorizando resultados de curto prazo. Embora essa abordagem pareça eficiente, ela muitas vezes ignora aspectos fundamentais que sustentam o sucesso de longo prazo: a construção de uma marca sólida, a retenção de clientes e a diferenciação em um mercado competitivo. Uma estratégia baseada apenas em mídia de performance pode gerar custos crescentes de aquisição, baixa fidelidade do cliente e, pior, uma marca que rapidamente cai no esquecimento.
Dados do Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais, mostram que o número de empresas que decretaram falências em outubro de 2024 apresentou um crescimento de 50,8% em relação ao mesmo período de 2023. Os pedidos subiram de 61 para 92. Para ajudar no entendimento deste número, existe um dado que diz o seguinte: apenas 10% das médias empresas no Brasil possuem planejamento de longo prazo. Esse dado é extremamente preocupante, pois empresas que vivem para gerar a receita do mês, têm sua estimativa de vida muito encurtada.
O pilar da estratégia
Criar uma estratégia requer uma narrativa coerente e alinhada entre o que sua marca promete e o que entrega. Quando esses elementos trabalham juntos, sua oferta ganha relevância, e sua marca se torna memorável no momento de decisão do consumidor. Pense, por exemplo, em marcas que se destacam pela consistência em suas estratégias de comunicação e precificação. Elas não vendem apenas produtos; oferecem experiências, valores e soluções que ressoam com o público. Esse alinhamento não é coincidência, mas o resultado de um planejamento cuidadoso que coloca o consumidor no centro da estratégia.
“Quem não é visto, não é lembrado”
Ser lembrado pelo consumidor é o verdadeiro diferencial em um mercado saturado. Isso é alcançado com uma combinação de técnicas: storytelling eficaz, campanhas que geram conexões emocionais, preços competitivos que refletem o valor percebido e equipes bem treinadas que entendem o posicionamento da organização.
Porém é importante reforçar que empreender com estratégia não é um gasto, mas um investimento. Estratégias claras e bem implementadas criam uma base sólida para o crescimento sustentável, transformando clientes em embaixadores da marca e garantindo relevância no longo prazo.
Na pesquisa “The Awareness Advantage Report”, relatório que aprofunda dados sobre a importância do brand awareness no cenário atual dos negócios, cerca de 45% dos consumidores afirmaram que compram mais frequentemente de marcas que compartilham histórias autênticas e inspiradoras.
O momento de refletir é agora
Como você está posicionando seu produto hoje? Sua estratégia de preço, marketing e experiência do cliente está alinhada? Sua marca é lembrada no momento de decisão? Responder a essas perguntas pode ser o ponto de partida para uma nova jornada em seu negócio. O sucesso demanda visão estratégica, resiliência e inovação.
Posicionar sua oferta dessa forma é o primeiro passo para alcançar vitórias. Com dedicação e aprendizado contínuo, é possível transformar sonhos em negócios sólidos e bem-sucedidos. Não esqueça, nunca é tarde para começar.
Eduardo Augusto é CEO da IDK.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
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