Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Web Summit Rio 2023: inclusão digital e as novas tecnologias

Ter acesso à tecnologia no Brasil não garante de fato a inclusão digital, principalmente se levarmos em consideração que boa parte da população ainda não se apropriou do uso da internet

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
4 de maio de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Web Summit Rio 2023: inclusão digital e as novas tecnologias

Nesta semana estamos sendo contemplados com um dos maiores eventos mundiais de inovação, tecnologia e empreendedorismo, o Web Summit, pela primeira vez no Brasil e trazendo temas importantes para o cenário digital brasileiro. Como já era previsto, um dos temas que está sendo repercutido no evento é a relação dos dados e o paradigma digital do Brasil, em que ficou claro que ter acesso à tecnologia não garante de fato a inclusão digital, principalmente se levarmos em consideração que boa parte da população ainda não se apropriou do uso da internet.

E aqui quero propor uma reflexão sobre o cenário complexo em que estamos inseridos, como destacado na palestra do Rodrigo Grunes, diretor-executivo de inovação da Vivo, ao evidenciar que 71% da população brasileira têm pelo menos uma rede social – a média global é de 59% – e passa mais de 9h diariamente no celular, onde um terço é navegando em redes sociais. Porém, sobre a inclusão digital, Grunes ressaltou que 40% dos estudantes em escolas públicas não têm acesso a computador ou ferramentas digitais no país, enquanto, nos EUA, há uma taxa de 94% de acesso às ferramentas de inclusão digital. Este contexto nos leva a entender por que existe um paradoxo entre o tamanho da complexidade de cada brasileiro com as informações do cenário digital.

A boa notícia é que, durante a edição deste ano, observei uma crescente evolução no interesse dos brasileiros em eventos de inovação e tecnologia. Mas vale a reflexão sobre o quanto estamos absorvendo de fato essas novas transformações no dia a dia das nossas empresas e instituições. Quando o assunto é inteligência artificial (IA), Cassie Korzyrkov, cientista-chefe de decisões do Google, foi precisa ao discutir o tema e tranquilizar a audiência de que a IA, na verdade, nos cerca há muito tempo, seja nas pesquisas e aplicações, como em canais de streaming, ou nas redes sociais, onde somos usuários de modo passivo das interações de inteligências artificiais de comportamentos e recomendações.

Sendo assim, o que mudou nesses poucos meses em que o assunto tem sido pauta? É que a partir de agora estamos utilizando esta ferramenta de modo direto, ativo e individual, estando disponível e acessível para todos e, por isso, agora o grande desafio é entendermos como essas novas tecnologias podem ajudar a resolver os problemas da nossa sociedade, das corporações e das pessoas, reflexão trazida por Korzyrkov.

Também não posso deixar de comentar a apresentação do Arthur Madrid, CEO da Sandbox, sobre o metaverso, um assunto que deixou de ser destaque nos eventos, mas ainda em amadurecimento no portfólio de algumas empresas, como a do próprio Arthur. Ele destacou que é preciso criar e desenvolver, juntos, o metaverso, ao apresentar o potencial já exercido pela sua marca com os parceiros e famosos que já utilizam a plataforma e interagem com os usuários. Acredito que o metaverso ainda vai ganhar força e voltar a ter grande destaque nos eventos. Talvez falte a participação das novas gerações nos ambientes de discussão sobre o projeto, visto que já nasceram nesse novo mundo digital, de metaverso e jogos como Fortnite, Roblox e Minecraft, por exemplo, que são grande sucesso entre o público.

Por fim, também tivemos debates sobre e-sports, com a grande apresentação da Nicolle “Cherrygumms” Merhy, CEO da Blackdragons, juntamente com o CEO da Loud, Bruno “PH” Bittencourt, falando sobre o contexto e a evolução do Brasil nesse segmento. Os jogos eletrônicos atualmente têm crescido bastante, em 2019, no Web Summit, em Lisboa, o mercado de e-sports já era maior que a soma dos mercados de filmes, música e esportes, com mais de USD$ 138 bilhões.

Nesse cenário de esporte digital, o que fica de aprendizado é que não são apenas times, são empresas organizadas para rentabilizar e gerar lucro. A relação com os fãs e a conexão com a comunidade são questões de gestão de oportunidade, cada jogo tem sua forma de comunicação e estratégia de marketing de acordo com o perfil de público e jogadores, sempre em prol da experiência. Um case de sucesso foi a criação do Player’s Bank, uma parceira da Loud com o Banco Itaú, criado especialmente para o público apaixonado por games. O e-sports é o entretenimento do futuro, provando que tecnologia e esporte têm total sinergia.

Matheus Manssur é superintendente comercial da ClearSale.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Western Alliance diz que notícia de que considera venda é ‘categoricamente falsa’

Próxima Postagem

Petrobras cria grupo de trabalho com China Energy International na área de energia renovável

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Petrobras cria grupo de trabalho com China Energy International na área de energia renovável

Petrobras cria grupo de trabalho com China Energy International na área de energia renovável

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

19 de maio de 2025
Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

19 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.