Vivo, Claro e TIM ativam 5G em bairros de São Paulo nesta quinta-feira

Operadoras estão trabalhando para ampliar o atendimento nos próximos meses

As operadoras Vivo, Claro e TIM anunciaram nesta quinta-feira, 4, o lançamento do 5G na cidade de São Paulo, após a cidade ter sido liberada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esta é a quinta capital a receber nova geração de internet móvel, depois de Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

O 5G das operadoras estará disponível para todos os clientes da empresas. Para acessar, é preciso possuir um aparelho compatível  e estar dentro da área de cobertura, sem tarifação extra pelo acesso.

A TIM anunciou que atenderá logo de cara 90% da população, com o sinal disponível em todos os bairros. Para essa cobertura mais avançada no começo, a operadora realizou uma atualização para o 5G de 1.000 das suas 1.050 antenas que já estavam instaladas e rodando no 4G.

Com isso, os equipamentos permitirão a ativação do 5G na faixa de 3,5 Ghz, com velocidade de tráfego de dados cerca de 10 vezes maior que a do 4G.

“Isso significa que 90% da população de São Paulo terá acesso imediato ao 5G de verdade”, afirmou o presidente da TIM, Alberto Griselli, em entrevista coletiva à imprensa.

Atualmente, a Vivo tem em sua base cerca de três milhões de clientes com aparelhos compatíveis 5G. A Claro conta com cerca de 2,6 milhões e a TIM tem cerca de 2,4 milhões de usuários que também já são compatíveis com o 5G.

Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente 10 segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.

Cobertura inicial

A Vivo vai cobrir, inicialmente, cerca de 54 bairros da capital paulista, enquanto a Claro divulgou a instalação em 52. As operadoras estão trabalhando para ampliar o atendimento nos próximos meses.

Nesta largada, as teles estão instalando as primeiras antenas, portanto o sinal ainda não chega à maior parte das áreas, mesmo dentro dos bairros anunciados (veja lista abaixo).

Bairros atendidos: Aclimação, Bela Vista, Brooklin, Brooklin Novo, Brooklin Paulista, Butantã, Campo Belo, Centro, Cerqueira César, Chácara Itaim, Chácara Santo Antônio (zona sul), Cidade Dutra, Cidade Jardim, Cidade Monções, Consolação, Higienópolis, Ibirapuera, Indianópolis, Itaim Bibi, Jardim América, Jardim das Acácias, Jardim Europa, Jardim Everest, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Liberdade, Mirandópolis, Moema, Morro dos Ingleses, Morumbi, Paraíso, Perdizes, Pinheiros, Real Parque, República, Santa Cecília, Santa Efigênia, Sé, Sumaré, Sumarezinho, Vila Anglo Brasileira, Vila Buarque, Vila Clementino, Vila Congonhas, Vila Cordeiro, Vila Gertrudes, Vila Madalena, Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Vila Olímpia, Vila Represa, Vila São Francisco, Vila Tramontano, Vila Uberabinha.

Com informações de Estadão Conteúdo: Circe Bonatelli

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: