Feriados de 2017 devem prejudicar o varejo em mais de R$ 10 bi

O varejo brasileiro deve ter uma perda de 10,5 bilhões de reais neste ano devido a feriados nacionais que emendam com finais de semana, segundo cálculos divulgados nesta segunda-feira pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Segundo a entidade, esse montante é 2 por cento maior que as perdas projetadas para 2016 uma vez que em 2017 haverá uma ponte a mais que no ano passado.

O setor de vestuário, tecidos e calçados deve perder cerca de 1,1 bilhão de reais com os feriados e pontes de 2017, crescimento de 23 por cento em relação a 2016.

Já o segmento de Outras Atividades, em que estão incluídas atividades como comércio de combustíveis, deve ter queda de 3,9 bilhões de reais este ano, 8 por cento a menos que no ano passado e o único com variação negativa, segundo a FecomercioSP.

A entidade divulgou ainda que o índice de confiança dos empresários do comércio da cidade de São Paulo em dezembro teve alta de 1,9 por cento ante novembro, para 97,9 pontos. Em comparação com dezembro de 2015, o índice apontou alta de 32,2 por cento no mês passado.

O índice varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

“Mesmo que ainda haja sinais de um desânimo típico de uma conjuntura de baixo crescimento, há ao mesmo tempo uma percepção de que a crise econômica está lentamente perdendo a força”, afirmou a entidade em comunicado à imprensa.

 

Fonte: Exame

Sair da versão mobile