Nesse início de ano, tivemos a oportunidade de palestrar no Retail’s Big Show, maior evento de varejo do mundo, promovido pela National Retail Federation (NRF). Abordamos no evento o tema “Consumidor do Amanhã” com base no estudo de movimentações culturais e comportamentais que a Mosaiclab realizou em 17 países, incluindo Brasil.
Refletimos na sessão sobre algumas tendências, como:
Aceleração da hiperconveniência
- Compras mais inteligentes e rápidas e importância do last mile;
- Impacto de Big Data e análise preditiva em recomendações sobre compra;
- Recomendações feitas por pessoas reais ou virtuais baseadas em uso de Inteligência Artificial;
- Maior abertura para serviços de assinatura; aluguel em vez de compra;
- Forte desejo pela real ominicanalidade;
- Valorização do consumo de proximidade.
Maior busca por experienciar, pelo sentir
- Crescimento do consumo intuitivo, privilegiando o que o consumidor “sente” ao consumir algo;
- Desejo latente experenciar o novo no futuro, mesmo entre pessoas que antes de 2020 não tinham essa aspiração devido à pressão do isolamento (viajar, sair, busca por entretenimento inovador, etc.);
- Virtualização das experiências, smart shop experiences, live commerce, metaverso, como já exploramos neste artigo.
Valorização e respeito ao meio ambiente e humanos (indivíduo, coletivo e aceitação das diferenças)
- Crescimento da importância da inclusão genuína (como aprofundamos neste artigo);
- Sustentabilidade ambiental cada vez mais latente como preocupação para a sociedade;
- Sustentabilidade humana, tendência que emergiu nesse estudo que trata da importância da qualidade de vida visando acesso e equilíbrio de três pilares: saúde e bem-estar, segurança emocional, física e digital e desenvolvimento educacional;
- Busca da hiperpersonalização (como comentamos nesse artigo).
O interessante é que muitas dessas tendências apontadas também foram abordadas em outras palestras e no pavilhão de inovações do evento. Compartilho aqui algumas soluções apresentadas na NRF 2021 alinhadas com as tendências e buscas do “Consumidor do Amanhã”:
Aceleração da hiperconveniência
- Alkemics: plataforma de colaboração para varejistas com foco em omnichannel;
- Shopopop: líder de entrega colaborativa na Europa;
- Verteego: plataforma preditiva com inteligência artificial;
- Fabric: centro de distribuição automatizado;
- Stylumia: previsão com inteligência artificial de tendências da moda.
Maior busca por experienciar, pelo sentir
- Wilkins Avenue Immersive: experiências de realidade aumentada para varejo.
Valorização e respeito ao meio ambiente e humanos (indivíduo, coletivo e aceitação das diferenças)
Acompanhar as tendências de consumo possibilita antecipar ações, inovar e engajar consumidores de forma mais efetiva. O evento deste ano reforçou o quando é relevante a criação dessas conexões verdadeiras com seus consumidores e o papel da tecnologia além do olhar humano nesse engajamento.
* “Tommorow’s Consumer – Consumidor do Amanhã” é um estudo de tendências realizado em 17 países (Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Canadá, Estados Unidos, México, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda, Portugal, África do Sul, China, Japão e Austrália.) Concepção, desenvolvimento e análise realizados pela Mosaiclab e campo online em parceria com a Toluna. Foram analisadas pela Mosaiclab mais de 500 variáveis tendências em comportamento e consumo, além de um extenso trabalho de cool hunting e data analytics.
Karen Cavalcanti é sócia-diretora da Mosaiclab, área de inteligência de mercado do Gouvêa Ecosystem
Imagem: Bigstock