Nove em cada dez PMEs contratam tecnologias de serviços para o B2B

O estudo foi realizado pelo Google, com base em entrevistas com tomadores de decisão de empresas que operam no Brasil

O mercado Business to Business (B2B) de serviços para empresas vem crescendo de forma acelerada. E as pequenas e médias empresas (PMEs) são as principais responsáveis por essa tendência, representando cerca de 90%. PMEs com até 49 funcionários contratam softwares, plataformas de serviços ou tecnologia, sendo os microempreendedores individuais (MEIs) os maiores contratantes (73%), seguidos pelas empresas de pequeno porte (EPPs) com 23%.

“Analisando a pesquisa e o momento do mercado, é nítido que as pequenas e médias empresas no Brasil buscam, cada vez mais, contratar soluções de tecnologia para facilitar o dia a dia e ganhar eficiência operacional”, explica Fernanda Doria, diretora de Negócios para Pequenas e Médias Empresas no Google Brasil.

O estudo foi realizado pelo Google, com base em entrevistas com tomadores de decisão de empresas que operam no Brasil, e aponta que cada empresa contrata de 3 a 4 soluções para diferentes áreas do negócio.

“O mercado de serviços para empresas no Brasil está em franca expansão, impulsionado principalmente pelas pequenas e médias empresas, que têm o desafio de construir negócios de sucesso”, ressalta Fernanda.

Comércio lidera adoção de tecnologia

No segmento de empresas com até 50 funcionários, o comércio lidera em contratação de soluções de tecnologia, com 79% das PMEs e 76% dos MEIs buscando ferramentas para otimizar seus negócios.

Nas empresas com mais de 250 funcionários, a indústria assume a liderança, com 44% das empresas entre 250 e 999 funcionários, enquanto seis entre dez das empresas com mais de 1.000 funcionários contratam soluções tecnológicas.

“Ao investir em tecnologia, as PMEs otimizam seus processos, aumentam a produtividade e se tornam mais competitivas, abrindo um leque de oportunidades para o crescimento do setor de serviços como um todo”, completa a executiva.

Em termos de volume de contratação, as soluções para gestão de recursos se destacam, estando presentes em cerca de 9 de cada 10 empresas (87%). Na sequência, compras (55%), logística (49%), marketing/CRM (46%), e-commerce (44%), educação (25%) e benefícios (24%).

As plataformas para e-commerce ganharam destaque, com 62% das empresas contratando esse tipo de solução pela primeira vez, a maioria delas (70%) nos últimos seis meses. Já as soluções de benefícios e educação são as que mais variam em volume de contratação entre portes de empresas, sendo priorizadas pelas empresas de grande porte.

Apenas 20% das MEIs contratam plataformas de benefícios, contra os 80% das companhias com mais de 1 mil funcionários. Em softwares de educação, os números variam de 19% (MEI) para 63% (mais de 1 mil funcionários).

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist