Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Gastos do consumidor com futebol aumentaram no Brasil em 2023

Pesquisa mostra domínio da Geração Y no consumo com clubes de futebol

Redação de Redação
5 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Pesquisa mostra domínio da Geração Y no consumo com clubes de futebol

Se o Brasil é considerado o país do futebol, nada mais justo do que o mesmo ser o esporte mais consumido do território. Um levantamento realizado pelo Itaú Unibanco referente ao primeiro semestre de 2023, revelou que houve um aumento nos gastos feitos por torcedores com clubes de futebol. Segundo a pesquisa, os valores consumidos nas compras subiram 8% em relação ao mesmo período de 2022. Já o volume total de transações cresceu 6%.

O estudo analisou os recortes de renda, clubes e gerações. Representando 40% dos gastos, a Geração Y (nascidos entre 1981 e 96) aparece no topo do ranking de consumo. Em seguida aparece a Geração X (1965 e 80), com 35% do total. Já a Geração Z (1997 a 2010) e os Babyboomers (1946 a 1964) simbolizam, 10% e 15%, respectivamente. Por outro lado, a Geração X e os Babyboomers possuem um tíquete médio maior, na faixa de R$ 142 por transação, ao passo que na Geração Z ele fica em R$ 110.

“É muito importante entender as mudanças de hábitos de consumo em dias atuais. Os dados servem para serem analisados e posteriormente trabalhar na criação de estratégias para cada recorte feito”, afirma Rene Salviano, CEO da Heatmap, agência que atua no mercado de marketing e patrocínio.

Quando o assunto são os clubes de futebol, o São Paulo é o time que mais fatura com a Geração Z. Os torcedores mais jovens do Tricolor Paulista representaram 14% do faturamento e 21% das compras realizadas. Passando para outro tricolor, no Fluminense a Geração X é a que mais consome, com 37% das transações e 39% do total gasto.

“Vale uma atenção especial para cada localidade brasileira. Nosso país é muito grande e as instituições precisam entender onde estão inseridas e se os números refletem o que acontece em suas realidades e, assim, buscar o melhor proveito dos dados que possuem em mãos, porque de nada adianta ter dados se não souber usá-los”, analisa Salviano.

De olho na renda

A pesquisa do Itaú também revela informações sobre a distribuição de gastos com base no perfil de renda dos torcedores de futebol: 48% dos gastos e 41% das transações são provenientes da parcela da população com renda superior a dez salários mínimos. Em contraste, aqueles que ganham até dois salários mínimos mensais representam apenas 10% do volume de transações e 12% das compras.

“Esses números evidenciam que, quanto mais o futebol for tratado de maneira profissional, com estratégias que possam transformar o torcedor também em cliente, mais os clubes e as organizações esportivas vão faturar. É necessário entender o que o cliente/torcedor quer, quando ele quer e como ele quer. Esse entendimento tornará o processo mais assertivo e aumentará o faturamento”, afirma Bernardo Caixeta, gerente de marketing e relações esportivas da marca de material esportivo Penalty.

Já de acordo com Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt Sport, também fornecedora de material esportivo, os dados revelam um cenário promissor para a indústria esportiva. “Isso reflete o poder da paixão esportiva como um motor econômico significativo. Nesse contexto, as marcas fornecedoras de material esportivo têm a oportunidade de se destacar, criando produtos e experiências que atendam a essa demanda crescente por itens esportivos personalizados e de alta qualidade”, revela o executivo.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Biofresh, da BRF Pet, lança tapete digital que guia os clientes em um petshop por meio da IA

Próxima Postagem

Biōme, marca de produtos em barra da Natura, chega ao e-commerce

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais
Inovação

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação
NRA Show

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa
Tecnologia

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV
Economia

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra
Economia

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025
Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios
Tecnologia

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados
Economia

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Biōme, marca de produtos em barra da Natura, chega ao e-commerce

Biōme, marca de produtos em barra da Natura, chega ao e-commerce

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

Grand Tour Italia encanta ao unir comida italiana e experiências culturais

19 de maio de 2025
Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

Com trilhas e sessões especiais, NRA Show 2025 reforça foco em conteúdo e interação

19 de maio de 2025
Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

Microsoft integra Grok, modelo de IA de Elon Musk, ao Azure, serviço de nuvem da empresa

19 de maio de 2025
Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

Economia brasileira cresce 1,6% no 1º trimestre, mostra prévia da FGV

19 de maio de 2025
China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

China diz que posição dos EUA sobre Huawei vai contra conversas em Genebra

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.