A paixão pelo universo geek e ativações de marcas que vão de produtos como brinquedos a óculos se destacaram na CCXP 2023, que comemorou seu aniversário de dez anos entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro no São Paulo Expo.
A edição foi marcada pelo recorde de marcas que participaram com patrocínios ou ativações. Nomes como Fanlab, Fanta, Lego, Bic, Outback e Chilli Beans engrossaram o coro de mais de 100 marcas que estavam presentes no evento e tiveram a chance de se conectarem com o público geek – que se revezava entre painéis de atores como Anthony Daniels, o C-3PO de Star Wars, e ativações como a mansão inspirada no novo filme da Barbie, que contava ainda com bonecos exclusivos da Mattel.
Com participação intensa no mercado, a categoria geek alimenta um mercado mundial com cerca de US$ 300 bilhões e movimenta R$ 21,5 bilhões no Brasil, de acordo com dados da Licensing International e Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). Os valores vêm de uma crescente: em 2020, o faturamento foi de R$ 21 bilhões, e em 2019, R$ 20 bilhões.
A Riachuelo foi uma das varejistas que enxergaram o potencial da categoria e, em 2022, lançou a marca Fanlab, criada como uma operação independente para comercializar produtos da cultura pop, como filmes, séries e jogos.
Atualmente, a Riachuelo é a maior detentora de licenças do mercado, segundo comunicado ao mercado divulgado pela companhia. O portfólio de produtos inclui roupas, itens colecionáveis e de decoração, assim como objetos do mundo pet. A companhia já contou com coleções com grandes franquias como Harry Potter, Marvel, DC, Sex and The City, Looney Tunes, Roblox, Free Fire, PKXD e outras mais.
Presente em festivais de música como o The Town, a varejista nerd marcou presença também na CCXP 2023 com um espaço de 540m² repleto de produtos dos principais universos do mundo pop e geek. Ao todo, mais de 400 modelos e 70 mil itens estavam disponíveis para quem passasse no pavilhão.
Para Julia Medeiros, gerente de Licenciamentos e head da Fanlab, o momento é favorável para o posicionamento da marca. “Todos conhecem a Riachuelo, mas a Fanlab tem apenas um ano”, afirma.
“Queremos criar um destino onde o fã encontre o universo do seu personagem. Sabemos que a camiseta temática é um item desejado e a compra é ligada ao emocional: o fã escolhe aquela peça porque ama o personagem”, explicou Medeiros.
Além da loja dentro da CCXP, a Fanlab ofereceu ativações do Snoopy e Rebel Moon, novo filme da Netflix dirigido por Zack Snyder — o diretor marcou presença no segundo dia do evento e esteve no estande da marca.
“As pessoas estão muito acostumadas com o demográfico de idade e sexo, mas estamos falamos de paixão. Às vezes, a criança não assistiu ao filme E.T. – O Extraterrestre (1982), mas a mãe adora e vai querer comprar um body para o seu filho”, afirma.
A Chilli Beans marcou presença entre os fãs com uma ativação em parceria com a Warner. Lá, o público vestiu o Chapéu Seletor da saga Harry Potter e descobria a sua “casa”. A experiência gerou fluxo para a loja, que contava também com best-sellers do mundo geek sob as temáticas do Star Wars, Dragon ball e Marvel, além de produtos exclusivos.
Telões chamativos em formato de óculos e tela de cinema também atraíram a atenção do nosso público, que parava para assistir conteúdos produzidos em real time.
“O mundo geek é um dos pilares da marca: são diversas coleções e collabs ao longo do ano. Participar dos principais eventos, como a CCXP, faz parte da nossa estratégia de estar sempre perto e ouvindo o que a galera geek quer e tem a dizer”, conta Caio Pamphilo, head de Marketing da Chilli Beans.
A estratégia para o lançamento de produtos para o público geek é seguido à risca pela marca, que segue o calendário de lançamentos de filmes e séries e fica de olho nas tendências que bombam dentro do segmento.
“O desenvolvimento dos produtos é avaliado por influenciadores do universo nerd parceiros da marca. O mundo geek é composto por um público antenado, dedicado e muito exigente com seus personagens e universos favoritos, então é uma grande responsabilidade produzir e lançar coleções à altura dessa galera”, afirma Pamphilo.
E-sports rouba a cena na CCXP 2023
A décima edição da CCXP sediou a segunda edição do Cbolão, um dos maiores campeonatos de League of Legends do mundo. A competição foi patrocinada pelo McDonald’s e contou com a participação de importantes streamers do meio, como Gustavo (Baiano) Gomes, Gustavo (Minerva) Queiroz e Matheus (Mylon) Borges. Juntos, as três personalidades reúnem 1,8 milhão de seguidores na Twitch.
A competição beneficente arrecadou mais de R$ 1 milhão para o Hospital de Amor, instituição brasileira que atende de pacientes com câncer.
https://twitter.com/i/status/1731405757474554174
O setor de fantasy games, um jogo online no qual os participantes escalam equipes virtuais com jogadores reais, liderou esse mercado com uma movimentação de US$ 12 milhões.
Imagens: Divulgação