Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Paixão pelo universo geek e ativações de marcas movimentam milhares durante a CCXP 2023

Com participação intensa no mercado, a categoria alimenta um mercado mundial com cerca de US$ 300 bilhões

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
5 de dezembro de 2023
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos
CCXP

A paixão pelo universo geek e ativações de marcas que vão de produtos como brinquedos a óculos se destacaram na CCXP 2023, que comemorou seu aniversário de dez anos entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro no São Paulo Expo.

A edição foi marcada pelo recorde de marcas que participaram com patrocínios ou ativações. Nomes como Fanlab, Fanta, Lego, Bic, Outback e Chilli Beans engrossaram o coro de mais de 100 marcas que estavam presentes no evento e tiveram a chance de se conectarem com o público geek – que se revezava entre painéis de atores como Anthony Daniels, o C-3PO de Star Wars, e ativações como a mansão inspirada no novo filme da Barbie, que contava ainda com bonecos exclusivos da Mattel.

Com participação intensa no mercado, a categoria geek alimenta um mercado mundial com cerca de US$ 300 bilhões e movimenta R$ 21,5 bilhões no Brasil, de acordo com dados da Licensing International e Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). Os valores vêm de uma crescente: em 2020, o faturamento foi de R$ 21 bilhões, e em 2019, R$ 20 bilhões.

A Riachuelo foi uma das varejistas que enxergaram o potencial da categoria e, em 2022, lançou a marca Fanlab, criada como uma operação independente para comercializar produtos da cultura pop, como filmes, séries e jogos.

Atualmente, a Riachuelo é a maior detentora de licenças do mercado, segundo comunicado ao mercado divulgado pela companhia. O portfólio de produtos inclui roupas, itens colecionáveis e de decoração, assim como objetos do mundo pet. A companhia já contou com coleções com grandes franquias como Harry Potter, Marvel, DC, Sex and The City, Looney Tunes, Roblox, Free Fire, PKXD e outras mais.

Presente em festivais de música como o The Town, a varejista nerd marcou presença também na CCXP 2023 com um espaço de 540m² repleto de produtos dos principais universos do mundo pop e geek. Ao todo, mais de 400 modelos e 70 mil itens estavam disponíveis para quem passasse no pavilhão.

Para Julia Medeiros, gerente de Licenciamentos e head da Fanlab, o momento é favorável para o posicionamento da marca. “Todos conhecem a Riachuelo, mas a Fanlab tem apenas um ano”, afirma.

“Queremos criar um destino onde o fã encontre o universo do seu personagem. Sabemos que a camiseta temática é um item desejado e a compra é ligada ao emocional: o fã escolhe aquela peça porque ama o personagem”, explicou Medeiros.

Além da loja dentro da CCXP, a Fanlab ofereceu ativações do Snoopy e Rebel Moon, novo filme da Netflix dirigido por Zack Snyder — o diretor marcou presença no segundo dia do evento e esteve no estande da marca.

“As pessoas estão muito acostumadas com o demográfico de idade e sexo, mas estamos falamos de paixão. Às vezes, a criança não assistiu ao filme E.T. – O Extraterrestre (1982), mas a mãe adora e vai querer comprar um body para o seu filho”, afirma.

 

1 do 11
- +
CCXP

A Chilli Beans marcou presença entre os fãs com uma ativação em parceria com a Warner. Lá, o público vestiu o Chapéu Seletor da saga Harry Potter e descobria a sua “casa”. A experiência gerou fluxo para a loja, que contava também com best-sellers do mundo geek sob as temáticas do Star Wars, Dragon ball e Marvel, além de produtos exclusivos.

Telões chamativos em formato de óculos e tela de cinema também atraíram a atenção do nosso público, que parava para assistir conteúdos produzidos em real time.

“O mundo geek é um dos pilares da marca: são diversas coleções e collabs ao longo do ano. Participar dos principais eventos, como a CCXP, faz parte da nossa estratégia de estar sempre perto e ouvindo o que a galera geek quer e tem a dizer”, conta Caio Pamphilo, head de Marketing da Chilli Beans.

A estratégia para o lançamento de produtos para o público geek é seguido à risca pela marca, que segue o calendário de lançamentos de filmes e séries e fica de olho nas tendências que bombam dentro do segmento.

“O desenvolvimento dos produtos é avaliado por influenciadores do universo nerd parceiros da marca. O mundo geek é composto por um público antenado, dedicado e muito exigente com seus personagens e universos favoritos, então é uma grande responsabilidade produzir e lançar coleções à altura dessa galera”, afirma Pamphilo.

 

1 do 2
- +

E-sports rouba a cena na CCXP 2023

A décima edição da CCXP sediou a segunda edição do Cbolão, um dos maiores campeonatos de League of Legends do mundo. A competição foi patrocinada pelo McDonald’s e contou com a participação de importantes streamers do meio, como Gustavo (Baiano) Gomes, Gustavo (Minerva) Queiroz e Matheus (Mylon) Borges. Juntos, as três personalidades reúnem 1,8 milhão de seguidores na Twitch.

A competição beneficente arrecadou mais de R$ 1 milhão para o Hospital de Amor, instituição brasileira que atende de pacientes com câncer.

https://twitter.com/i/status/1731405757474554174

Para além das tradicionais revistas em quadrinhos e filmes temáticos, o público geek expressa grande impacto no mundo dos jogos. O setor de games deverá movimentar mais de US$ 219 bilhões em receita em todo o mundo até 2024, segundo levantamento divulgado pela Euromonitor.
A pesquisa mostra que no último ano a indústria global de jogos eletrônicos conseguiu faturar mais de US$ 196 bilhões e, de acordo com projeções da PwC, o faturamento global até 2026 deverá chegar a US$ 321 bilhões. O negócio de games no ano passado movimentou US$ 2,4 bilhões no Brasil, consolidando o País como o maior mercado da América Latina.

O setor de fantasy games, um jogo online no qual os participantes escalam equipes virtuais com jogadores reais, liderou esse mercado com uma movimentação de US$ 12 milhões.

Imagens: Divulgação 

Postagem anterior

Fazendo o DTC (direto ao consumidor) rentável

Próxima Postagem

AliExpress e Google Pay começam parceria para pagamento

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz
Economia

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos
Indústria

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos
Economia

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo
Notícias

Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

22 de maio de 2025
Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário
Economia

Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

22 de maio de 2025
Câmara aprova reajuste de 9% para servidores em 2025, com impacto de R$ 17,9 bilhões
Economia

Câmara aprova reajuste de 9% para servidores em 2025, com impacto de R$ 17,9 bilhões

22 de maio de 2025
Maior fundo de pensão do Canadá tem 47% de portfólio nos EUA e computa perda na AL com Brasil
Economia

Maior fundo de pensão do Canadá tem 47% de portfólio nos EUA e computa perda na AL com Brasil

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
AliExpress diz que imposto para compras internacionais prejudica população brasileira

AliExpress e Google Pay começam parceria para pagamento

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025
Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

Garoto antecipa contratações para a Páscoa de 2026 e abre 300 vagas para a produção de ovos

22 de maio de 2025
Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

Ministro da Previdência anuncia parceria com Correios para consulta de descontos

22 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

Com apoio do CEO da LVMH, Veesion capta R$ 243 mi para expandir IA antifurtos no varejo

22 de maio de 2025
Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

Gripe aviária: RS conclui desinfecção de granja em Montenegro; começa vazio sanitário

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.