Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mais lições da NRF 2024: ética como força motriz da Inteligência Artificial e a atitude das lideranças na transformação dos negócios e da sociedade

Cristina Souza de Cristina Souza
6 de fevereiro de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Food, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Mais lições da NRF 2024: ética como força motriz da Inteligência Artificial e a atitude das lideranças na transformação dos negócios e da sociedade

A NRF promove um ambiente de discussão de novas tendências e direções que impactam o varejo e o consumo. Mas, também, de encantamento para nós, líderes brasileiros, pois podemos nos sentir próximos de profissionais que representam grandes empresas e que, a partir da sua visão e liderança, tornam concretos movimentos admiráveis.

Como membro do time de mentores convidados pela Gouvêa Experience, cuja minha responsabilidade no evento é cobrir tudo o que envolve ESG – Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) – de vez em quando, eu gostaria que houvesse um L de leadership (liderança) integrado de forma obrigatória à sigla -, divido aqui os meus aprendizados.

Pessoalmente, como método, eu registro tudo o que é técnico e invisto um percentual do tempo olhando aquela liderança como pessoa. A atitude, a forma, o conjunto das mensagens trazidas, a abordagem e se isso me leva a acreditar mais ou menos naquela empresa, me conectar com as mensagens e reforçar que todos os processos e tecnologias suportam o sucesso das pessoas. Inclusive, pesquiso balanços, mídias e site para complementar a visão.

No meu artigo anterior, falei sobre sustentabilidade, então, gostaria de começar falando sobre governança. Dentre tudo o que abarca esse tema e, buscando criar um paralelo com a Inteligência Artificial, que se tornou a potencial resposta para entregar escala em eficiência operacional e vendas nas empresas, destaco essa notícia publicada em 05 de fevereiro, que traz exatamente o ponto que eu gostaria de aprofundar.

Ética versus Inteligência Artificial. Um algoritmo processa dados, gera um resultado e finaliza sua tarefa. Já a inteligência artificial é capaz de aprender a realizar uma tarefa e construir o seu algoritmo. Porém, o start do processo de programação da IA vem do ser humano. E a observação e validação sobre o que está sendo desenhado como processo de decisão também dependem de nós.

Por exemplo, usar a Inteligência Artificial para excluir pessoas de processos seletivos por terem um conjunto de características que uma determinada empresa possui é um modelo agressivo de exclusão, invisível e incontrolável por quem está em busca de um emprego.

Tomar a decisão que determinada pergunta do cliente indica fraude pode ser outro grande problema, pois a Inteligência Artificial não tem empatia. Enfim, tem muita coisa boa, mas ainda tem muito trabalho pela frente, talvez até uma jornada de transparência da Inteligência Artificial aplicada às empresas.

A imagem com o título “Desafio das lideranças” ilustra o resumo de uma pesquisa realizada com mais de 13 mil CEOs, homens e mulheres de mais de 24 diferentes segmentos, cobrindo os macromercados mundiais. Fato é que os líderes que hoje estão à frente das empresas, sabem o que é importante, mas ainda se sentem pouco preparados para isso.

Então, paramos o movimento pró-Inteligência Artificial? De forma alguma. A visão é de aceleramos a preparação das lideranças e dos times para que a ética seja mais do que um ponto dentro de uma sigla. Mas uma verdadeira atitude com a nossa sociedade.

Avançando agora para o âmbito do S, de social, é importante lembrar que evoluímos do conceito de costumer centricity para o client obsession e chegamos agora ao human obsession. Ou seja, sermos empresas, líderes e times realmente apaixonados por pessoas: comunidade, parceiros de negócios, funcionários e clientes, construindo pontes cada vez mais verdadeiras.

A Dick´s, eleita varejista do ano, uma empresa familiar, diz tratar seus funcionários como família. A Amazon tem em suas paredes estampado o texto “consumer obsession” (apaixonados/obsessivos por clientes) e, em todas as interações, eles reforçam como se comprometem a evoluir continuamente a experiência do cliente.

Magic Johnson Enterprises, a holding do ex-jogador de basquete Magic Johnson, diz atuar fortemente para apoiar jovens afro-americanos a terem mais oportunidades, reduzindo a disparidade de acesso em relação a jovens brancos.

Muito bom, mas ainda insuficiente. Vamos seguir fazendo mais porque a construção do futuro realmente depende de atitude.

Um abraço e até breve

Cristina Souza é CEO da Gouvêa Foodservice.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Retail Media conecta indústria e varejo à decisão de compra com inteligência de dados e insights

Próxima Postagem

História, emoção e tecnologia transformam lojas em pontos de experiência e aumentam conversão das marcas

Cristina Souza

Cristina Souza

Cristina Souza é sócia-fundadora e CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa que apoia o setor com metodologias híbridas e ágeis.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
História, emoção e tecnologia transformam lojas em pontos de experiência e aumentam conversão das marcas

História, emoção e tecnologia transformam lojas em pontos de experiência e aumentam conversão das marcas

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.