As marcas O Boticário e Natura são as mais lembradas pelos consumidores que pensam em dar presentes neste Dia das Mães. É o que mostra um levantamento feito pela MindMiners para mapear comportamento de consumo, preferências e vínculo emocional em uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro.
De acordo com a pesquisa, os consumidores, a marca que vem primeiro à mente dos consumidores é O Boticário lidera com 23% de menções espontâneas relacionadas ao Dia das Mães. Ela é seguida por Natura (com 14% das menções), Avon (3%), Samsung (3%) e Marisa (3%).
Ainda segundo o levantamento, moda e acessórios fazem parte da categoria mais escolhida para presentear. Mas as marcas de beleza e cuidados pessoais dominam o ranking de lembrança dos consumidores.
“As marcas que conseguem construir uma associação consistente com datas comemorativas colhem resultados significativos de reconhecimento e vendas. O Boticário e Natura, por exemplo, têm investido há anos em campanhas que conectam seus produtos com o significado emocional do Dia das Mães, criando uma associação forte na memória dos consumidores”, explica a CMO da MindMiners, Danielle Almeida.
Categorias de presentes mais escolhidas para o Dia das Mães:
- Moda e acessórios: 48%
- Artigos de beleza e cuidados pessoais: 44%
- Flores e plantas: 25%
- Itens personalizados (canecas, camisetas, etc.): 25%
- Alimentos e bebidas: 20%
“A diversidade de categorias mostra que o Dia das Mães é uma oportunidade para muitos segmentos do varejo. No entanto, chama atenção que as marcas mais lembradas não são necessariamente das categorias mais compradas. Isso revela um potencial inexplorado para marcas de moda e acessórios construírem uma associação mais forte com a data”, observa a especialista.
Compra e investimento
A pesquisa da MindMiners identificou, ainda, que 52% dos consumidores optam por uma “lembrancinha” no Dia das Mães. Já 29% escolhem investir em um presente mais caro. Apenas 19% afirmam não comprar nada.
Além disso, 64% dos consumidores afirmam prestar atenção no que a pessoa está precisando, 57% escolhem algo que sabem que a pessoa deseja e 18% pedem ajuda de outra pessoa para escolher.
“Percebemos um comportamento de compra cada vez mais consciente e significativo. O consumidor atual busca presentes com propósito e valor emocional, mesmo quando opta por itens mais simples. As marcas que conseguem comunicar essa conexão entre produto e afeto tendem a se destacar na data”, complementa Danielle.
A pesquisa “Datas que Movimentam: Especial Dia das Mães” foi realizada com 2 mil pessoas, homens e mulheres, acima dos 18 anos, de todas as regiões do País e das classes A, B e C.
Imagem: Envato