Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Consumidor desconfia de descontos e maioria não vai comprar na Black Friday

Entre os que pretendem aproveitar as promoções, 66,1% disseram que já estão monitorando os preços

Redação de Redação
6 de setembro de 2021
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
A um mês da Black Friday, alguns produtos já registram aumento nos preços

Criada para fisgar os consumidores através de superdescontos, a Black Friday ganhou a desconfiança de que as promoções não são reais. Segundo uma pesquisa feita pelo site Reclame Aqui, 79,5% dos brasileiros não têm intenção de comprar nada no evento de promoções.

Entre os motivos citados para não participar do evento, 64,4% disseram que na Black Friday não tem promoções de verdade. Outros 15,4% citaram os preços altos por conta da pandemia. A fata de dinheiro (8,3%), não precisa de nenhum produto novo (6,6%) e já aproveita promoções durante o ano todo (5,3%) foram outras opções citadas.

O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 16 de agosto com 23.594 visitantes do site. “Num mundo de pandemia, a Black Friday ganha contornos cada vez mais peculiares porque a gente está vivendo especialmente no Brasil uma trajetória de inflação em alta, dos preços aumentando. E isso é percebido pelo consumidor, o que adiciona já a tradicional desconfiança de não encontrar grandes descontos na Black Friday e essa percepção de que os preços só vão aumentar e que vai ser muito difícil ter grandes promoções. Isso é uma inteligência coletiva que o consumidor já começa a demonstrar”, diz Edu Neves, CEO Reclame Aqui.

De olho nos preços

Neves destaca que entre os consumidores que pretendem aproveitar as promoções, 66,1% disseram que já estão monitorando os preços – 38,1% estão há mais de seis meses acompanhando as promoções. “É importante que os lojistas tragam descontos reais possíveis e que não sacrifiquem os níveis de serviços, ou seja, que se ‘meu desconto possível é de 15%, então é 15%; se for 20%, então que seja de 20%’ porque se o consumidor perceber que ele tem um desconto real ali na ponta e ele já se preparou para comprar ele vai converter a compra”, diz.

O preço será um fator decisivo para 72% dos consumidores que pretendem aproveitar a Black Friday, seguido pela reputação da empresa, com 10,3%. Outros motivos citados foram: valor do frete (5,8%), condições de pagamento (5,3%), avaliações dos produtos (4,1%) e atendimento das lojas (2,5%). As vendas online serão o principal canal de compras, com 62,3%, seguidas pelas lojas físicas, com 18,7%.

Imagem: BigStock

Postagem anterior

Com marketplace, Giuliana Flores quer diversificar opções de presentes

Próxima Postagem

Sem restrições e com Dia dos Pais, varejo paulistano cresce 17,9% em agosto

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi
Economia

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa
Economia

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria
Tecnologia

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa
Economia

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista
Notícias

Alckmin: há uma expectativa de R$ 16 bi em resultados financeiros no setor varejista

12 de maio de 2025
China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil
Economia

China ampliará em US$ 27 bilhões investimentos no Brasil

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Sem restrições e com Dia dos Pais, varejo paulistano cresce 17,9% em agosto

Sem restrições e com Dia dos Pais, varejo paulistano cresce 17,9% em agosto

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

Evitando culpar tarifas, Apple cogita aumentar preço do iPhone e usar IA para melhorar bateria

12 de maio de 2025
Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

Nissan demite 10 mil trabalhadores em todo o mundo, diz imprensa japonesa

12 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.