Camicado impulsiona estratégia digital com novos canais de social selling

Vendas por redes sociais e WhatsApp já correspondem a 5% do faturamento da empresa

A Camicado, varejista brasileira de artigos para casa e decoração, lançou três ações para impulsionar as vendas por redes sociais e reforçar sua estratégia omnichannel: a rede ampliou o Camistars, iniciativa que treina e bonifica vendedores que compartilham sugestões de produtos em suas redes sociais, e o Camilovers, programa de marketing de afiliados, e está levando a novas lojas o projeto Gerentes Digitais, plataforma de inteligência de vendas que permite que cada estabelecimento crie conteúdo personalizado nas redes sociais.

Após teste em algumas lojas em março deste ano, o Camistars foi ampliado para 100% da rede em junho. No programa, os vendedores das lojas físicas realizam publicações em suas redes sociais explicando detalhes sobre produtos selecionados por eles mesmos, gerando ainda cupons de descontos. A ação tem se revelado um ótimo negócio para todos: os vendedores aumentaram sua remuneração média em 20%, e os consumidores passaram a receber ofertas exclusivas.

Hoje, o Camistars já corresponde a 7% de todas as vendas da Camicado no varejo online. Além disso, o tíquete fica, em média, 50% acima do registrado nos estabelecimentos, graças ao perfil assistido da venda.

“O Camistars valoriza ainda mais a experiência de compra pelos canais digitais, gera aproximação e conexão entre a marca e os clientes e torna os colaboradores protagonistas desta comunicação com o consumidor, que hoje ultrapassa o âmbito da loja física”, afirma o diretor da Camicado, Natan Anaf.  

Impulso para programa de afiliados

Digitalizar a força de venda, aproveitando as oportunidades nas redes sociais e no WhatsApp, também é a proposta da plataforma Gerente Digital, que tem sido implementada em um número crescente de lojas da Camicado. A solução dá autonomia para que as equipes de loja criem conteúdo e priorizem produtos conforme a realidade de cada região, personalizando suas próprias postagens no Facebook e no Instagram.

Além disso, a ferramenta permite georreferenciar a publicidade, focando apenas nos consumidores do entorno daquela unidade. Atualmente, 10 das 122 lojas participam do projeto, e a meta é triplicar a adesão até 2023.

Com a iniciativa, a Camicado usa inteligência de mídia digital de performance para aumentar o engajamento do público local com as unidades contempladas, o que contribui para incrementar o resultado financeiro delas.

A incorporação da tecnologia é estratégica para potencializar ainda mais as vendas via redes sociais e, principalmente, WhatsApp. Em 12 meses, as encomendas pelo App de mensagens cresceram 800%, e hoje já correspondem a 8% das vendas via canais digitais. Além disso, o WhatsApp representa um tíquete médio 50% superior ao do varejo físico.

Outra frente de vendas impulsionada pela Camicado é o Camilovers, seu programa de marketing de afiliados, realizado por meio da plataforma SocialSoul. Através dela, influenciadores digitais escolhem os produtos que desejam promover e anunciam em seus próprios perfis de redes sociais e aplicativos de mensagens. Os links gerados para venda identificam o afiliado para remunerá-lo com uma comissão líquida de até 11%. Hoje, a ação já mobiliza 1,1 mil afiliados e corresponde a 5% das vendas do site da empresa.

Atualmente, as vendas por redes sociais e WhatsApp correspondem a 5% do faturamento da Camicado, número que deve seguir crescendo diante das novas iniciativas.

“Seja em nossas lojas físicas ou por meio dos canais digitais, nosso foco está em oferecer ao nosso cliente uma experiência omnichannel fluida e sem fricção, que supere suas expectativas, gerando encantamento”, conclui Anaf.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist