Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

NBA Store eleva ao máximo a experiência do consumidor

Global merchandising da empresa no Brasil participou do Bconnected 2023 e contou sobre as estratégias por trás das lojas da marca

Gustavo Grohmann de Gustavo Grohmann
6 de outubro de 2023
no Destaque do dia, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
NBA Store eleva ao máximo a experiência do consumidor

O momento do varejo é de foco total no consumidor e em suas experiências com a marca escolhida. Não que em algum período o cliente tenha deixado de ser importante. Só que muitas empresas, por questões de mercado, evoluções tecnológicas ou simplesmente para entrarem na onda e seguirem a tendência do vizinho, acabaram deixando o consumidor um pouco de lado. Não na NBA no Brasil.

“Quando começamos a promover mais a NBA para o mercado brasileiro, resolvemos fazer um jogo amistoso entre Wizards e Bulls. Queriam que de última hora eu comprasse uma camisa do Bulls para algum dirigente vestir na apresentação do projeto. Mas era impossível. Não existiam lojas que vendiam e entregavam na hora uma camisa de um time da NBA. Foi aí que percebemos a chance que tínhamos aqui no Brasil”, revelou Sergio Perrella Filho, global merchandising da NBA no Brasil, ao participar do Bconnected 2023, um dos maiores eventos de gestão de negócios e franquias da América Latina, promovido pelo Grupo Bittencourt.

O mercado brasileiro estava pronto para a NBA. Mas o foco da marca, já lá em 2013, na época do episódio relatado acima, era na experiência que o consumidor poderia ter, ou melhor, deveria ter ao entrar em uma NBA Store. Já que apenas uma parte muito pequena do fã brasileiro de basquete poderia acompanhar de perto uma partida da NBA, o mínimo que uma loja oficial da marca poderia fazer era tentar proporcionar de alguma forma esse gostinho a ele.

“Na primeira loja que abrimos aqui no Brasil eu arrumei uma dor de cabeça para o escritório dos EUA. Porque eu queria colocar aqui uma tabela oficial para que o pessoal pudesse dar alguns arremessos entre uma compra e outra. O pessoal dos EUA achou que eu estava maluco e que não daria certo. Mas eu entendi que de certa maneira devíamos isso ao fã brasileiro da NBA. Bati o pé. E no final deu certo. Estou trabalhando na NBA até agora e hoje a tabela virou item essencial para todas as lojas da marca”, contou Perrela.

O olhar para a experiência do consumidor acabou trazendo novos modelos de lojas para a marca. Atualmente são três tipos, em uma tentativa de elevar cada vez mais a experiência do cliente: NBA Store, NBA Store Arena e NBA Park. “Se na NBA Store temos a tabela obrigatória, na Store Arena temos uma quadra oficial. Podemos montar clínicas de basquete, aulas, eventos. No Brasil temos no Rio e em São Paulo. E, voando ainda mais alto, criamos em Gramado a primeira NBA Park do mundo. Quadra, espaço kids, espaço para eventos, games, muita coisa. E sempre relacionado ao basquete”, revelou o executivo.

Três cestas de três para encantar

Ter o fã brasileiro no foco da NBA Store passou de idealização inicial para um planejamento fixo e fundamental alinhado aos objetivos da marca. Atualmente são nove pontos inegociáveis e de atenção total: “basquete em primeiro lugar”, “conhecendo o basquete”, “mídias sociais”, “dados”, “game”, “arte, música e estilo de vida”, “ativações de parceiros”, “NBA.com” e “restaurantes”.

“O basquete é nosso core. Ele está em primeiro lugar. Colocar a bola na mão das pessoas. Das crianças. Proporcionar essa experiência. Possibilitar que os consumidores conheçam a história do basquete. Ter espaços instagramaveis, onde as pessoas consigam medir a sua altura ao lado de um jogador específico. Conhecer nossos fãs pelos dados colhidos e entender o que eles querem. Proporcionar jogos de basquete no videogame. Relacionar áreas como arte e música ao basquete, já que 85% do nosso público hoje não joga basquete. Precisamos nos relacionar com eles de outra forma. Estar sempre abertos e convidando parceiros que acabam gerando engajamento. Ter um grande cuidado com nossa loja online pensando muito na omnicanalidade. E prestar muita atenção na parte de gastronomia. É incrível como a gastronomia tem uma relação com o resultado da loja”, contou Sergio Perrella.

Para ele, tudo isso faz com que a experiência do consumidor valha a pena. “Quando um cliente se conecta emocionalmente com a sua marca, ele passa a ser um fã. E um fã da sua marca tem muito mais valor do que simplesmente um consumidor. Isso faz a diferença”, finalizou o executivo.

Imagens: Gustavo Grohmann

Postagem anterior

Franchising e os negócios nada óbvios

Próxima Postagem

Nos EUA, Tesla reduz preços dos veículos Model 3 e Model Y

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem
Eventos

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025
Prédio que pretende ser o mais alto do mundo terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi
Economia

Senna Tower terá apartamentos de R$ 28 mi a R$ 300 mi e quer ser o prédio mais alto do mundo

12 de maio de 2025
Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa
Economia

Nova faixa do Minha Casa Minha Vida gera 190 mil simulações de crédito na Caixa

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Tesla mira securitização de pelo menos US$ 1 bi lastreado em veículos elétricos arrendados

Nos EUA, Tesla reduz preços dos veículos Model 3 e Model Y

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.