Governo do Rio Grande do Sul lança “Monitor de Estiagem” com informações do clima no Estado

Nova ferramenta faz parte do programa Supera Estiagem, que pretende olhar a questão da falta de chuvas sob uma ótica permanente

O governo do Rio Grande do Sul acaba de lançar o site Monitor de Estiagem, que dispõe de informações sobre a situação da estiagem no Estado em tempo real e análise climática. Conforme nota da Secretaria de Agricultura gaúcha, a nova ferramenta faz parte do programa Supera Estiagem, que pretende olhar a questão da falta de chuvas no Estado sob uma ótica permanente.

“O monitor reúne informações das variações de disponibilidade hídrica e seus prejuízos e as ações governamentais, possibilitando a revisão de iniciativas e proposições mais assertivas”, disse, na nota, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

A plataforma teve, ainda, como base três pilares: informações espaciais, com a geoespacialização de todos os municípios que estão em situação de emergência; padronização e análise de dados e divulgação das informações de forma intuitiva e objetiva. O monitor também oferece links para ferramentas externas, como a Sala de Situação e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).

De acordo com o monitor, 416 municípios decretaram situação de Emergência, 415 contam com Homologação Estadual,  414 contam com Reconhecimento Federal. Cerca de 3.779.64 cidadãos foram afetados pela seca.

O desenvolvimento do monitor foi coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), com colaboração da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. As melhorias foram implementadas pela Codex, especialista em soluções de gestão e análise de informação.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock 

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist