Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Maximizando lucros: a arte da gestão de estoques em 5 passos

Opinião de Mercado de Opinião de Mercado
7 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Maximizando lucros: a arte da gestão de estoques em 5 passos

Caminhar sobre o fio da navalha parece ser o esporte diário de muitos varejistas. Equilibram-se entre dois extremos. De um lado, há quem opte por estar super estocado para não perder vendas em hipótese alguma. O desafio aqui são os altos investimentos relacionados a esta decisão, que impactam a rentabilidade do negócio. De outro, há quem opte por um estoque mínimo e perde oportunidades de vendas por falta de produto na loja, frustrando o seu cliente final.

Nenhum dos dois polos é desejável. O ideal é garantir uma gestão de estoques inteligente e dinâmica e, para isso, há cinco passos a seguir.

O primeiro deles é conhecer e adotar o conceito HBT, um acrônimo do termo em inglês Head, Belly and Tail, que qualifica os itens como sendo de alto, médio e baixo giro. Quando faltam na loja os itens de alto giro, temos um problema. Não apenas há um impacto negativo sobre o resultado das vendas, como os consumidores saem da loja com uma experiência ruim. Já quando o mesmo se dá com itens de giro baixo, o estrago é bem menor.

O segundo passo é a busca diária pelo estoque ótimo. A gestão de estoques inteligente já não se baseia tanto em previsões de venda, mas, sim, no remanejamento inteligente de itens no dia a dia. E isso é possível por meio do ajuste dinâmico das metas de reposição, com base nas vendas que efetivamente estão acontecendo agora, em tempo real. A ideia é alcançar ciclos de reposição com respostas rápidas, de olho nas variações de demanda.

Chegamos ao terceiro passo: saber o que, de fato, priorizar no reabastecimento. Na prática, quando falamos de reabastecimento, queremos chegar a um equilíbrio que contemple a entrega de um produto por seus fornecedores, em uma ponta, e o atendimento da demanda do consumidor, na outra. A questão é que, quando se dá a quebra de estoque, é importante saber priorizar o que e quais lojas reabastecer primeiro, com decisões bem embasadas em informações. A ideia é garantir que produtos de alto giro sempre estejam disponíveis, em particular, nos pontos de vendas estratégicos. É aí que seus esforços precisam ser concentrados.

O quarto passo prevê que é necessário estar preparado para as datas promocionais do comércio. Estamos falando aqui das oportunidades geradas por datas sazonais como Dia das Mães, Black Friday e afins, e como nos preparar com antecedência. Nesses casos, os padrões de demanda são bem atípicos. Portanto, é preciso conhecer as tendências que se manifestaram no passado, antecipar o comportamento do consumidor e fazer o ajuste fino do estoque para aproveitar o aumento de demanda que normalmente acontece nestas ocasiões.

Por fim, o quinto passo diz respeito às transferências de estoques entre lojas. Isto é, retirar o que há em excesso em algumas lojas e realocar os itens para outras, cujos estoques estejam baixos ou então desprovidas de produtos. Com isso, maximizamos as oportunidades de vendas e garantimos a satisfação do cliente nas lojas. Esse passo requer a identificação de padrões de excesso e de escassez em toda a rede, ponto a ponto, assim como a tomada de decisão para redistribuir o estoque ao longo da cadeia de lojas de forma eficiente e inteligente.

É importante ressaltar que a tecnologia, especialmente a Inteligência Artificial (IA), desempenha um papel fundamental na implementação eficaz dos cinco passos mencionados acima. Com o auxílio da IA e sua capacidade de análise preditiva, o varejo pode dar um salto significativo em direção à eficiência operacional.

Igor Melo é especialista em Retail-Tech e country manager da Onebeat
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

Sodexo leva micromercado autônomo para escola em São Paulo

Próxima Postagem

O que um líder de varejo precisa fazer para impulsionar resultados de forma inteligente e eficaz?

Opinião de Mercado

Opinião de Mercado

Relacionados Posts

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível – Acerto Final
Varejo

Urban e Paramount lançam coleção inspirada no capítulo final de Missão Impossível

16 de maio de 2025
IA no varejo e no consumo: do potencial para a prática
Artigos

IA no varejo e no consumo: do potencial à prática

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
O que um líder de varejo precisa fazer para impulsionar resultados de forma inteligente e eficaz?

O que um líder de varejo precisa fazer para impulsionar resultados de forma inteligente e eficaz?

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile