FedEx planeja testar entrega autônoma de carga com drones

Aeronave pode carregar de 300 a 500 quilos de carga de forma autônoma e entregá-la por via aérea até 300 milhas

A FedEx Express, uma subsidiária da FedEx Corp. e a maior empresa de transporte expresso do mundo, fechou parceria com a Elroy Air para testar o sistema de carga aérea autônoma que a empresa está desenvolvendo.

Com sede na Califórnia, a Elroy Air está construindo o primeiro sistema de carga aérea de decolagem e pouso vertical autônomo (VTOL) de ponta a ponta. Segundo o site Supply Chain Management Review, a FedEx Express quer usar o equipamento nas operações logísticas de médio prazo da empresa, movendo embarques entre locais de triagem.

A iniciativa faz parte de seu esforço para explorar e adotar tecnologias emergentes em suas redes. O crescimento exponencial do e-commerce acelerou a demanda por soluções confiáveis e eficientes de transporte e logística em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

A FedEx acredita que a inovação e a automação contínuas melhorarão a segurança, a eficiência e a produtividade dos 600 mil funcionários da empresa.

“A FedEx foi construída sobre inovação e estamos sempre olhando para novas tecnologias para ajudar a melhorar o setor logístico por meio de uma melhor segurança, eficiência e atendimento ao cliente”, disse Joe Stephens, vice-presidente sênior de planejamento global, engenharia e tecnologia da FedEx Express. “Estamos ansiosos para continuar testando e aprendendo ao longo de nossa colaboração com a Elroy Air.”

Assinatura de aeronaves autônomas

A Elroy Air anunciou sua assinatura de aeronaves autônomas Chaparral em janeiro de 2022. A aeronave Chaparral é um sistema de carga aérea eVTOL que pode carregar de 300 a 500 quilos de carga de forma autônoma e entregá-la por via aérea até 300 milhas. O Chaparral é capaz de voos de longo alcance sem a necessidade de infraestrutura adicional, como aeroportos ou estações de carregamento.

“Estamos orgulhosos de trabalhar com a FedEx para construir a próxima geração de logística expressa”, disse Kofi Asante, vice-presidente de desenvolvimento e estratégia de negócios da Elroy Air. “Quando você não está limitado por desafiar a infraestrutura, o tráfego ou os aeroportos, a logística pode alcançar mais pessoas, mais rápido do que nunca. Estamos ansiosos para trabalhar juntos para criar um novo futuro para como levarmos mercadorias para as pessoas ao redor do mundo.”

A FedEx e Elroy Air trabalham juntas desde janeiro de 2020 na busca de certificações para iniciar os testes de voo em 2023.

Projeto-piloto no Brasil

No Brasil, a empresa anunciou um projeto-piloto para uso de motos elétricas nas operações logísticas no Brasil. O objetivo global da companhia é ter toda a frota de coleta e entrega de pacotes composta por veículos elétricos até 2040.

A meta faz parte das ações da empresa para obter operações neutras em carbono até a mesma data. Para ajudar a atingir esse objetivo, a FedEx está destinando mais de US$ 2 bilhões de investimento inicial em três áreas principais: eletrificação de veículos, energia sustentável e sequestro de carbono.

O projeto-piloto está sendo realizado em Recife (PE) e Brasília (DF) com a colaboração de duas startups: a Voltz e a Origem, ambas fabricantes de motos elétricas.

“Com essa iniciativa, a FedEx dá mais um passo em direção ao futuro sustentável que almeja. A partir de um resultado positivo, planejamos estudar a inclusão de motos elétricas na nossa frota em um futuro próximo”, diz Eduardo Araújo, diretor de logística da FedEx no Brasil.

Ele destaca que o projeto-piloto analisará a autonomia das motos, levando em consideração os perfis da rota e do condutor, o peso da carga e a distância a ser percorrida.

Com informações de Supply Chain Management Review
Imagem: Divulgação

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist