Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Transformação digital sem educação corporativa?

Luiz Guilherme Baldacci de Luiz Guilherme Baldacci
7 de abril de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Transformação digital sem educação corporativa?

Após dois anos de pandemia, aqui no Brasil iniciamos o retorno à vida sem distanciamento e máscaras. O trânsito nas ruas das grandes capitais comprova que a rotina de trabalho fora de casa está voltando por aqui. Eventos presenciais de grande porte, como a Campus Party Brasília, realizada entre os dias 23 e 27 do mês passado, voltam a acontecer. Aos poucos vamos retomando a “antiga vida normal”, em comunidade, o bom e velho relacionamento pessoal em carne e osso, e com sorriso no rosto! Mas qual foi o legado desse longo tempo de distanciamento social em nossas vidas?

Sem sombra de dúvidas, a aceleração da transformação digital foi o maior transformador dos hábitos e da rotina nos lares e na vida das famílias. Reuniões virtuais, aulas online, lives, social commerce, banco digital, Pix, compre online e retire na loja, canais de streaming e uma série de novos costumes foram consolidados em nossa rotina de vida. É o primeiro passo para que tenhamos a transformação digital acontecendo de fato na sociedade, pois ela não se consolidará sem uma transformação cultural. Mas será que esses novos hábitos aconteceram em todas as camadas da sociedade?

Infelizmente, o abismo social que temos entre as diferentes camadas da sociedade brasileira não permitiu que classes menos favorecidas usufruíssem do universo digital para incorporar novos hábitos na rotina de vida. A escassez de recursos em grande parte desses lares torna a transformação cultural e digital de nosso país um desafio adicional. A educação pública durante a pandemia é o maior exemplo de como será difícil fazer uma transformação digital por aqui. As escolas públicas não tiveram recursos para manter aulas virtuais. Os estudantes, muitas vezes, não tiveram acesso à internet e, assim, foram dois anos de estagnação na preparação de jovens para um mundo mais tecnológico e digital. Como podemos reverter esse cenário?

Há aproximadamente um ano, o ex-presidente Michel Temer disse em um evento para lideranças do varejo que “O país precisa de unidade e ação”. Nesse mesmo evento, o ex-presidente falou da importância do varejo e do consumo para retomar o crescimento. Os dois aspectos pontuados por Temer são, em meu ponto de vista, a chave para iniciarmos a reversão do cenário e conseguirmos qualificar nossa mão de obra para um futuro mais promissor em nosso Brasil. A sociedade civil tem que estar unida e agir de maneira coesa, exigindo que haja projetos concretos de geração de emprego por parte da esfera pública, principalmente no setor de varejo e consumo. Mas como o varejo poderá ser relevante na transformação das pessoas e da cultura digital?

O varejo é o setor privado que mais gera postos de trabalho no Brasil. O varejo tem uma malha extremamente capilarizada e chega nas regiões mais distantes e menos desenvolvidas. Esses dois pontos fazem o setor varejista ampliar seu potencial de contribuição para a qualificação de nossa mão de obra. Já se foi o tempo em que “qualquer pessoa respirando serve para ser vendedor de loja”. Por outro lado, vivemos um cenário de baixíssima qualificação profissional em nosso mercado de trabalho ameaçando a produtividade das operações. Os varejistas podem, e devem, assumir o protagonismo da qualificação profissional no Brasil. Se não fizerem, correm o risco de serem devorados pela baixa produtividade e elevados custos operacionais. Mas será que os varejistas estão prontos para esse protagonismo?

A educação corporativa nunca foi prioridade de investimento no setor varejista. Treinar para quê, se o turn over no varejo é altíssimo? Esse pensamento era (ou ainda é) comum na cabeça dos líderes de varejo. O cenário mudou. Pensar nas pessoas deve ser a prioridade número 1 de todas as esferas da sociedade. Esse foi o maior ensinamento da pandemia. Talvez ainda não seja o maior aprendizado, mas acredito que estamos caminhando juntos para que seja. O Boticário é um exemplo de investidor na qualificação das pessoas e usa uma experiência imersiva, em metaverso, para capacitar e desenvolver continuamente as pessoas que fazem a empresa ser o que é. Mas, será que investir em qualificação dos colaboradores é uma novidade?

Paulo Camargo, CEO da Arcos Dorados, franquia responsável pela operação do McDonald’s na América Latina e Caribe, diz que “Em primeiro lugar é preciso ter empatia” e que as “As pessoas precisam se conectar às estratégias”. As palavras de Camargo foram ditas quando apresentava sua visão sobre metaliderança. Qual será a turbina de sucesso do McDonald’s? Não deve haver apenas uma turbina, mas, com certeza, a prioridade na qualificação de seus jovens colaboradores é uma das mais potentes delas. Obrigado, McDonald’s pelo exemplo de longa data em transformar jovens entrantes no mercado como caminho para o sucesso de toda a sociedade. E você? Já está priorizando a educação corporativa em sua empresa?

Luiz Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

FedEx planeja testar entrega autônoma de carga com drones

Próxima Postagem

Home office: 9 em cada 10 brasileiros querem seguir com esse modelo de trabalho

Luiz Guilherme Baldacci

Luiz Guilherme Baldacci

Guilherme Baldacci é sócio-diretor da Friedman, empresa da Gouvêa especializada em Gente, Gestão, Talentos e Treinamento. Baldacci possui mais de 25 anos de carreira focada no varejo e ampla vivência em gestão de operações em empresas de franchising e consultoria.

Relacionados Posts

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior
Foodservice

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas
Marketing

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente
Economia

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças
Gestão

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil
Varejo

Farmácias, saúde e beleza lideram o uso do WhatsApp para atendimento e vendas no Brasil

9 de maio de 2025
 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC
Artigos

 A relevância está no centro. Saiba por que sua indústria está atrasada no DTC

9 de maio de 2025
Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável (e parar de desperdiçar energia digital à toa)
Artigos

Cinco maneiras de usar Inteligência Artificial de forma mais sustentável

9 de maio de 2025
Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados
Varejo

Sete em cada dez brasileiros participam de programas de fidelidade de supermercados

9 de maio de 2025
Próxima Postagem
home office

Home office: 9 em cada 10 brasileiros querem seguir com esse modelo de trabalho

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

Adaptando-se aos gostos locais, Giraffas leva sabores brasileiros para o exterior

11 de maio de 2025
Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

Meta apresenta novas soluções de marketing para criadores e marcas

11 de maio de 2025
Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

Anac: slots da Voepass em SP ficam disponíveis a aéreas a partir de amanhã temporariamente

10 de maio de 2025
WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

WTorre faz tabelinha com times paulistas para crescer em arenas

10 de maio de 2025
MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

MagaluBank tem novo CEO; confira outras mudanças

10 de maio de 2025
Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

Ipem-SP lança plataforma para ajudar consumidor a identificar bomba de combustível antifraude

9 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.