Esse ano tivemos a honra de conduzir uma delegação composta por 30 líderes do foodservice brasileiro à NRA Show 2019. Além da feira, fizemos visitas complementares que reforçaram e mostraram na prática o que de fato está pujante, como se aplica ao dia a dia das empresas e pessoas, e finalizamos com o Foodservice Executive Summit, trazendo grandes nomes dos setores de tecnologia, consultoria, pesquisa e delivery. Bom demais! A seguir compartilho com vocês alguns insights que deverão ser complementados no evento que realizaremos no próximo dia 25 de junho, em São Paulo.
Vamos começar irreverentes! Meu drink por gentileza! Sexy, cool, trend é o que o setor de mixologia representa hoje nas operações americanas. E não vão pensando que a ideia é estimular somente o consumo de alcoólicos. Também! Mas os mixologistas surpreenderam com as opções não alcoólicas brincando com chás, cafés, sucos, frutas, vegetais e muito gelo! Essa é uma nova e importante fonte de receitas para os negócios de foodservice. Mas… não venham com drinks quase bons. Invistam! Não percam essa oportunidade.
A transição alimentar que vivemos na atualidade provoca a discussão e a consciência sobre a qualidade do que comemos em relação a nutrição, equilíbrio e sustentabilidade. Explode o termo “Plant Based”, traduzindo: Alimentação Baseada em Plantas. E aí… vem uma infinidade de produtos, que nos últimos 24 meses tiveram os lançamentos intensificados também aqui no Brasil: maionese, massas, pizzas, salsichas, pães, bolos, queijos, iogurtes, inúmeros outros itens e o icônico… Impossible Burguer. Yeah!!! Ele realmente lembra carne na textura, é bem temperado, suculento tem um leve defumado, além do visual… parece carne de verdade. No final… ele chama a atenção para o tema, mas esse mercado cresce a passos largos no mundo e no Brasil.
Alguns especialistas durante a feira referenciaram que, em três anos, 70% da população americana fará pelo menos uma das suas refeições do dia 100% plant based. Agora… estamos preparados? Nossa agricultura suporta essa migração de consumo? Nutricionalmente continuaremos saudáveis? Tem orgânico para atender esse mercado? Se for plant based e os insumos forem transgênicos, tudo bem? Ou seja… são novas e mais perguntas. Mas isso é muito bom.
O mercado de alimentação como um todo se movimenta sobre esse assunto e o segmento de alimentação fora do lar tem a obrigação de entregar e tangibilizar isso tudo na ponta. Vai conseguir a um preço acessível? Mais desafios… O que nós estamos vendo é uma vontade política enorme de todos os elos da cadeia então… está em nossas mãos fazer acontecer porque a demanda, o desejo e a necessidade existem!
Ainda não se decidiu se sua operação precisa ser digitalizada? Não pense. Haja! Em nossa visita à loja do McDonald´s, cuja proposta integra sustentabilidade associada a tecnologia e pessoas para entregar uma ótima experiência aos clientes, ouvimos que quando a pessoa compra no totem, em geral, ela gasta mais! Porque não tem fila atrás pressionando… há uma sugestão complementar, a customização é fácil, é rápida e gentil, o cliente tem tudo à sua frente, na ponta dos dedos.
Em outra rede, a Sweet Green, o conceito peça no app e retire na loja movimenta o restaurante de duas formas: evita a pressão por mais assentos na unidade e reduz custos com entregas: para cliente ou para a loja, otimizando o ponto de vendas. Colateralmente, as duas redes compartilharam que hoje atuam de forma intensa sobre os dados dos clientes e seus rastros digitais. Essas informações têm ajudado em cada ponto de contato com a rede/loja: estoques, estratégias de marketing, mix e a estratégia das empresas.
Até o próximo!
NOTA: Pós NRA Show 2019 | Restaurant Trends – Dia 25 de junho de 2019, entre 9h e 13h, no Auditório Cubo (Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olímpia, São Paulo).
Inscrições em: https://www.sympla.com.br/pos-nra-show-2019—restaurant-trends__542996
Acompanhe em nosso site e mídias sociais: www.gslibbra.com.br | linkedin | facebook | instagram.
* Imagem reprodução