Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Década sombria ou volta por cima? No fundo, depende de nós

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
7 de junho de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Década sombria ou volta por cima? No fundo, depende de nós

Com a imagem do Cristo Redentor com máscara de oxigênio na capa, a chamada sobre a década sombria do Brasil e as matérias especiais sobre o tema, a “The Economist” da semana criou a sensação de um soco no estômago em quem insiste em acreditar no Brasil. E vale refletir sobre tudo isso e o papel do setor empresarial na transformação da realidade.

Década sombria ou volta por cima? No fundo, depende de nós
Capa da revista “The Economist” desta semana

Não é a primeira vez que a revista, uma referência global pela acuidade de seu conteúdo e pela repercussão de suas matérias, premia o Brasil com uma reportagem especial com uma visão realista, embasada, porém extremamente crítica, sobre nossa realidade e perspectivas. E que provoca inevitáveis e profundas reflexões.

Ao longo do tempo recente, o enfoque variou da surpresa positiva em novembro de 2009 com a capa com o Cristo Redentor decolando como um foguete – “Brazil takes off” – e as matérias valorizando o comportamento da economia e do País. Apenas quatro anos depois, em setembro de 2013, o mesmo Cristo Redentor na capa, em voo sem rumo, ilustrava a chamada-interrogação e o País teria estragado tudo – “Has Brazil blown it?”

Agora, passada pouco mais de uma década, a chamada-provocação sobre os erros do período.
É inegável e ninguém de bom senso e minimamente informado vai contestar os desacertos que temos cometido como Nação, desperdiçando oportunidades e nos distanciando das economias mais desenvolvidas, exclusivamente por nossas próprias opções e escolhas. Se nada for feito estruturalmente, o fosso só vai aumentar.

Década sombria ou volta por cima? No fundo, depende de nós
Cristo Redentor em duas capas da revista “The Economist” em menos de 15 anos

“Mind the Gap” foi o título do momentum de março de 2019, logo após termos usado essa expressão no fechamento do 7º Fórum Lide do Varejo para alertar sobre esse crescente distanciamento que o País vive das economias e sociedades mais desenvolvidas, exatamente pelos equívocos das escolhas e a insistência em continuarmos fazendo as mesmas coisas esperando resultados diferentes – o que, como se propala, seria a definição de insanidade.

De fato, matérias como essas, o clima político, os desacertos na condução das questões durante a pandemia, as perspectivas geradas pela execrável polarização para as eleições presidenciais do próximo ano, o desemprego, o tempo demandado para a retomada plena, o aprofundamento dos desequilíbrios sociais, econômicos e regionais e tudo o mais são frustrantes.

Mas não deveriam nos fazer perder o rumo e a esperança. Muito ao contrário. Deveriam nos fazer refletir sobre nossa própria atitude e postura como líderes de setores empresariais.

A visão de que nosso papel é gerar emprego e resultados e que as questões que envolvem o País devem ser foco dos poderes institucionais – Executivo, Judiciário e Legislativo – não se sustenta. É exatamente a síntese do continuar fazendo a mesma coisa esperando resultado diferente.

Nunca se debateu tanto, tão profunda e extensamente, sobre nossos erros e acertos. Nunca se discutiu tanto sobre os caminhos possíveis e estamos exatamente no ponto em o que se desenha é mais do mesmo, que já sabemos como termina: mais desigualdade, mais insanidade, mais perda de tempo e oportunidade.

Vamos focar em tomar conta de nossos negócios, enquanto o País de deteriora em quesitos fundamentais?

Mais do que nunca, é tempo de o setor empresarial, por seu preparo, visão, competência, conhecimento e capacidade de articulação, entrar no campo que envolve os grandes temas nacionais para atuar de forma decisiva para criar uma outra realidade, uma outra perspectiva.

Afinal, são as lideranças desses setores que criaram empreendimentos relevantes em termos globais nas mais diversas áreas, como agricultura, alimentos, bebidas, aeronáutica, varejo e muito mais.

É preciso sair da zona de conforto do cuidar de forma visionária e competente de nossos negócios para cuidar de forma responsável do País.

Que essa matéria, a chamada de capa da The Economist, e tudo mais que lemos, ouvimos e debatemos sejam mais elementos para precipitar reflexões mais profundas, para além do debater e ouvir, para agir para transformar essa mais do que incômoda, porém verdadeira, realidade.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado & Consumo.

Postagem anterior

Unilever e iFood se unem para apoiar o setor de alimentação fora do lar

Próxima Postagem

Rede de varejo chinesa Miniso cresce no ritmo de uma loja por dia

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
NRA Show

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Rede de varejo chinesa Miniso cresce no ritmo de uma loja por dia

Rede de varejo chinesa Miniso cresce no ritmo de uma loja por dia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Pfizer compra a Global Blood Therapeutics por US$ 5,4 bilhõesPfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa 3SBio para desenvolver medicamento contra câncer

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

20 de maio de 2025
My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

20 de maio de 2025
Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.