A foodtech Food To Save atingiu a marca de 2 milhões de pedidos em seu aplicativo e triplicou a receita nos últimos 12 meses de operação. No total, a empresa gerou mais de R$ 22 milhões em receita incremental aos estabelecimentos parceiros e mais de R$ 30 milhões em economia a seus usuários.
Após dois anos depois de sua fundação, a marca expandiu seu negócio para 20 cidades e conta com mais de 1,5 milhão de clientes, além de 3 mil estabelecimentos parceiros, como a rede hoteleira Accor, Cacau Show, Rei do Mate, Kibon, Zé Delivery, Ambev, Nestlé, Unilever, e mais.
Supermercadistas como Hortifruti Natural da Terra, Supernosso e Supermercado Zona Sul também fazem parte do quadro de parceiros da Food To Save.
O aplicativo conecta lojas e restaurantes a pessoas engajadas em combater o desperdício de alimentos para comprar itens próximos da data de validade com até 70% de desconto.
“Desperdício no varejo é um gargalo tecnológico e financeiro. Em muitos casos, as perdas são tão grandes quanto as receitas. Sem necessidade de cadastros complexos ou integrações complicadas, os produtos são facilmente categorizados e otimizados para venda, criando uma estratégia robusta para redução de desperdícios”, conta Flávia Pini, sócia da HiPartners.
Desperdício na cadeia produtiva
Cerca de 96% das empresas afirmam descartar alimentos, de acordo com um estudo intitulado “O Alimento que Jogamos Fora – Causas, consequências e soluções para uma prática insustentável“, realizado pela MindMiners em parceria com a Nestlé. O estudo trouxe diversos insights a respeito do desperdício de alimentos e de que forma a população e as empresas podem adotar medidas para combater o problema.
Participaram do levantamento 2 mil entrevistados da população e 500 proprietários e colaboradores de empresas. O estudo mostra que apenas 4% das empresas no ramo alimentar afirmam não desperdiçar alimentos e realizam o reaproveitamento de forma adequada. Além disso, 54% dessas empresas admitem realizar o descarte com certa frequência.
“O alimento tem o poder de transformar vidas, assim como de causar impactos significativos no meio ambiente. Na Nestlé, temos o compromisso global de reduzir 50% das emissões de CO2 até 2030”, comenta Barbara Sapunar, diretora-executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil. Ela afirma que, diminuindo o desperdício, é possível economizar recursos, energia e ainda diminuir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.
Mesmo com alto percentual de empresas que praticam o desperdício alimentar, 66% das empresas e colaboradores do setor e 75% das pessoas em geral consideram de responsabilidade da população o descarte adequado e a redução do desperdício de alimentos. No entanto, de acordo com o estudo, a maior parte do desperdício não ocorre dentro das residências dos consumidores finais.
Imagem: Shutterstock
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