Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Não é só futebol: a transformação digital da Copa do Mundo

Carlos Carvalho de Carlos Carvalho
7 de dezembro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Não é só futebol: a transformação digital da Copa do Mundo

Todos já estão cansados de saber que a transformação digital é essencial para manter qualquer negócio em pé. Independentemente da área de atuação, investir em inovações tecnológicas é o que faz com que uma empresa se mantenha bem posicionada na concorrência. Não é diferente com o futebol. De qualquer forma, a aceleração digital chegou à Copa do Mundo de 2022, conhecida como a mais tecnológica de todas.

O Catar, local escolhido para sediar a Copa deste ano, é um dos países mais ricos do mundo. Em 2021, seu PIB chegou a US$ 179 bilhões, de acordo com o Banco Mundial. Por consequência, já era esperado que a Copa do Mundo de 2022 seria diferenciada, sem contar com o fato de ser a primeira realizada no Oriente Médio e no final do ano. Mas não se sabia que as tecnologias teriam um papel de protagonismo nos jogos, desde as roupas dos jogadores até a arquibancada onde ficam os torcedores.

Em 2018, se nos mostrassem a imagem de uma bola sendo carregada na tomada e falassem que assim seria a próxima Copa, seria difícil de acreditar. Mas essa é a realidade. Uma imagem das bolas oficiais da Copa sendo carregadas viralizou nas redes sociais e chamou a atenção das pessoas.

A Al Rhila, como é chamada a bola desenvolvida pela Adidas em parceria com a tecnologia da empresa Kinexon, tem um sensor de toque e movimento que fornece informações precisas aos árbitros de vídeo (VAR). Os dados captados pelo sensor são combinados com o rastreamento dos jogadores, que é feito a partir das câmeras do campo, a fim de evitar erros durante o Mundial. Esse sensor é alimentado por uma bateria recarregável, o que explica a imagem que viralizou.

As novidades não se limitam aos campos de futebol. O Catar é um país quente e suas temperaturas podem chegar até 41º C. Pensando no bem-estar dos visitantes, os estádios foram construídos com uma tecnologia avançada de resfriamento. Um centro de energia foi instalado perto dos estádios para levar água fresca aos canos instalados em diversos pontos da arena. Assim, no momento em que a água é distribuída, o ar gelado é empurrado ao campo e à arquibancada, o que proporciona um clima agradável aos jogadores e torcedores.

Além de ser a Copa do Mundo mais tecnológica da história, as inovações também prometem entregar o Mundial mais sustentável já visto. Em entrevista à Agência de Notícias Brasil Árabe (Anba), o diretor de Relações com Parceiros e Sustentabilidade do Comitê Supremo de Entrega e Legado da Copa do Catar, Jassim Al Jaidah, falou sobre as ações que o país adotou para garantir a sustentabilidade do evento, entre elas estão a disseminação do descarte correto do lixo e a conquista da certificação GSAS (Global Sustainability Assessment System). Al Jaidah explicou que a estratégia adotada pelo país foi baseada em cinco eixos principais: econômico, ambiental, humanitário, social e governamental.

Com isso, além da grande presença da transformação digital na Copa, também podemos observar a influência das iniciativas de ESG (Ambiental, Social e Governança). A necessidade de digitalização, assim como as de ações focadas em governança, na sociedade e no meio ambiente, não está limitada às grandes empresas.

Todos os negócios precisam acompanhar e se adaptar às inovações do mercado. A Copa do Mundo de 2022 nos mostrou isso. Não é só futebol.

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Montana Grill expande operação com abertura de unidades em Goiás e Minas Gerais

Próxima Postagem

Com conceito de supermercado e restaurante, Dom’s Kitchen abre 2ᵃ unidade em Chicago

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho

Carlos Carvalho é CEO da Truppe!, empresa especializada na alocação de profissionais e apoio estratégico da área de tecnologia. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, atuando em empresas nacionais e multinacionais, nas verticais de indústria, varejo, finanças, saúde, consultorias e serviços. ​

Relacionados Posts

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA
Destaque do dia

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada
Varejo

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025
iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado
Artigos

iFood e Uber juntas: um exemplo de metafusão no varejo de serviços e no mercado

19 de maio de 2025
Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Dom's Kitchen & Market

Com conceito de supermercado e restaurante, Dom's Kitchen abre 2ᵃ unidade em Chicago

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Microsoft Brasil lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

Microsoft lança curso para ajudar pequenos empreendedores a aplicar IA nos negócios

19 de maio de 2025
Pix lidera em número de transações no Brasil em 2024, mas TED segue na frente em valores movimentados

Pix lidera em número de transações em 2024, mas TED segue na frente em valores

19 de maio de 2025
Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

19 de maio de 2025
Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios

Santa Catarina proíbe entrada de aves vivas e ovos férteis oriundos de 12 municípios gaúchos

19 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

Estúdio Jacarandá, referência em arquitetura e design de varejo no Brasil, abre escritório nos EUA

19 de maio de 2025
A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

A loja do futuro: experiência, conexão e inteligência integrada

19 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.