Com este artigo, iniciamos a série sobre Inteligência Artificial aplicada aos negócios! Meu objetivo é ajudar você a aterrissar tantos conceitos que estamos escutando e conseguir materializar como a IA pode ser útil no seu negócio!
Mas afinal, de onde vem a IA? Ela teve o seu conceito definido em 1950, na Universidade de Carnegie Mellon, pelos cientistas Herbert Simon e Allen Newell, que criaram o primeiro laboratório dedicado a IA dentro de um ambiente acadêmico.
E por que criaram? A IA é uma ciência que, associada à engenharia, tem como função simular o pensamento humano através de máquinas inteligentes que possam aprender, raciocinar, interpretar e tomar decisões de formas semelhante aos seres humanos com a finalidade de reduzir erros, propor soluções e facilitar rotinas.
E para os negócios, qual o pulo do gato? A IA está presente em todo e qualquer processo dentro de uma empresa. Ela veio com a missão de fazer a diferença no dia a dia das empresas, começando pelas inúmeras melhorias na otimização de processos, facilitando a captação e a fidelização de clientes, reduzindo os custos operacionais e, com isso, aumentando a competitividade e trazendo ganhos consideráveis nos resultados.
E do que ela se alimenta? De onde vem a base para que ela possa dar todos esses resultados? Dados. Isso mesmo, os dados da empresa são a base da IA. A empresa precisa inicialmente ter uma cultura data-driven, ou seja, os dados serão o principal ingrediente para as tomadas de decisão e para os planejamentos estratégicos. Tudo vai acontecer a partir dos dados. O sucesso de um projeto de IA depende totalmente dos dados, desde a coleta, processamento e análise dos dados gerados pela própria empresa.
Quais as principais entregas da IA para os negócios? O investimento em IA pode projetar exponencialmente o desempenho do seu negócio, trazendo insights através das análises dos dados que são capazes de mudar completamente o caminho a ser percorrido e os resultados que serão alcançados.
Resumindo o que falamos acima, alguns resultados que um projeto de IA pode trazer para o seu negócio:
- otimização de processos,
- aumento de produtividade,
- facilitação para captação e fidelização de consumidores com um suporte eficiente,
- atendimentos personalizados,
- redução de custos operacionais,
- cruzamento de informações,
- melhora da competitividade e aumento de vendas,
- melhora na comunicação interna com colaboradores, fornecedores e clientes,
- análises preditivas e decisões mais assertivas,
- proteção contra ameaças virtuais, como fraudes e ataques cibernéticos.
O que vimos nesse primeiro episódio é que os dados são o início, meio e fim de um projeto de IA bem-sucedido. A confiabilidade dos dados é a chave de acesso para que a IA possa fazer o seu trabalho. As empresas que querem ter a IA como sua principal aliada para o progresso precisam começar “adubando” a terra para colher os melhores dados.
A implantação de um projeto de IA precisa de métricas bem definidas para nortear a geração de dados e o desenho de um projeto único, que será o da sua empresa.
As empresas, dos mais variados segmentos, precisam ter um projeto de IA para chamar de seu. Esse é um caminho sem volta para manutenção e crescimento do seu negócio.
Vejo vocês no próximo episódio com mais sobre IA aplicada aos negócios.
Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagem: Shutterstock