Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • INOVAÇÃO
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • NRA SHOW
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • OPINIÃO
    • ARTIGOS
    • COLUNISTAS
  • ESPECIAIS
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • PODCAST MERCADO&CONSUMO
    • BANDNEWS FM
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
    • CAMPUS PARTY
    • BLACK FRIDAY
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

IA, de onde vem, do que se alimenta e o que entrega?

Episódio 1: Entendendo como a Inteligência Artificial pode ser útil no seu negócio

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
8 de março de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
IA, de onde vem, do que se alimenta e o que entrega?

Com este artigo, iniciamos a série sobre Inteligência Artificial aplicada aos negócios! Meu objetivo é ajudar você a aterrissar tantos conceitos que estamos escutando e conseguir materializar como a IA pode ser útil no seu negócio!

Mas afinal, de onde vem a IA? Ela teve o seu conceito definido em 1950, na Universidade de Carnegie Mellon, pelos cientistas Herbert Simon e Allen Newell, que criaram o primeiro laboratório dedicado a IA dentro de um ambiente acadêmico.

E por que criaram? A IA é uma ciência que, associada à engenharia, tem como função simular o pensamento humano através de máquinas inteligentes que possam aprender, raciocinar, interpretar e tomar decisões de formas semelhante aos seres humanos com a finalidade de reduzir erros, propor soluções e facilitar rotinas.

E para os negócios, qual o pulo do gato? A IA está presente em todo e qualquer processo dentro de uma empresa. Ela veio com a missão de fazer a diferença no dia a dia das empresas, começando pelas inúmeras melhorias na otimização de processos, facilitando a captação e a fidelização de clientes, reduzindo os custos operacionais e, com isso, aumentando a competitividade e trazendo ganhos consideráveis nos resultados.

E do que ela se alimenta? De onde vem a base para que ela possa dar todos esses resultados? Dados. Isso mesmo, os dados da empresa são a base da IA.  A empresa precisa inicialmente ter uma cultura data-driven, ou seja, os dados serão o principal ingrediente para as tomadas de decisão e para os planejamentos estratégicos. Tudo vai acontecer a partir dos dados. O sucesso de um projeto de IA depende totalmente dos dados, desde a coleta, processamento e análise dos dados gerados pela própria empresa.

Quais as principais entregas da IA para os negócios? O investimento em IA pode projetar exponencialmente o desempenho do seu negócio, trazendo insights através das análises dos dados que são capazes de mudar completamente o caminho a ser percorrido e os resultados que serão alcançados.

Resumindo o que falamos acima, alguns resultados que um projeto de IA pode trazer para o seu negócio:

  • otimização de processos,
  • aumento de produtividade,
  • facilitação para captação e fidelização de consumidores com um suporte eficiente,
  • atendimentos personalizados,
  • redução de custos operacionais,
  • cruzamento de informações,
  • melhora da competitividade e aumento de vendas,
  • melhora na comunicação interna com colaboradores, fornecedores e clientes,
  • análises preditivas e decisões mais assertivas,
  • proteção contra ameaças virtuais, como fraudes e ataques cibernéticos.

O que vimos nesse primeiro episódio é que os dados são o início, meio e fim de um projeto de IA bem-sucedido. A confiabilidade dos dados é a chave de acesso para que a IA possa fazer o seu trabalho. As empresas que querem ter a IA como sua principal aliada para o progresso precisam começar “adubando” a terra para colher os melhores dados.

A implantação de um projeto de IA precisa de métricas bem definidas para nortear a geração de dados e o desenho de um projeto único, que será o da sua empresa.

As empresas, dos mais variados segmentos, precisam ter um projeto de IA para chamar de seu. Esse é um caminho sem volta para manutenção e crescimento do seu negócio.

Vejo vocês no próximo episódio com mais sobre IA aplicada aos negócios.

Patricia B. Bordignon Rodrigues é diretora de Marketing e Canais Benkyou.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Dia do Consumidor: como estratégia de dados pode alavancar os resultados do varejo

Próxima Postagem

Adidas e Nike são as marcas preferidas do público infanto-juvenil no Brasil

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

Diretora de Marketing e Canais da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Força-tarefa faz operação contra gigante das grifes por fraude fiscal e sonegação de R$ 3 bi
Destaque do dia

Força-tarefa faz operação contra Grupo Restum por fraude fiscal e sonegação de R$ 3 bi

6 de dezembro de 2023
Bolsa de Valores de São Paulo já excluiu 5 empresas do índice de sustentabilidade
Destaque do dia

Renner, Klabin e Vivo são empresas de maior peso no Índice de Sustentabilidade Empresarial

6 de dezembro de 2023
Em que tarefas a IA supera as pessoas?
Artigos

Em que tarefas a IA supera as pessoas?

6 de dezembro de 2023
Autenticidade será a chave para a responsabilidade social em 2024
Artigos

Autenticidade será a chave para a responsabilidade social em 2024

6 de dezembro de 2023
Rede de supermercados Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro
Destaque do dia

Rede de supermercados Prezunic amplia operação de e-commerce no Rio de Janeiro

6 de dezembro de 2023
franquia
Destaque do dia

Franquias internacionalizadas têm maior maturidade digital, aponta pesquisa

6 de dezembro de 2023
Nuvemshop adequire Perfit com aposta em IA e no marketing de automação
Destaque do dia

Nuvemshop adquire Perfit com aposta em IA e no marketing de automação

5 de dezembro de 2023
B3 exclui Braskem do Índice de Sustentabilidade Empresarial
Destaque do dia

B3 exclui Braskem do Índice de Sustentabilidade Empresarial com mina à beira de colapso em AL

5 de dezembro de 2023
Próxima Postagem
Adidas e Nike são as marcas preferidas do público infanto-juvenil no Brasil

Adidas e Nike são as marcas preferidas do público infanto-juvenil no Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

PIB da construção deve crescer 2,9% em 2024, projetam Sinduscon-SP e FGV

PIB da construção deve crescer 2,9% em 2024, projetam Sinduscon-SP e FGV

6 de dezembro de 2023
Força-tarefa faz operação contra gigante das grifes por fraude fiscal e sonegação de R$ 3 bi

Força-tarefa faz operação contra Grupo Restum por fraude fiscal e sonegação de R$ 3 bi

6 de dezembro de 2023
Bancos e sistema financeiro do Reino Unido têm resistido a juros mais altos, diz BoE

Bancos e sistema financeiro do Reino Unido têm resistido a juros mais altos, diz BoE

6 de dezembro de 2023
Cargill

Cargill conclui compra de ativos da Granol e amplia atuação no segmento de esmagamento de soja

6 de dezembro de 2023
Smithfield Foods vai encerrar contratos com 26 produtores de suínos em Utah, nos EUA

Smithfield Foods vai encerrar contratos com 26 produtores de suínos em Utah, nos EUA

6 de dezembro de 2023
Com a chegada em Marajá do Sena/MA, o PagBank oficialmente passa a atender os empreendedores de todas as cidades do Brasil

PagBank consolida presença de atendimento em 100% dos municípios brasileiros

6 de dezembro de 2023
  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Copyright © 2023.
Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Economia
    • ESG
    • Gestão
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Inovação
    • Tecnologia
    • Logística
    • Meios de pagamento
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • NRA SHOW
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show
    • Campus Party

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile