Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Inovação em canais e modelos de negócios como chave para a expansão dos negócios

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
8 de março de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos
Inovação em canais e modelos de negócios como chaves para a expansão dos negócios

O mundo tem passado por grandes revoluções em diversos aspectos e, é claro, todos devem já ter sentido que não existe imunidade a essas transformações em nossos negócios. Falar que as linhas entre o físico e o digital estão se tornando cada vez mais turvas, não é algo que só se diz por aí. É o que se sente tanto nas operações quanto nos resultados.

Temos sido obrigados a repensar as estratégias de canais de distribuição, modelos de negócios e até mesmo as oportunidades de expansão. Não é apenas uma questão de manter vantagem competitiva; é uma necessidade para a sobrevivência e o crescimento das empresas.

Entendendo que esse é o caminho, repensar os canais de distribuição é crucial e crítico, uma vez que somos exigidos a nos adaptarmos ao comportamento dinâmico do consumidor, que busca por experiências de compra cada vez mais consistentes e personalizadas.

A digitalização impulsiona a necessidade de uma presença robusta – everywhere commerce, enquanto a eficiência operacional se faz ainda mais primordial para a redução de custos. Além disso, a sustentabilidade e a responsabilidade social emergem como pilares essenciais nas estratégias das empresas e inovação como diferencial competitivo crucial em um mercado saturado.

A entrada em novos canais de distribuição frequentemente requer um redesenho do modelo de negócios existente ou a criação de novos conceitos. Isso se deve à necessidade de alinhar as operações, estratégias de marketing e abordagens de vendas com as particularidades e expectativas únicas desses canais. Adaptar-se a um novo canal pode significar repensar a cadeia de valor, integrar novas tecnologias e desenvolver capacidades distintas para atender às demandas específicas do canal e dos consumidores.

A incursão em novos canais pode abrir oportunidades para inovar na oferta de produtos ou serviços, exigindo um pensamento criativo para diferenciar-se da concorrência. Isso inclui considerar como as experiências dos consumidores podem ser enriquecidas e como os processos internos podem ser otimizados para suportar essa transição. E o principal, essa reconfiguração e inovação nos modelos de negócios não deve ser apenas uma medida reativa, mas uma abordagem estratégica proativa para garantir a sustentabilidade do novo canal.

E com mais canais, maior a complexidade do negócio. Não se trata apenas de físico e digital, mas de uma realidade interconectada que passa por iniciativas de realidade virtual, realidade aumentada, Inteligência Artificial, metaverso (sim, ele não morreu) e tudo mais que ainda está por vir.

Essa interseção e fluidez contínuas criam oportunidades únicas para as marcas se conectarem com seus consumidores de maneiras inovadoras. Já não basta ser omni, o foco agora é ser uni. Atuar de forma unificada, no que tem sido chamado de unified commerce.

Essa é a abordagem que está revolucionando a interação entre os canais físicos e digitais no varejo, ao oferecer uma experiência de compra unificada e ininterrupta. Essa abordagem integra todos os canais de distribuição, todas as operações de vendas, gestão de estoques e atendimento, feedback e relacionamento com o cliente em uma única plataforma, proporcionando uma visão holística e em tempo real de toda a atividade comercial e operacional do negócio.

À medida que avançamos cada vez mais para uma jornada uni, a expansão para diferentes mercados torna-se não apenas uma oportunidade, mas uma necessidade estratégica para empresas em busca de crescimento sustentável. Diversificar a atuação em múltiplos mercados permite não só alcançar novos públicos, mas também mitigar riscos associados à dependência de um único mercado.

Ao ampliar presença, market share, reconhecimento de marca e, claro, a lucratividade, as empresas vão ser exigidas de se adaptar tanto cultural quanto operacionalmente, visando entender e respeitar as nuances de cada região e garantindo uma oferta de valor que seja tanto global quanto localmente relevante.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Tendências e oportunidades para produtos saudáveis no varejo alimentar

Próxima Postagem

Dia da Mulher: executivas falam sobre inspiração para vencer desafios

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo
Varejo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação
Artigos

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing
Tecnologia

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app
Foodservice

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras
Destaque do dia

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Carrefour amplia oferta de serviços e lança seu próprio chip de celularBanco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000
Varejo

Banco Carrefour lança primeiro programa de estágio com bolsa-auxílio de até R$ 3.000

12 de maio de 2025
Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses
Varejo

Varejo recua 0,4% em abril, mas mantém crescimento de 6,1% em 12 meses

12 de maio de 2025
Estados Unidos China tarifas
Economia

Estados Unidos e China selam trégua e suspendem tarifas por 90 dias

12 de maio de 2025
Próxima Postagem
Executivas falam sobre inspiração para vencer desafios e motivação em suas carreiras

Dia da Mulher: executivas falam sobre inspiração para vencer desafios

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

Carrefour inaugura primeira loja Express dentro de estação de metrô em São Paulo

13 de maio de 2025
Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

Mudanças de consumo nos EUA e no Brasil: inovações e desafios no setor de alimentação

13 de maio de 2025
Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

Lojas Impecável usa dados para melhorar atendimento e IA em campanhas de marketing

13 de maio de 2025
Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

Pizza Hut lança programa de fidelidade com pizza grátis para novos usuários do app

13 de maio de 2025
Natura consultoras

Natura leva energia limpa para consultoras de beleza e líderes de negócio

13 de maio de 2025
Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

Mercado Livre lança projeto Meli Music, com shows focados no público jovem

12 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.