Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Consumo

Reputação importa para o cliente mais do que preço, diz fundador do Reclame Aqui

Aiana Freitas de Aiana Freitas
8 de outubro de 2020
no Consumo, Destaque do dia, Direitos do consumidor, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

A preocupação dos consumidores com a reputação das marcas aumentou por causa da pandemia de Covid-19, e isso fez com que as próprias companhias dedicassem mais tempo – e, muitas vezes, verba – para o assunto. Quem afirma é Maurício Vargas, fundador da Reclame Aqui, plataforma de solução de conflitos entre consumidores e empresas.

“As pessoas estão ligando menos para preço e preferindo comprar de empresas com boa reputação. Isso ficou muito mais forte na pandemia. As empresas perceberam que reputação gera lide”, diz ele em entrevista à Mercado&Consumo.

Ele cita os bons resultados de companhias como Magazine Luiza e B2W (que reúne Submarino, Shoptime e Americanas.com) e até de empresas do setor de turismo, um dos mais afetados pela crise por causa da proibição das viagens.

“Um exemplo é o Hotel Urbano, que cresceu assustadoramente. Eles tinham clientes fora do Brasil e tiraram dinheiro do bolso para trazer todo mundo de volta. Essa atitude viralizou. Os concorrentes deixaram essa missão na mão das companhias aéreas e perderam essa oportunidade. No Reclame Aqui, o porcentual de clientes que diziam que voltariam a fazer negócio com o Hotel Urbano subiu de 72% para 90%.”

Experiência do consumidor no DNA

Maurício Vargas compara o cenário criado pela pandemia ao de um safety car, o carro de segurança que pausa uma corrida automobilística em um momento crítico. “No começo, todos ficaram na mesma posição. Houve muitas oportunidades e quem não tinha a experiência do consumidor no DNA teve problemas.”

O fundador do Reclame Aqui destaca que conquistar novos clientes num mercado cada vez mais competitivo é caro, mas manter os já existentes é mais barato. “Existem muitas empresas se reinventando e investindo nisso, mas outras vão fechar as portas. A experiência do cliente, hoje, é a coisa mais importante de uma companhia. E era algo que, até bem pouco tempo atrás, muitas vezes era terceirizada. Muitas empresas eram boas em venda, mas não no pós-venda.”

Para Vargas, as compras por impulso serão menos comuns daqui para a frente. “O que o consumidor vai querer saber é o que a empresa está fazendo de melhor e qual é a experiência que ela vai entregar para ele.”

Imagem: Divulgação

Postagem anterior

Cresce o número de brasileiros que usam smartphone para compras ou pagamentos

Próxima Postagem

Shoppings precisam incorporar cultura de varejo para evoluir

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

CNC entra com ação no STF contra encerramento do Perse
Eventos

CNC entra com ação no STF contra encerramento do Perse

15 de maio de 2025
Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar
Inovação

Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar

15 de maio de 2025
Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z
Inovação

Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z

15 de maio de 2025
LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico
Inovação

LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico

15 de maio de 2025
Walmart
Varejo

Walmart alerta que projeções estão sujeitas a “incertezas substanciais”, incluindo tarifas

15 de maio de 2025
PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões
Varejo

PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões

15 de maio de 2025
La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits
Foodservice

La Pastina estreia no segmento de destilados com o lançamento da Inspirits

15 de maio de 2025
Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar
Marcas

Amazon é a varejista mais valiosa de 2025, com valor de US$ 866 bilhões, aponta Kantar

15 de maio de 2025
Próxima Postagem
Shoppings precisam incorporar cultura de varejo para evoluir

Shoppings precisam incorporar cultura de varejo para evoluir

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

CNC entra com ação no STF contra encerramento do Perse

CNC entra com ação no STF contra encerramento do Perse

15 de maio de 2025
Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar

Gymshark une varejo, marketing e serviço grátis em um único lugar

15 de maio de 2025
Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z

Choosebase Shibuya combina on e offline mirando gerações Y e Z

15 de maio de 2025
LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico

LivSpace integra ecossistema de reforma de casas, no digital e no físico

15 de maio de 2025
Walmart

Walmart alerta que projeções estão sujeitas a “incertezas substanciais”, incluindo tarifas

15 de maio de 2025
PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões

PMEs crescem 34% no Dia das Mães e faturam mais de R$ 322 milhões

15 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.