Programa da Coca-Cola vai capacitar ambulantes do Rio para transformarem o próprio negócio

O objetivo é desenvolver habilidades empreendedoras e competências de gestão, vendas e finanças entre os comerciantes

O programa “Coca-Cola dá um gás no seu negócio” abrirá 400 vagas para ambulantes do Rio de Janeiro que desejarem se profissionalizar. O edital será lançado em janeiro de 2024. A formação terá duração de 4 meses e será dividida em 5 etapas, com início está previsto para fevereiro. O projeto foi batizado de “Coca-Cola dá um gás nos ambulantes”.

A capacitação dos profissionais faz parte das iniciativas de impacto social promovidas pela Coca-Cola Company, em parceria com o Sebrae e a Aliança Empreendedora, focada no pequeno varejo alimentício. O objetivo, de acordo com a companhia, é contribuir com a geração de emprego e renda nas comunidades onde atua.

“A escolha pelo Rio de Janeiro foi pela forte atuação desses profissionais na cidade, especialmente nas praias, nos estádios de futebol e nas ruas. Teremos um ótimo repertório para aprofundarmos nas histórias e conhecermos melhor a dinâmica de atuação e trabalho que desempenham, sendo este apenas o começo de uma jornada que vamos construindo”, explica Katielle Hafner, head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.

Katielle destaca que a ideia é levar a outras cidades, como em outros programas dentro da plataforma Coca-Cola dá um Gás no Seu Negócio. “Nosso maior objetivo é fortalecer o desenvolvimento dessas pessoas, apoiando o crescimento dos seus negócios”, diz.

Negócios de bilhões

Os ambulantes movimentam cerca de R$ 4 bilhões por ano nas areias das praias da cidade do Rio de Janeiro, segundo dados coletados pelo programa junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) do Rio. A maior parte do grupo, no entanto, ainda não consegue se formalizar ou manter seus rendimentos ao longo do ano.

Para capacitar os comerciantes, o programa foi estruturado em 5 fases: na primeira, será realizado um diagnóstico de perfil com o público-alvo. Na segunda, os inscritos no edital serão divididos em grupos de até 70 pessoas, quando iniciam uma capacitação, trabalhando os principais temas que permitirão o fortalecimento dos seus negócios, levantados na fase de diagnóstico. Haverá um momento de entendimento das dores dos empreendedores, promovido pela Aliança Empreendedora, organização que apoia e capacita microempreendedores em vulnerabilidade socioeconômica.

“O trabalho da Aliança Empreendedora é viabilizar um apoio customizado a esses profissionais, para que desenvolvam habilidades empreendedoras e competências de gestão, vendas e finanças que fortaleçam os seus negócios, ampliem sua renda e oportunidades dentro das que já têm e de outras que possam viabilizar futuramente”, afirma Lina Maria Useche, co-fundadora da Aliança Empreendedora.

Para a terceira fase, serão selecionados 60 ambulantes que participarão de encontros de aceleração de suas carreiras. A definição do grupo será baseada nos critérios: análise da entrega dos desafios propostos durante a capacitação, engajamento e votação da turma. A quarta fase será marcada pelo aprofundamento dos conhecimentos de gestão financeira, precificação, técnicas de venda e formalização; além de um encontro presencial para troca de experiências e desenvolvimento de habilidades com especialistas da Aliança Empreendedora e convidados de outras empresas.

Ao final desse processo o grupo será novamente avaliado e sairão 30 finalistas que irão para a quinta e última fase: imersão, na qual receberão uma assessoria adicional e serão conectados aos seus mentores na intenção de aprimorar os conhecimentos adquiridos na formação e treinar as habilidades, além de terem seus negócios acelerados e receberem benefícios exclusivos.

“Nosso objetivo com o ‘Coca-Cola dá um Gás nos Ambulantes’ é transformar essas pessoas em líderes de seus próprios negócios e vê-los prosperarem, fomentando sua inclusão por meio do seu potencial produtivo como empreendedor, superando o ciclo crônico de exclusão social”, afirma Katielle.

Amplo apoio

Para a divulgação da iniciativa, o “Coca-Cola Dá um Gás nos Ambulantes” contará com o apoio do Sebrae, parceiro desenvolvedor dos cursos online da plataforma, e parceiros comerciais da companhia.

A ONG Ação e Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza (o Betinho) e que este ano completa 30 anos, apoiará os ambulantes na fase inicial do programa com uma cesta básica mensal por 4 meses. A entidade foi palco do evento de lançamento do projeto.

Imagem: Shutterstock

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist