Em meio às comemorações dos 80 anos da Coca-Cola no Brasil, a companhia lançou nesta terça-feira, 2, um programa de incentivo aos pequenos empreendedores do varejo alimentício. O lançamento ocorreu durante evento fechado para executivos da companhia e jornalistas.

Com a plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”, a companhia pretende exibir conteúdos para capacitar os donos de estabelecimentos. O objetivo é impactar 300 mil negócios apenas no primeiro ano, tendo como meta final chegar aos mais de 1 milhão de pontos de venda dos quais a empresa é parceira.

Além da iniciativa para pequenos empreendedores, o programa também pretende capacitar e empoderar mulheres que são ou querem se tornar empreendedoras. Serão dois projetos distintos voltados para elas e, ao todo, mais de 4.150 mulheres beneficiadas pelo programa nesta fase ao longo de 12 meses.

“Acreditamos que as mulheres desempenharão um papel transformador na formação da economia global na próxima década. Elas são peças-chave para estimular o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável”, explicou Silmara Olívio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na Coca-Cola América Latina.

Os efeitos da pandemia

Durante o evento de apresentação do programa, o vice-presidente de Operações da Coca-Cola, Pedro Massa, relembrou o impacto da pandemia no setor de bares e restaurantes e como o período fez com que a companhia passasse a pensar mais em seus parceiros. “Nós vimos cada vez mais o nosso papel de ajudar e como poderíamos ser um veículo de articulação e construção de parcerias”, completou Massa.

No decorrer de sua fala, o executivo aproveitou para reafirmar a importância do setor comercial atual junto da área de ESG e que essa é a maneira correta de fazer negócios. “Mais do que celebrar, esses 80 anos reforçam o peso da nossa responsabilidade e do nosso papel com o País, que vai muito além de vender bebidas, pagar imposto. A gente tem um papel na sociedade que não podemos esquecer jamais”, finalizou Massa.

Quem também relembrou as dificuldades do setor durante a pandemia foi Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Durante sua fala, Solmucci disse que o setor ainda carece de apoio, que 29% das empresas estão com prejuízo e 36% estão iguais em questão de despesa e renda.

“Precisamos de uma política pública que possa viabilizar o futuro. A pandemia está passando, mas o sofrimento e a crise que ela deixou no nosso setor, não”, disse Solmucci. Todo esse cenário ocorre em um momento que tende a apresentar crescimento no faturamento do setor, que sofre com o avanço da inflação nos alimentos, mas também da energia e dos combustíveis.

O programa

O programa de capacitação e impacto da Coca-Cola para os empreendedores será feito de diversas formas. O projeto visa ter uma plataforma online, com conteúdo 100% gratuito e disponível para os empreendedores todos os materiais e treinamentos exclusivos desenvolvidos pelo Sebrae e pela Abrasel.

Além do material que ficará disponível online, serão feitas oficinas presenciais por todo o Brasil e abordando esse conteúdo. Massa comentou que foram recentemente feitas duas dessas oficinas, uma em Porto Alegre, a “Empreenda como uma Mulher”, e uma na Bahia, que abordou empreendedorismo feminino e questões raciais.

“Entendemos a capacitação como um caminho sem volta, pois transforma a mentalidade de quem investe neste processo. Ser movido pela paixão ou pela experiência muitas vezes não é o suficiente”, disso Carlos Eduardo Pinto Santiago, gerente-adjunto de Competitividade do Sebrae.

Os embaixadores

Ao final do evento, foram apresentados os três embaixadores que tomarão a frente do projeto e da plataforma “Coca-Cola dá um gás no seu negócio”. A grande embaixadora é Carmen Virgínia, pesquisadora e influenciadora digital. Ela é chef e também jurada dos reality shows “Cozinheiros em Ação” e “FFF Brasil”, além de ser proprietária do restaurante premiado Altar Cozinha Ancestral, em Recife, e do Yayá, no Rio de Janeiro.

Os outros dois nomes da gastronomia brasileira que se juntam a Carmen como embaixadores são Kátia Barbosa, jurada no reality show “Mestre do Sabor”, e João Batista, cozinheiro há 38 anos e apresentador do mesmo reality que Kátia.

A figura dos três embaixadores terá peso, fundamentalmente, na difusão das mensagens do programa para o público-alvo ideal. Além disso, os embaixadores terão como papel inspirar, passar ensinamentos e compartilhar suas vivências como empreendedores do setor.

Imagem: Marcelo Audinino

Relacionados Posts

Próxima Postagem

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Add New Playlist

%d blogueiros gostam disto: