A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) prevê a ampliação do alcance de suas campanhas de coleta de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes para descarte ambientalmente corretos em diversas localidades em 2024. O objetivo é aumentar os esforços de conscientização da população e aprimorar a logística reversa no País.
A entidade está presente em mais de 1.300 municípios brasileiros e conta com mais de 4 mil pontos de coleta espalhados por todo o Brasil. Sendo assim, a população pode realizar o descarte de maneira correta durante todo o ano. Para encontrar o ponto mais próximo, basta acessar o site da Abree e informar o CEP residencial.
“Em 2024, a associação está comprometida em continuar liderando esforços que fortaleçam a conscientização da população e impulsionem a implementação de práticas sustentáveis em prol de um futuro mais saudável e equilibrado para todos”, destaca Nilson Maestro, presidente da Abree.
De acordo com a entidade, a educação ambiental desempenhará um papel crucial nesse processo, conscientizando a população sobre os impactos positivos do descarte correto, além de incentivar a participação na preservação do meio ambiente.
Impacto positivo em 2023
Em 2023, a Abree desempenhou um papel importante na conscientização ambiental ao realizar 24 campanhas de arrecadação de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes em diversas cidades do País, informando a população sobre a importância de práticas sustentáveis para o meio ambiente e a saúde humana.
“O descarte inadequado de eletroeletrônicos, eletrodomésticos e seus componentes representa uma ameaça significativa para o mundo. Materiais tóxicos presentes nesses dispositivos podem contaminar o solo e a água, além de representar riscos à saúde humana”, ressalta Maestro.
No primeiro semestre, as campanhas ocorreram em São José dos Campos, Taubaté e Presidente Prudente, no interior de São Paulo, Minas do Leão, Porto Alegre e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em Palmas e Araguaína, em Tocantins, em Florianópolis e Manaus, respectivamente, capitais de Santa Catarina e do Amazonas, em Londrina, no Paraná.
Já no segundo semestre, a entidade esteve presente em Santos, São Caetano do Sul, Piracicaba, Atibaia, Ribeirão Preto e Guarujá, no estado paulista, em Foz do Iguaçu e Quatro Barras, no Paraná, em Porto Alegre e Canoas, no Rio Grande do Sul, e nas capitais Manaus e Palmas, no Amazonas e Tocantins, respectivamente.
“A Abree dedicou seus esforços ao longo do ano para sensibilizar a população sobre a necessidade de descartar esses equipamentos de forma segura e responsável, e para esse novo ano vai fortalecer esse serviço”, finaliza.
Imagem: Divulgação