Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Agora ou nunca!

Jean Rebetez de Jean Rebetez
9 de abril de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

A psiquê do consumidor está mudando rapidamente. Líderes em tecnologia como Uber, IFood, Nubank, Amazon, Rappi, 99 e Netflix aumentaram as expectativas sobre agilidade, sem fricção e com conveniência.

Amazon, através do seu plano prime, criou a expectativa que a entrega seja feita no dia seguinte ou até mesmo no mesmo dia!

Os consumidores esperam por um táxi apenas alguns poucos minutos, ou assistem um filme que desejam quando e onde desejarem. Tudo isso instantaneamente, com muita facilidade de acesso, por uma interface ou aplicativo.

As implicações dessas novas tecnologias ditarão onde consumir ou não. Nossa previsão é quando uma solução tecnológica se apresenta como vencedora na oferta e relacionamento com o consumidor, ela se torna um “game changer” do negócio, sendo adotada pelos clientes rapidamente e assim viralmente atinge grandes massas.

Game changer: nível de serviço, conveniência e fluidez

Os melhoramentos constantes ainda devem receber diversos investimentos das organizações, principalmente no aumento da conversão do “mobile”, meios de pagamento, checkout simplificado e entregas com menor tempo de espera possível, tudo isso visando otimizar a experiência do novo consumidor mais exigente.

Toda essa simplicidade para o consumidor é precedida de uma teia complexa de processos inteligentes que ao final de cada um deles resulta em uma entrega fluida, personalizada.

Lógico que tudo isso é amparado por soluções tecnológicas diversas que são usadas como ferramentas, mas o mais crucial mesmo é definir o que importa para o seu cliente, a partir daí construir e mapear cada ação relevante em busca desta satisfação e construção de confiança.

Clientes confiam em passar os seus dados para as organizações com pouquíssimas objeções, no entanto esperam com isso receber benefícios. Paradoxalmente, isso também significa que os nossos hábitos estão cada vez mais rastreáveis e, na visão de muitos, estamos cada vez mais reféns dessas organizações. É verdade, distribuímos os nossos dados sem muitas vezes considerar que estamos nos expondo em demasia, no entanto, ao menor sinal de quebra de confiança a relação acaba tão rapidamente como foi iniciada.

Mesmo grandes corporações estão a um “click” do sucesso ou insucesso. De uma hora para outra, ao menor sinal de violação de qualquer espécie, a relação de confiança é quebrada e, de repente, o mercado derruba aquele ativo.

O professor Scott Galloway, em uma de suas palestras TED, alerta o quanto as quatro grandes já monopolizam o consumidor. Juntas, elas possuem um valor de mercado maior que o PIB da Índia. Poderosas, aniquilam todo o seu entorno quando entram para competir em qualquer segmento. Em forte apresentação, o professor faz uma clara referência ao que cada uma delas domina na sociedade. Sua grande dúvida enquanto pesquisador do assunto é quais são suas verdadeiras intenções. Manipular o consumo? Gerar valor apenas para os seus acionistas? Construir uma solução “cool”?

Seja qual for a intenção, o mercado é tão dinâmico que mesmo estas poderosas organizações podem rapidamente perder seu público, basta uma rápida olhada para a China e ver o que estão desenvolvendo por lá. Estas gigantes já sofrem uma concorrência, ainda que circunscrita àquele mercado (e que mercado!) e que, aos poucos, já está se expandindo mundo a fora e, quem sabe, veremos uma disputa global de titãs.

Uma sociedade manipulada pelas grandes corporações, estamos longe disso?

Chamo atenção para o fato de que, no momento em que a organização repensa sua atuação, de forma ampla e contemplando nível de serviço, conveniência e fluidez, é necessário um grande alinhamento entre os gestores. Só a partir daí, as ideias devem ser colocadas em prática, em ambiente controlado, visando testar e aprender.

Poucas organizações de fato partem para a experiência monitorada via Labs, frustrando muitas boas iniciativas que são implantadas de forma ampla, mas que não foram testadas, muitas vezes desperdiçando recursos tão escassos.

Nota: A GS&Consult, unidade de consultoria do grupo GS&, é expert em relações de consumo, varejo omnicanal e suas integrações estratégicas. Trabalhamos com diversos projetos em desenvolvimento de Labs. Para saber mais, entre em contato com o nosso time, teremos um enorme prazer em ajudar!

* Imagem reprodução

Postagem anterior

C&A lança game digital que gera benefícios para o cliente

Próxima Postagem

Rosé Piscine lança kit especial para a Páscoa

Jean Rebetez

Jean Rebetez

Jean Paul Rebetez é sócio-diretor da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

Relacionados Posts

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo
E-commerce

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis
ESG

Boticário lança loja em que o pagamento é feito com materiais recicláveis

23 de maio de 2025
Durante anos o varejo discutiu o omnichannel quase sempre como sinônimo de digitalizar a loja física. Porém, pouco se falou sobre o movimento inverso: levar para a loja online a empatia, a experiência e a inspiração que tornam a venda presencial tão especial.
Artigos

Omnidigital: quando a influência é em vídeo

23 de maio de 2025
Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano
Foodservice

Havanna estreia rede de sorveterias artesanais no Brasil e planeja abrir 50 unidades neste ano

23 de maio de 2025
Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança
Artigos

Transição climática se faz em rede: colaboração como motor da mudança

23 de maio de 2025
Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Próxima Postagem
Rosé Piscine lança kit especial para a Páscoa

Rosé Piscine lança kit especial para a Páscoa

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

JBS aprova reestruturação societária com dupla listagem no Brasil e nos EUA

23 de maio de 2025
Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

Americanas abre 70 vagas de estágio para universitários em lojas e centros de distribuição

23 de maio de 2025
Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

Como abrir uma loja na TikTok Shop: confira o passo a passo

23 de maio de 2025
Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

Receita Federal libera consulta a maior lote de restituição do IR da história

23 de maio de 2025
Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

Dia dos Namorados: 8 em cada 10 bares e restaurantes esperam aumento de faturamento

23 de maio de 2025
trump Apple iPhones

Trump ameaça impor à Apple tarifa de 25% para iPhones fabricados fora dos EUA

23 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.