Produtores de hortifruti usam tecnologia para inovar a experiência do consumidor

As inovações visam transformar a agricultura, oferecer logística sustentável, preservar melhor e se diferenciar no setor

Imagine como seria provar uma uva sabor algodão doce com a garantia de que a fruta não é feita em impressão 3D nem processada industrialmente. E o dia a dia não seria bem mais prático se fosse possível levar os legumes da gôndola para o micro-ondas, já higienizados, sem precisar retirá-los do pacote? Essas são algumas das inovações que a “The Brazil Conference & Expo” apresentou no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de agosto. O evento marca a 8ª edição da feira internacional da indústria de frutas, flores, legumes e verduras. O setor mostrou que é possível oferecer experiências únicas ao consumidor final, agregando tecnologia de ponta à criatividade em cada nicho, alavancando a marca e se destacando da concorrência.

A uva de algodão doce exemplifica essa combinação. A Kuará Frutas, proprietária das marcas Vyva, Natural Flavors e da estreante Da Roça, apresentou o seu portfólio variado de uvas, que vai além das tradicionais verde, vermelha e roxa. Segundo Julia Mattos, gerente de Marketing da companhia, a Kuará levou para o evento produtos que evidenciam as estratégias inovadoras para promover o consumo de uvas de forma diferenciada.

Além da Cotton Candy, uva verde, de sabor adocicado e marcante, que lembra o algodão doce, o catálogo conta com a Candy Snaps, uma uva vermelha, com notas de morango, bem menor em comparação às demais, sem sementes e muito doce, desenvolvida para ser alternativa de lanches rápidos para crianças.

A Autumncrisp, também verde, é maior que as uvas convencionais, o que a torna atraente para os consumidores, e possui uma crocância que explode na boca ao mordê-la, promovendo uma experiência sensorial única. A Autumncrisp foi a uva escolhida para ser apresentada ao varejo em ativações criativas, como em um carrinho de pipoca. A ideia da Kuará é estimular o consumo da uva como se consome pipoca, contudo, em uma versão bem mais saudável.

“Essas variedades são desenvolvidas por meio de cruzamentos genéticos, garantindo sabores únicos sem, no entanto, modificar geneticamente a fruta”, explica Julia. Os parreirais da empresa ficam em Petrolina, na região do Vale do São Francisco, em Pernambuco, mas as uvas diferenciadas são licenciadas para cultivo no Brasil. A empresa paga royalties às empresas de genética que detêm esses direitos.

Com óculos de realidade aumentada, os visitantes da feira puderam conhecer toda produção da Kuará, desde o cultivo até a saída para entrega.

A marca ainda apresentou novas cintas para as embalagens e levou a novata da Da Roça para ser apresentada como a linha de todos os momentos. Os rótulos com imagens do amanhecer, entardecer e da noite designam as uvas verde, vermelha e preta, respectivamente.

Fornecedor do McDonald’s e Burguer King

A JFC, consolidada em seu segmento, distribui diariamente folhagens in natura, processados e produtos orgânicos para mais de 1.300 pontos de venda, de acordo com o gerente comercial Sandro Nascimento. Além do varejo alimentar, a empresa também atua no setor de foodservice, sendo fornecedora de grandes redes como McDonald’s e Burger King.

Para a feira, a JFC focou na linha de produtos higienizados orgânicos com embalagens  projetadas para atender à crescente demanda por alimentos práticos e saudáveis. As novas embalagens, que permitem levar os produtos diretamente ao micro-ondas, são parte de uma estratégia para oferecer conveniência e rapidez aos consumidores.

Embalagens que prolongam a vida útil e uso em micro-ondas

Empresas da cadeia de suprimentos de hortifruti também compareceram à feira para fazer negócio e apresentar os lançamentos para o setor, como a FR Embalagens, que desenvolve soluções focadas em prolongar a vida útil dos alimentos e oferecer praticidade ao consumidor final.

A principal inovação de 2024 é o saco a granel, que promete ampliar a vida útil dos alimentos em até três vezes durante o transporte e o armazenamento. No estande, a gerente de Projeto da FR, Gabriela Teodoro, mostrou a diferença entre os tomates embalados no saco e os que ficaram expostos por 8 dias. Os primeiros ainda preservavam perfeitas condições de comercialização e consumo.

Lançado no ano anterior, o saquinho de legumes para micro-ondas continua a ganhar espaço no mercado. O produto permite que alimentos processados e já higienizados sejam cozidos diretamente no micro-ondas em apenas cinco minutos, proporcionando ao consumidor uma solução prática e rápida.

Gabriela pontua que a empresa investe em tecnologia e inteligência para diferenciar seus produtos no mercado, como a microperfuração a laser em saquinhos e plástico filme para tampa. O processo preserva legumes e verduras por mais tempo, uma vez que podem respirar dentro das embalagens, sem comprometer a visibilidade.

Tendência no mercado europeu, a FR trouxe para o Brasil o filme termo-encolhível, que forma uma capa protetora envolta dos legumes. A finalidade é evitar a contaminação e manter a apresentação do produto impecável nas gôndolas.

Vending machine de bananas

A empresa Bananas Santa Lídia, conhecida por sua produção no Vale do Ribeira, no estado paulista, está atenta às tendências que somam praticidade e conveniência. A companhia apresentou um protótipo de vending machine para a comercialização de bananas in natura e derivados de marca própria.

A máquina possui um painel de touch com as opções de produtos e um elevador interno para a retirar e dispensar o item selecionado. Gabrieli Mesquita, analista comercial, disse que a máquina tem a capacidade de conservar bananas por um período de 15 a 20 dias, mantendo-as em um estágio de coloração ideal, amarela, e pronta para o consumo.

Em fase de testes, o modelo ainda não está disponível para a comercialização. Porém, a Santa Lídia planeja estabelecer parcerias estratégicas para levar a vending machine para supermercados, academias, estações de metrô e faculdades. “É um produto que traz uma opção mais saudável, porque a gente vê muito doce, chocolate nesse tipo de máquina”, compara Gabriele.

Ser marca de frutas, verduras e hortaliças

“Alguém procura marca de verdura?”, provoca Cíntia Lyra, gestora executiva do Grupo Vegetais Saudáveis, uma associação sem fins lucrativos, criada há 8 anos, que reúne 12 produtores rurais. Todo investimento em certificações de conformidade, cadeia sustentável e tecnologia para operar com eficiência tem como objetivo, em primeiro lugar, atender melhor o consumidor – mais crítico, exigente e consciente -, e se tornar marca reconhecida no setor.

“O diferencial da associação é o compromisso com a certificação de seus produtos, tanto em âmbito nacional quanto internacional, garantindo que o consumidor final receba alimentos seguros e de qualidade, acompanhados por um sistema de rastreabilidade que narra toda a trajetória do produto, desde o campo até a gôndola”, destaca Cíntia.

A entidade também busca combater a percepção negativa em torno dos alimentos não-orgânicos, promovendo os produtos do grupo como saudáveis e seguros. A executiva ressalta, no entanto, que os associados têm utilizado com cada vez mais frequência os biodefensivos, que são bactérias e fungos “especialistas” no combate às pragas.

Por outro lado, os desafios para o futuro do setor agrícola são significativos. A campanha anual do grupo foi intitulada “Unindo forças para alimentar o futuro” e reflete as dificuldades impostas pelas mudanças climáticas, que afetam diretamente a produtividade e os custos de produção. Para Cíntia, as novas tecnologias, como o cultivo protegido em estufas, o uso de energia fotovoltaica e a captação de água da chuva, são alguns dos recursos disponíveis para amenizar o problema.

Logística inteligente com aluguel de caixas

A HB SMR é uma empresa de logística global, sediada na Holanda, que aluga caixas retornáveis para armazenamento e transporte dos produtos hortifruti. Segundo Maria Amélia Martinez, gerente comercial nacional, a empresa oferece um sistema sustentável e eficiente que não apenas preserva a integridade dos produtos, mas também promove a economia circular, contribuindo para a sustentabilidade no setor.

No passado, era comum os produtores transportarem os hortifrutis em caixas rígidas e perderem parte delas nos estabelecimentos onde as entregas eram feitas, quando voltavam para buscá-las, e precisavam refazer a compra do insumo regularmente. Outros optaram por caixas de papelão, que não preserva a qualidade e lança toneladas de papel no meio ambiente.

Maria Amélia explica que o sistema de pooling da empresa foi a virada de chave para essa dor do produtor. Primeiro, porque ele paga pelo tempo de uso das caixas e pode escolher, entre três tipos, aquele que melhor se ajusta às suas necessidades.

Após a entrega, as caixas não são mais uma preocupação para o produtor, uma vez que a HB SMR faz a coleta, higieniza e redistribui. O sistema moderno de rastreamento garante à empresa monitorar todas as caixas em tempo real.  “Esse controle rigoroso incentiva os supermercados a devolverem as caixas o mais rapidamente possível, otimizando a logística e garantindo a eficiência do processo”, conta Maria Amélia. Segundo ela, os estabelecimentos são bonificados conforme o prazo de devolução – quanto mais rápido, melhor premiado – iniciativa que garante o funcionamento circular do negócio. Esse atendimento é feito somente para produtores cujas entregas são realizadas nas unidades parceiras da HB.

A companhia atende 22 grandes varejistas e 630 produtores rurais em todo o País. Os centros de distribuição estão estrategicamente localizados em polos produtores, como Petrolina, Espírito Santo e Caxias do Sul.

Posicionamento no mercado de saudáveis

Especializada na distribuição de frutas, legumes, ovos e hortifruti embalados, a Hortmix busca fortalecer sua presença no mercado de produtos saudáveis por meio de novas parcerias e inovações tecnológicas.

Recentemente, a empresa lançou uma linha de sucos de três sabores com parceria, ampliando seu portfólio já reconhecido por produtos embalados e higienizados, de acordo com Fernanda Yokoi, analista de Marketing. No atual momento, relata Fernanda, a Hortmix busca consolidar sua posição no mercado de produtos saudáveis.

Além dos sucos, a Hortmix está investindo em temperos processados e em melhorias nas embalagens dos legumes, adotando potinhos micro selados que aumentam a durabilidade e a qualidade dos produtos. A empresa também firmou uma parceria com a Solo Snacks, companhia internacional, para oferecer frutas liofilizadas (desidratadas) e chips de vegetais, produtos que mantêm sabor e nutrientes, e já estão presentes em mercados e lojas de conveniência.

Microverdes para o foodservice

Com sede em Cabreúva, no interior de São Paulo, a Mais Verdes, especializada na produção de hortaliças, levou para a feira a sua linha de brotos, batizada de microverdes. A empresa desenvolveu uma microcultura de verduras para ser vendida no varejo e para consumo imediato.

Cultivados sobre uma esponja úmida, os brotos foram desenvolvidos como opção mais concentrada em sabor e nutrientes para finalizar pratos. O foco são os restaurantes de alta gastronomia. As opções disponíveis são brotos de agrião, mostarda, beterraba e alho-poró.

De acordo com Thaís Garcia, assistente de vendas da Mais Verdes, a empresa está em processo de expansão, ampliando a distribuição para outros estados.

Imagens: Mercado&Consumo

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