Com uma trajetória que combina liderança em uma multinacional alemã e a fundação de cinco empresas avaliadas em R$ 350 milhões em 2017, Pedro Stivalli foi convidado para participar do quadro “Chefe Secreto” do Fantástico para compartilhar suas experiências e lições sobre como construir um negócio de impacto. Hoje, atua dando mentoria para empresários e empreendedores a se desenvolverem.
Em palestra no segundo dia do ACBr Day, Stivalli destacou que entender de pessoas e saber como conduzi-las é a chave para multiplicar os resultados de um negócio. A gestão de pessoas, segundo ele, é o maior desafio dos empresários. Como exemplo, citou o estudo do Instituto Gallup que mostra que 79% dos funcionários não se sentem engajados em suas empresas. Segundo ele, isso se deve à cultura organizacional voltada apenas para tarefas e metas. Treinamentos e planos de carreira, embora necessários, não são suficientes para gerar engajamento real. “Eles capacitam, mas não motivam. O verdadeiro engajamento surge quando os colaboradores se sentem parte de um propósito maior.”
Stivalli conta que entendeu que o empreendedorismo exige um olhar além das métricas e resultados financeiros da maneira mais difícil possível. Ao decidir deixar a carreira executiva para empreender, enfrentou o fracasso e percebeu existe uma diferença muito grande entre ser executivo e empresário. “Ser executivo é uma coisa, ser empresário é completamente diferente”, afirma.
Visão, valores e pessoas
Stivalli destaca que, antes de definir metas e estratégias de vendas, o empreendedor precisa alinhar seus valores e ter uma visão clara para onde está indo. “As pessoas que trabalham com você precisam saber qual é o seu sonho e onde você quer chegar”, afirma.
Para ter uma equipe bem estruturada, é preciso ter diferentes perfis de colaboradores, que se complementem. Um erro comum entre empreendedores é formar equipes apenas com pessoas de perfis similares. “Se você é visionário, busque quem complemente essa visão com ação e planejamento.”
Liderança em 3 níveis
Stivalli propõe uma liderança dividida em três níveis:
Delegação operacional: quando se determinam tarefas e prazos, mantendo o básico em ordem;
Mentoria: nível em que o líder engaja os colaboradores, mostrando propósito e impacto do trabalho;
Desenvolvimento de líderes: Focado em criar um ambiente de crescimento, formando novos líderes e garantindo que o engajamento seja multiplicado por toda a equipe.
Esse tipo de liderança exige tempo e dedicação, mas, segundo Pedro, traz resultados excepcionais e cria um ambiente de satisfação mútua. “Se não fizer isso, só atrai pessoas que querem trocar tempo por dinheiro”, explica.
Principal evento de software houses e automação comercial do Brasil, o ACBr Day foi realizado entre os dias 8 e 9 de novembro com correalização em parceria com a Mercado&Consumo. O evento é voltado para desenvolvedores de software, donos de negócios de tecnologia, gestores e entusiastas do segmento
Imagem: Mercado&Consumo